CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#Agricultura 28/02/2024 SECRETARIA DE AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE Programas Ocara Agora Planta, Hora de Plantar e Projeto Ouro Branco, edições 2024, são lançados pela Prefeitura

Para fortalecer ainda mais o nosso município e cuidar dos agricultores ocarenses, a Prefeitura de Ocara realizou hoje (27) o lançamento da edição 2024 dos programas Ocara Agora Planta, Hora de Plantar e do Projeto Ouro Branco. A cerimônia, realizada no Salão Paroquial, contou com a participação da prefeita Amália Pereira, dos secretários Raimundo Lamboca (Agricultura), Marcio Lopes (Governo), Helton Soares (Finanças), Rafael Pereira (Gabinete), Ruti Aires (Saúde), do presidente da Câmara Municipal, Marcondes Barbosa, do vereador Sérgio do Sereno, de técnicos da Ematerce, de agricultores e a presença do ex-prefeito Pedro Cândido de Oliveira.

Com o programa Ocara Agora Planta, a Prefeitura realiza a distribuição de horas de trator aos agricultores de baixa renda cadastrados. 68% do valor da hora de trator é custeado pelo Município.

O projeto Ouro Branco tem o objetivo de resgatar o cultivo de algodão. Esse ano 30 agricultores receberão sementes e insumos para o desenvolvimento desse projeto no município de Ocara.

O Hora de Plantar busca incentivar e fortalecer a agricultura familiar, utilizando sementes e mudas de elevado potencial genético que possam proporcionar o aumento da produtividade das culturas e melhoria de renda dos beneficiários. São sementes de Milho Híbrido, Milho Variedade, Feijão, Sorgo E algodão. Também serão distribuídos 30 mil mudas de cajueiro anão precoce, projeto este que tem contribuído para o aumento da produção e produtividade e, para a melhoria das condições de vida do homem do campo, proporcionando aumento de renda e segurança alimentar.

#Agricultura 28/02/2024 SECRETARIA DE AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE Prefeitura divulga calendário de entrega das sementes do programa Hora de Plantar

Atenção, agricultores!

A Prefeitura, por meio da Secretaria da Agricultura e Meio, divulga o calendário de entrega das sementes do programa Hora de Plantar. Serão distribuídos mais de 17 mil quilos de sementes para mais de 2 mil agricultores.

Confira as datas e os locais acima.

#Agricultura 14/09/2023 SECRETARIA DE AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE Ocara é contemplada com mais sementes para o plantio de 40 hectares de algodão

O município de Ocara foi contemplado com mais sementes para o plantio de 40 hectares de algodão. Para que isso aconteça, a Prefeitura vai garantir hora do trator e assistência técnica para que os agricultores produzam ainda mais. Neste ano, agricultores ocarenses já realizaram duas colheita do produto. Essas novas sementes serão distribuídas novamente pela Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente.

As sementes fazem parte do Projeto Ouro Branco, uma parceria da Universidade Federal do Cariri e a da Associação dos Produtores de Algodão do Ceará com os Municípios, que visa a retomada da cultura do algodão em Ocara e no Estado do Ceará em geral.

Ocara foi representada em cerimônia que ocorreu nesta quarta-feira (13), em Quixeramobim, no Sertão Central, pelo secretário da Agricultura e Meio Ambiente, Raimundo Lamboca, pelo secretário da Administração e Planejamento, Humberto Maia Júnior, e pelo técnico da Secretaria da Agricultura Edvan Moreira.

#Agricultura 11/08/2023 SECRETARIA DE AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE Agricultores ocarenses realizam a segunda colheita de algodão do Projeto Ouro Branco

Agricultores ocarenses realizaram a segunda colheita de algodão do ano no município. A produção faz parte do Projeto Ouro Branco que busca revitalizar a cultura do algodão em Ocara e outros municípios cearenses. As sementes foram distribuídas aos agricultores pela Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente.

O projeto tem como parceiros a Prefeitura de Ocara, a Universidade Federal do Cariri (UFCA) e Associação dos Produtores de Algodão do Estado do Ceará (APAECE).

O secretário da Agricultura, Raimundo Lamboca, acompanhou a colheita e falou sobre o projeto. "Essa iniciativa é muito importante para resgatar a cultura do algodão, para a agricultura familiar, pois é uma forma de gerar renda extra aos agricultores", afirmou.

