Notícias

Festival Internacional Pedro Boca Rica (Teatro de Boneco)

Data: 27 de novembro de 2017

Ministério da Cultura e BNB Apresentam: Festival Internacional Mestre Pedro Boca Rica de Teatro de Boneco. Realização: Associação Educativa Cultural Teatro da Boca Rica e Ponto de Cultura Escola Livre Teatro da Boca Rica. Parcerias: Prefeitura de Ocara, Secretaria da Cultura e Juventude de Ocara, Casa Amarela Euselio Oliveira da UFC, Secretaria da Cultura do Ceará/ Instituto Dragão do Mar. Coordenação de Produção: Virgínia Tavares.

Nos dias 25 e 26 de novembro a cidade de Ocara teve a honra de receber o Festival Internacional Mestre Pedro Boca Rica de Teatro de Boneco, a cerimônia de abertura aconteceu na Câmara Municipal de Ocara, em seguida foram realizados apresentação culturais na Biblioteca Pedro Boca Rica e Praça de Eventos, onde reuniu um grande aglomerado de admiradores da cultura popular.

O festival que se estenderá até a próxima quinta-feira (30) de novembro de 2017, homenageia o Poeta, Compositor, Cantor, Topador de Boi, Artesão, escultor e Bonequeiro, Pedro Boca Rica, homem de poucas letras e muita sabedoria, Pedro dos Santos Oliveira, natural da cidade de Ocara-CE, nasceu em 16/11/1936 e faleceu em março de 1991. Desde menino, na casa do Pai, então admirador da cultura popular, aprendeu a ver e a admirar os Bonecos e o Bumba Meu Boi, sua grande paixão.

Começou a talhar bonecos aos 18 anos e tem suas criaturas nas mãos de bonequeiros e museus do Japão, EUA, França e muitos outros. No Brasil tem uma admirável coleção exposta no Memorial da América Latina-SP, e no Ceará, no Museu da Emcetur, no Teatro Boca Rica e no Centro Dragão do Mar.

O Seminário Mestre Pedro Boca Rica: Entre afetos, memórias e criações, que deu início ao festival, foi realizado na Câmara Municipal de Ocara, apresentado pelo Antropólogo e Escritor, Oswaldo Barroso, além da Historiadora e Escritora, Auricelia Alves e pelo grande Mestre Luciano.

Espetáculo: A Triste História de Catarina e Billy Macarrão - Epidemia de Bonecos de Fortaleza. Espetáculo: Boi Estrela - Grupo Formosura de Teatro. Espetáculo: "As Lutas e Paixões de Mateus o Topador de Boi - Circo Tupiniquim. Espetáculo: Periplo Varletê - Compañia Periplo Marionetas, Madrid-Espanha, foram apresentações inesquecíveis que encantaram pessoas de todas as idades.

Estiveram prestigiando e participando no festival, a Prefeita de Ocara, Amália Pereira, Secretária de Cultura, Esporte e Juventude de Ocara, Andréa Pereira, Secretário de Educação de Ocara, Paulo Freitas, Vereador, Marcondes Barbosa e demais autoridades, além da participação popular.

O bonequeiro é o único que ressuscita os mortos através de seus bonecos (Pedro Boca Rica)

#PrefeituraDeOcara

#CuidandoDeQuemPrecisa

 

Deixe seu comentário




Prefeitura Municipal de Ocara

LOCALIZAÇÃO

 Avenida Coronel João Felipe, nº 858 Centro

 (85) 3322-1034

 governomunicipaldeocara@gmail.com

REDES SOCIAIS