#Agricultura 28/04/2023 SECRETARIA DE AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE Agricultores recebem boletos do programa Hora do Trator

A Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente nesta quinta-feira (27), no Assentamento Antônio Conselheiro, a entrega dos boletos do programa Hora do Trator.

Estiveram presentes o secretário da Agricultura, Raimundo Lamboca, o secretário da Administração e Planejamento, Humberto Maia Júnior, os técnicos da Secretaria da Agricultura Moizés Castro e Carla Leoneide, e a líder comunitária Dona Terezinha.

O Programa Hora do Trator disponibiliza esse veículo para os agricultores, que recebem ajuda no preparo do solo de sua propriedade. Cada agricultor tem direito a 2 horas de trator. Para participar, o beneficiário tem que estar cadastrado no programa Ocara Agora Planta.

#Agricultura 22/03/2023 SECRETARIA DE AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE Ocara conquista trator para reforçar atividade agrícola

A prefeita Amália Pereira realizou na manhã desta terça-feira (21), no distrito de Novo Horizonte, a entrega de um trator ao município de Ocara. O equipamento, conquistado por meio do Projeto São José, do Governo do Estado do Ceará, vai reforçar as atividades agrícolas do povo do campo.

Estiveram presentes os secretários Humberto Maia Júnior (Administração), Raimundo Lamboca ( Agricultura), Marcio Lopes (Governo), Almir Pereira (Infraestrutura), Ruti Aires (Saúde), e Vagner Lima (Cultura e Esporte), além do presidente Câmara Municipal, Marcondes Barbosa, autoridades e população.

#Agricultura 22/03/2023 SECRETARIA DE AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE Agricultores ocarenses recebem sementes de algodão do projeto Ouro Branco

Agricultores ocarenses receberam nesta terça-feira (21) sementes de algodão do projeto Ouro Branco, em evento realizado no distrito de Novo Horizonte. O objetivo da ação é revitalizar a cultura do algodão em Ocara, com a plantação de 10 hectares de terra. Estiveram presentes a prefeita Amália Pereira, o secretário da Administração e Planejamento, Humberto Maia Júnior, e o secretário da Agricultura e Meio Ambiente, Raimundo Lamboca.

O Estado do Ceará já foi um dos maiores produtores de algodão do país, e o projeto busca incentivar a retomada do crescimento da produção dessa importante matéria prima, apoiando nossos agricultores e trazendo mais desenvolvimento econômico para o município e para o estado.

#Agricultura 27/06/2022 SECRETARIA DE AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE Ocara firma parceria para oferecer Cadastro Ambiental Rural

A Prefeitura de Ocara, através da Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente, foi contemplada com o Cadastro Ambiental Rural (CAR), que é gratuito e visa atender o maior número de agricultores do município. A parceria para desenvolver o cadastro em Ocara foi firmada nesta quinta-feira (23) juntamente com a Superintendência do Meio Ambiente do Estado do Ceará (SEMACE) e a empresa EMAB. Em Ocara, o programa irá atender mais de 1.600 proprietários rurais.

Estiveram presentes na reunião o secretário da Agricultura e Meio Ambiente, Raimundo filho, a diretora do Departamento de Meio Ambiente, Naide Castro, e os técnicos da secretaria. Participaram também Edilene Queiroz, supervisora da base do CAR do Maciço de Baturité e representante da SEMA, e Amália Santiago, supervisora da empresa EMAB. O cadastro também contará com a parceria do Sindicato dos trabalhadores rurais e associações do município.

Para mais informações os agricultores podem procurar a Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente de Ocara.

#Agricultura 03/06/2022 SECRETARIA DE AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE Agricultores de Ocara participam de Dia de Campo sobre emprego de alta tecnologia na colheita de milho

Uma manhã para receber novos conhecimentos e experiências, essa foi a oportunidade que agricultores de várias localidades de Ocara tiveram nesta quinta-feira (3) com o Programa Prospera, da Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará, em parceria com a Prefeitura de Ocara e a Ematerce, no Assentamento Denir.

Com a presença da prefeita Amália Pereira e do secretário da Agricultura de Ocara, Raimundo Filho, os participantes puderam acompanhar o emprego de alta tecnologia, testada em Unidade Demonstrativa com Milho Híbrido. Esse processo resulta em um satisfatório aumento da produção e da produtividade nesse plantio.

O Dia de Campo contou ainda com a participação de vereadores, lideranças comunitárias, estudantes, representantes de associações e sindicatos rurais, estudantes e jovens agentes ambientais (AJAs).

#Agricultura 24/02/2022 SECRETARIA DE AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE Prefeitura inicia distribuição de sementes do programa Hora de Plantar

As sementes do programa Hora de Plantar começaram a ser distribuídas aos agricultores ocarenses, na manhã desta quinta-feira (24). Ao todo, serão entregues 20 mil quilos de sementes, 84 mil mudas de cajueiro anão precoce e 3 mil mudas de sabiá, contemplando mais de dois mil agricultores do município.

A distribuição é feita pela Prefeitura de Ocara, por meio da Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente, e pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATERCE).

O Hora de Plantar é uma iniciativa do Governo do Estado do Ceará que busca continuar incentivando a agricultura familiar, gerando mais oportunidades de renda aos trabalhadores do município.

#Agricultura 23/02/2022 SECRETARIA DE AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE Distribuição de sementes do programa Hora de Plantar 2022 começa em Ocara

Atenção, agricultores! A partir desta quinta-feira, 24 de fevereiro, a Prefeitura de Ocara, através da Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente, e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATERCE) no município, darão início a distribuição de sementes do programa Hora de Plantar, do Governo do Estado do Ceará.

A entrega será feita no prédio da Secretaria da Agricultura, no Centro. Fique atento à agenda de entregas das sementes de acordo com as localidades.

Serão distribuídos 20 mil quilos de sementes, 84 mil mudas de cajueiro anão precoce e 3 mil mudas de sabiá, contemplando mais de dois mil agricultores do município.

A iniciativa tem como objetivo continuar incentivando a agricultura familiar, gerando mais oportunidades de renda aos trabalhadores do município.

#Agricultura 14/02/2022 SECRETARIA DE AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE Ocara recebeu 25 mil alevinos em 7 reservatórios do município

Ocara recebeu nesta sexta-feira (11) 25 mil alevinos em reservatórios de várias localidades, por meio do Projeto Peixamento dos Reservatórios Públicos, do Governo do Ceará.

A distribuição foi realizada pelo secretário da Agricultura e Meio Ambiente de Ocara, Raimundo Lamboca, em 7 reservatórios. Os peixes recém saídos do ovo chegaram aos açudes do Serrote, São Marcos, Cici, Sereno, Riacho das Lages, Lagoa da Jurema e Balança.

O Projeto Peixamento dos Reservatórios Públicos, desenvolvido pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Agrário, tem como principal objetivo o aproveitamento das águas represadas pelas barragens para reposição do estoque alimentar dos açudes e barragens, gerando renda para os pescadores artesanais.

#Agricultura 13/12/2021 SECRETARIA DE AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE Garantia Safra 2020/2021 começa a ser pago aos agricultures familiares

Teve início nesta sexta-feira (10/12), o pagamento da parcela única de R$ 850 a agricultores familiares que aderiram ao Garantia Safra 2020/2021. O Garantia-Safra tem por objetivo assegurar a segurança alimentar de agricultores familiares que residam em regiões com risco de perda de safra, por razão de estiagem ou enchentes.

Têm direito a receber o benefício os agricultores com renda mensal de até um salário-mínimo e meio, quando tiverem perdas de produção em seus municípios igual ou superior a 50%. O benefício é disponibilizado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) obedecendo o calendário de pagamento dos benefícios sociais.

Confira a relação dos beneficiários no link abaixo:

https://drive.google.com/file/d/1xhT6P33mT5OYUM3rZcK6tTeLezV0_SgI/view

Qualquer dúvida, dirija-se à Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, no Centro de Ocara.

#Agricultura 18/10/2021 SECRETARIA DE AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE Prefeitura realiza entrega dos kits de fardamento aos Agentes Jovens Ambientais

A Prefeitura de Ocara, por meio da Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente, junto com o Governo do Estado do Ceará, realizou nesta sexta-feira (16/10), no Salão de Eventos, a cerimônia de entrega dos kits de fardamento de 21 ocarenses do Agente Jovem Ambiental (AJA), feita pela diretora municipal do Meio Ambiente, Naíde Castro.

#Agricultura 12/07/2021 SECRETARIA DE AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE Prefeita Amália assina Termo de Adesão para que Ocara possa participar do Garantia Safra 2020/2021

A prefeita Amália Pereira assinou o Termo de Adesão para que Ocara possa participar do Garantia Safra 2020/2021. Isso representa o compromisso da gestão A Cidade Avança, Cuidando das Pessoas com o agricultor ocarense. O secretário da Agricultura e Meio Ambiente, Raimundo Lamboca, e o presidente da Câmara, vereador José Elieudo, acompanharam a assinatura.

O principal objetivo do programa é garantir a sobrevivência dos agricultores familiares em casos de perda de safra em regiões específicas. Ocara hoje tem 837 famílias cadastradas no Garantia Safra e a partir de outubro serão abertas mais de 600 vagas.

O Garantia-Safra é uma ação do Ministério do Desenvolvimento Agrário financiada pelo Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e vinculado ao Mapa. Ocara sempre fez adesão ao programa, pois garante as famílias agricultoras uma renda extra caso tenham perdas comprovadas de suas lavouras. Agindo dessa forma, essas famílias ficam asseguradas com as parcelas desse importante benefício.

#Agricultura 28/01/2020 SECRETARIA DE AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE Prefeitura inicia entrega das sementes do Hora de Plantar Teve início nessa segunda-feira (27/01) a entrega das sementes do Programa Hora de Plantar 2020. A distribuição é uma parceria da Prefeitura de Ocara com a Ematerce.
Para retirar as sementes, os agricultores devem comparecer no escritório da Ematerce de Ocara, na Secretaria da Agricultura munidos de CPF, RG e Comprovantes de Pagamento da Semente de 2019, na data prevista de sua comunidade. Logo em seguida, o agricultor será direcionado para o local em que receberá as sementes.

Mais informações pelo telefone:(85) 3322-1401.

É a Prefeitura de Ocara Cuidando de Quem Precisa.
Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente.
Comunicação e Imprensa | SEGOV
#Agricultura 08/08/2019 SECRETARIA DE AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE Prefeitura realiza 7ª edição da Secretaria Itinerante A Prefeitura de Ocara realizou nesta quarta-feira (7) a 7ª edição da Secretaria Itinerante, uma parceria das Secretarias da Agricultura e Meio Ambiente e Trabalho e Desenvolvimento e Ematerce. A ação aconteceu no distrito de Novo Horizonte e os agricultores poderam tirar dúvidas, fazer sugestões, reclamações e muito mais.
Foram feitas orientação sobre a hora do trator, inscrições no Cadastro Único, informações sobre outros Programas do Governo Federal, iluminação e outros direitos, além de uma mini-oficina de exertia com partiparção da turma do 7º ano da EEF Joaquim Martins de Souza.
Participaram o secretário da Agricultura e Meio Ambiente, Edmilson Lopes Filho, coordenador de Comunicação, Paulo Freitas, que representou a prefeita Amália Pereira, o secretário do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Antonio Célio, coordenadora do Cadastro Único e Bolsa Família, Rosângela Marques, gerente da Ematerce em Ocara, Engenheiro Agrônomo Luiz Érico, vereador Raimundo Lamboca e a diretora da Escola Joaquim Martins de Souza, Ana Lúcia.
É a Prefeitura de Ocara Cuidando de Quem Precisa.
Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente.
Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social.
#PrefeituraDeOcara #CuidandoDeQuemPrecisa #SecretariaItinerante
#Agricultura 23/07/2019 SECRETARIA DE AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE Prefeita Amália se reune com presidentes de Associações A prefeita Amália Pereira se reuniu, na manhã dessa terça-feira (23), com representantes e presidentes das Associações de Moradores das comunidades de Ocara, na Câmara dos Vereadores. Foi a 3ª edição do encontro. Além da prefeita, estiveram também o secretário da Agricultura e Meio Ambiente, Edmilson Filho, e a secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social, Sarah Carvalho.

Na oportunidade, os gestores ouviram e responderam todas as perguntas, sugestões e propostas sobre as principais demandas de cada localidade. A prefeita Amália colocou-se a disposição para ajudar as comunidades, sempre que possível, dentro da necessidade de cada uma.

É a Prefeitura de Ocara Cuidando de Quem Precisa.
Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente.

#PrefeituraDeOcara #CuidandoDeQuemPrecisa #AgriculturaEMeioAmbiente
#Agricultura 15/07/2019 SECRETARIA DE AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE Ocara recebe 4 cultivadores para trator do Governo do Estado do Ceará O município de Ocara recebeu no sábado (13) 4 cultivadores para trator do Governo do Estado do Ceará. Os equipamentos, do Projeto São José III, foram entregues às comunidades de Bolas, Jurema dos Vieira, Arisco Grande e Ocara, através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário. Anteriormente foram entregues os tratores e as grades aradoras.

A prefeita Amália Pereira agradece ao governador Camilo Santana pelo compromisso com o nosso município.

É a Prefeitura de Ocara Cuidando de Quem Precisa. Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente.

#PrefeituraDeOcara #CuidandoDeQuemPrecisa #Agricultura
#Agricultura 04/04/2019 SECRETARIA DE AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE Prefeitura de Ocara realiza Secretaria Itinerante em Baixa Grande A Prefeitura de Ocara realizou nessa quarta-feira (3) a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente Itinerante na comunidade de Baixa Grande. A iniciativa levou ao homem do campo os seguintes atendimentos: Cadastro do programa Ocara Agora Planta, Declaração de Incra, Cadastro de Semente e elaboração de DAP, Curso de Enxertia de Cajueiro, Curso de Reaproveitamento do Óleo de cozinha para produção de material de limpeza.

É a Prefeitura de Ocara Cuidando de Quem Precisa.Agricultura e Meio Ambiente.

#PrefeituraDeOcara #CuidandoDeQuemPrecisa #AgriculturaEMeioAmbiente
#Agricultura 18/02/2019 SECRETARIA DE AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE Prefeitura inicia distribuição de sementes do Hora de Plantar 2019 Agricultores de Ocara começaram a receber a partir desta segunda-feira (18) as sementes do Hora de Plantar. A distribuição é uma parceria da Prefeitura de Ocara com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará.

De acordo com a Ematerce, ao todo, serão entregues quase 10 mil quilos de milho híbrido, 1.950 quilos de milho variedade, 550 quilos de feijão, 2.200 quilos de sorgo e 16 mil mudas de caju.

A iniciativa tem como objetivo continuar incentivando a agricultura familiar, gerando mais oportunidades de renda aos trabalhadores do município.

A logística de entrega acontecerá conforme a agenda pré-estabelecida.

A prefeita Amália Pereira segue dando total apoio aos agricultores.

É a Prefeitura de Ocara Cuidando de Quem Precisa.
Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente.

#PrefeituraDeOcara #CuidandoDeQuemPrecisa #Agricultura #Ematerce
#Agricultura 06/02/2019 SECRETARIA DE AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE Prefeita Amália Pereira se reúne com Associações A prefeita Amália Pereira se reuniu, na manhã dessa quarta-feira (7), com representantes e presidentes das Associações de Moradores das comunidades de Ocara, na Câmara dos Vereadores.

No encontro, a chefe do executivo e o secretário da Agricultura e Meio Ambiente, Edmilson Filho, ouviram e responderam todas as perguntas, sugestões e propostas sobre as principais demandas de cada localidade, visando fortalecer a comunicação entre Poder Público e população. Também participaram da reunião o vereador José Maria Dantas, o engenheiro da Ematerce Erik e o coordenador de Agricultura, Sebastião Gomes, além do apoio de toda a equipe da Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente.

Os presidentes enalteceram a iniciativa da prefeita Amália em abrir um espaço de diálogo com as associações dos bairros. É a primeira vez na história que o poder executivo de Ocara se reúne com os representantes das Associações.

A prefeita Amália ficou bastante satisfeita com o encontro e disse que vai lutar cada vez mais pelas comunidades.

Umas das principais medidas tratadas na reunião foram a reativação da Federação das Associações de Ocara e a realização de reunião em uma associação específica uma vez por mês.

É a Prefeitura de Ocara Cuidando de Quem Precisa.
Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente.

#PrefeituraDeOcara #CuidandoDeQuemPrecisa #AgriculturaEMeioAmbiente
#Agricultura 12/09/2018 SECRETARIA DE AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE Prefeitura realiza reunião com setor produtivo sobre o Programa Algodão Ceará A Prefeitura de Ocara, por meio da Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente, realizou, no Salão Paroquial, uma reunião do setor produtivo do município e industrial do Estado. Na ocasião, foi apresentado o Programa Algodão Ceará, que visa a expansão e modernização da cultura no Estado. A reunião contou com a presença de chefias e técnicos da Ematece e Sindicato Rural do município. Foram abordados vários temas de interesse do segmento.

A cultura do algodão está iniciando um novo projeto de sustentabilidade do produto e do fortalecimento da cadeia produtiva no Ceará e no Brasil, com o apoio das instituições citadas. O município de Ocara foi inserido recentemente no Programa. O objetivo é introduzir novas tecnologias de produção do algodão no Estado visando atender às necessidades da indústria têxtil local e gerar emprego e renda no meio rural. Na reunião foi apresentado um plano de modernização da cultura.

O algodão é um setor forte do agronegócio brasileiro com uma movimentação financeira da ordem de US 40 bilhões, representando US$ 18 bilhões, cerca de 6% do PIB.

É a Prefeitura de Ocara Cuidando de Quem Precisa.

#PrefeituraDeOcara
#CuidandoDeQuemPrecisa
#AgriculturaEMeioAmbiente
#CulturaDoAlgodão
#Agricultura 26/07/2018 SECRETARIA DE AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE Crescimento agrícola em Ocara é o maior do Maciço de Baturité As atividades agrícolas em Ocara estão em crescimento, expressando a sua grandeza através dos produtos, bens e serviços gerados diariamente. O município está em 1º lugar no crescimento do agronegócio, entre as cidades do Maciço de Baturité, com um aumento de 150% em 12 meses na produção agrícola.

As áreas de produção - pequenas, médias e grandes, constituem-se em diversas localidades do Município, onde há plantio de hortaliças e frutas e da produção de mel, peixe e outros produtos. A comercialização se dá nos mercados e nas feiras. O setor é a base inicial de sustentação econômica de um município. É a partir da agricultura que surgem possíveis investimentos em outros setores.

Sebastião Gomes, coordenador de projetos da Secretária da Agricultura e Meio Ambiente de Ocara, fala sobre o crescimento do agronegócio no Município.

"Os produtores de Ocara vêm investindo na área da piscicultura, agricultura, quintais produtivos. Estamos atraindo investidores do Rio Grande do Norte para a aquicultura, que envolve a criação de camarão. Dois empreendedores vão investir de 2 a 3 milhões de reais na criação do crustáceo. Temos investidores desenvolvendo micro usinas para produção de castanha, de poupa, de suco. Temos hoje em Ocara 6 micro usinas produtoras de castanha e amêndoa. O produtor de Ocara a cada dia cresce no conhecimento e no trabalho para o desenvolvimento do município, gerando emprego e renda para a região. Entre os 13 municípios do Maciço de Baturité, Ocara está em 1º lugar com um crescimento de 150% em 12 meses no agronegócio," disse Sebastião

Além de crescer no plantio de verduras, feijão, na criação de suínos, criação de gado, Ocara se desenvolve ainda na piscicultura com a criação de peixes em tanque, um mercado amplo e aberto.

A Gestão Municipal, que tem a frente a prefeita Amália Pereira, vem demonstrando grande ajuda ao setor agrícola no município. De acordo com Sebastião Gomes “estamos trazendo mais apoio à agricultura com cursos técnicos para o produtor e seus filhos para uma melhor condição de trabalho aos nossos agricultores e futuros agricultores.”

É a Prefeitura de Ocara Cuidando de Quem Precisa.

#PrefeituraDeOcara
#CuidandoDeQuemPrecisa
#AgriculturaEMeioAmbiente
#Agricultura 13/07/2018 SECRETARIA DE AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE Prefeitura de Ocara realiza curso de apicultores em Foveira A Prefeitura de Ocara, através da Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente, em parceria com Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), estar realizando um curso de apicultores na comunidade de Foveira, distrito de Curupira. O curso conta com aulas práticas e teóricas.

É a Prefeitura de Ocara Cuidando de Quem Precisa.

#PrefeituraDeOcara
#CuidandoDeQuemPrecisa
#AgriculturaEMeioAmbiente
#CursoApicultura
#Agricultura 20/03/2018 SECRETARIA DE AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE Governo do Ceará anuncia investimentos de mais de R$ 660 milhões; Ocara é contemplada com 4 tratores A prefeita de Ocara, Amália Pereira, e uma comitiva do município, incluindo agricultores, estiveram nesta segunda-feira (19) no Parque de Exposições César Cals, em Fortaleza, onde o Governo do Ceará realizou o lançamento de investimentos na ordem de mais de R$ 660 milhões em ações para o Estado nas áreas de abastecimento d´água, projetos produtivos, além da entrega de tratores a comunidades rurais.

O nosso município foi contemplado com 4 tratores. As localidades que receberão os equipamentos agrícolas são Bolas de Cima, Jurema dos Vieiras, Sereno e Arisco Grande.

Também participaram do evento, ao lado da prefeita Amália Pereira, o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Edmilson Filho; o secretário de Governo, Almir Pereira, os vereadores Ivo Gomes, José Maria Dantas, Elieudo e João Bosco, além de lideranças políticas e agricultores.

A solenidade foi presidida pelo governador Camilo Santana, que esteve acompanhado do secretário do Desenvolvimento Agrário, Dedé Teixeira, de deputados federais, estaduais, lideranças do movimento agrário, agricultores, vereadores e prefeitos do Interior.

O anúncio dos investimentos feito pelo chefe do Executivo marcou o início da segunda fase do Projeto São José, que contará com recursos da ordem de US$ 150 milhões (em torno de R$ 490 milhões). Foram entregues 173 planos de negócios com mecanização agrícola do Projeto São José III (tratores e implementos), no valor de R$ 21.729.156,57.

#PrefeituraDeOcara
#CuidandoDeQuemPrecisa
#AgriculturaEMeioAmbiente
#GovernoDoCeará
#Agricultura 26/02/2018 SECRETARIA DE AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE Agricultores de Ocara já podem participar do Programa Agora Planta lançado neste sábado Os agricultores de Ocara interessados em contratar trator para preparar a terra para o plantio já podem se dirigir à Secretária da Agricultura e Meio Ambiente do município e realizar seu cadastro. O Programa Ocara Agora Planta foi lançado neste sábado (24) pela Prefeitura, em Lagoa do Velho, no Distrito de Curupira.

Cada beneficiário será contemplado com duas horas ao qual será utilizada para a prática da agricultura familiar, como explica o Secretário da Agricultura, Edmilson Filho.

“É um momento muito feliz para o nosso município, para o nosso povo. A partir desta segunda-feira todos nossos agricultores podem ir à Secretaria da Agricultura, pagar seu boleto e receber as 2 horas de trator destinadas a cada um. Além disso, as sementes já começaram a ser distribuídas. Com a quadra invernosa boa como estar, com certeza a safra deste ano vai ser recorde em nosso município”, explicou o titula.

Serão 3 mil horas de trator disponíveis para o pequeno produtor rural. A parceria funciona de forma simples: a Prefeitura custeia 68% da hora do trator, enquanto os agricultores cobrem os 32% restantes. Em 2018, o valor da hora do trator está em R$ 130,00. No caso, a Administração subsidia R$ 88,40 e os R$ 41,60 ficam a cargo do produtor.

O Programa Ocara Agora Planta é uma iniciativa da Prefeitura e passou a ser lei no município.

“Ano passado nos criamos a lei e demorou um pouco, mas neste ano são 3 mil horas de trator e todos nossos agricultores estão preparados e se Deus quiser teremos uma grande safra”, disse a Prefeita Amália Pereira.

Com esse apoio, os agricultores alcançam a produtividade que precisam, com grande estímulo para as culturas de subsistência de sequeiro (milho, feijão e mandioca) e o caju. Para participar do programa, o interessado deve procurar a Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente, levando cópias da identidade, do CPF e comprovante de endereço.

Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente Travessa Antônio Felipe, nº 57 3322.1401

#PrefeituraDeOcara
#CuidandoDeQuemPrecisa
#AgriculturaEMeioAmbiente
#OcaraAgoraPlanta
#Agricultura 25/01/2018 SECRETARIA DE AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE Prefeitura realiza Curso de Piscicultura em parceria com o SENAR A Prefeitura de Ocara, através da Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente, está promovendo um Curso de Piscicultura no município. Vinte (20) alunos são beneficiados pela atividade realizada em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR). O curso de capacitação segue até sábado (27), na propriedade do Sr. Zezinho de Andrade, na Vila São Marcos.

#PrefeituraDeOcara
#CuidandoDeQuemPrecisa
#AgriculturaeMeioAmbiente
#Piscicultura
#Agricultura 18/01/2018 SECRETARIA DE AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE Prefeita e Comitiva participam do lançamento do Projeto 31º Hora de Plantar em Morada Nova A Prefeita Amália Pereira participou na manhã desta quinta-feira (18), do lançamento dos projetos Hora de Plantar e Garantia Safra. A solenidade aconteceu no município de Morada Nova e reuniu outros prefeitos, deputados estaduais e federais, e agricultores familiares de todas regiões do Estado. Na Comitiva da Prefeitura de Ocara também estavam o Secretário de Governo, Almir Pereira, e Assessores Governamentais.

A 31ª edição do programa Hora de Plantar, lançada oficialmente pelo Governador Camilo Santana, tem um investimento de mais de R$ 17 milhões, beneficiando cerca de 150 mil trabalhadores em 182 municípios do Estado.Também foram assinados os termos de adesão do Garantia-Safra 2017-2018. Um total de 1445 agricultores ocarenses estão aderidos ao programa.

A expectativa é de que cerca 790 agricultores familiares de Ocara sejam beneficiados com o Programa Hora de Plantar. Serão distribuídas no município as seguintes sementes e mudas:

Feijão: 1 tonelada;
Milho Híbrido: 12,6 toneladas;
Milho Variedade: 2,2 toneladas;
Sorgo: 2,8 toneladas;
Cajueiro Anão: 38.400 mudas;
Palma Forrageira: 11.300 raquetes;
Essências Naturais: 12.100 mudas;
Essências Exóticas: 7.170 mudas;

#PrefeituraDeOcara
#CuidandoDeQuemPrecisa
#HoraDePlantar
#GovernoDoCeará
#Agricultura 18/11/2017 SECRETARIA DE AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE Curso de Agentes Multiplicadores em Educação Ambiental A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Ocara, em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente do Estado do Ceará - SEMA, irá realizar Curso de Agentes Multiplicadores em Educação Ambiental.

CARGA HORÁRIA:
60 Horas (30 Presencial e 30 Semipresencial).
PÚBLICO:
Professores, estudantes, servidores municipais, sociedade civil organizada - ONGs, Sindicatos,
Associações, etc.

OBJETIVOS:
- Incorporar a Educação Ambiental no cotidiano da sociedade Cearense.
- Capacitar os diversos segmentos de comunidades, municípios, organizações, instituições e seus
atores sociais, tornando-os corresponsáveis pela conservação e defesa do meio ambiente;
- Promover o desenvolvimento de um trabalho integrado, visando à execução de ações
socioambientais;
- Incentivar o enraizamento de EA na sociedade e seus diversos segmentos, estimulando a
elaboração de ações socioambientais.

PROCEDIMENTOS DE ENSINO (METODOLOGIAS)
Discussão livre, Exposição Dialogada, Vídeos, trabalhos em grupo, elaboração de painéis,
Dinâmicas de Grupo, entrega de material didático e disponibilização das apresentações, recursos
audiovisuais.

TEMÁTICAS ABORDADAS:
Educação Ambiental; Licenciamento Ambiental; SEMA - sistema Estadual de Meio ambiente;
Noções de Legislação ambiental; Recursos Hídricos; Resíduos Sólidos; Desmatamento e
Queimadas; *(Saneamento Ambiental, Desenvolvimento Sustentável, Unidades de Conservação,
Mudanças Climáticas).
Proposta do Curso - Acordos e vínculos, Objetivos Gerais e Específicos; Metodologia; Material
didático e pacto de convivência.

Os técnicos que irão ministrar o curso no município de Ocara, serão Jovelina Silva e Israel Joca. A data pré agendada para a realização do Curso será no período de 28 a 30 de Novembro, no anexo deste e-mail contém todas as informações relacionadas ao Curso. Caso queira mais informações,você pode está fazendo o contato com a Jovelina no telefone: (85) 3322-1401.

INSCRIÇÕES: A partir das 08:00h da próxima segunda-feira (20), se estendendo até o dia (24) de novembro na Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Ocara, vagas limitadas.

#PrefeituraDeOcara
#CuidandoDeQuemPrecisa
#Agricultura 25/10/2017 SECRETARIA DE AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE Assinadas às ordens de serviço para Implantação do Sistemas de Abastecimento de Água do Projeto São José em Ocara Os representantes do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agrário, junto a Prefeita, Amália Pereira e representantes das comunidades que serão beneficiadas, assinaram na manhã desta quarta-feira (25), às ordens de serviço para Implantação do Sistemas de Abastecimento de Água do Projeto São José.

O primeiro momento foi realizado na localidade de Uiara/Juazeiro, onde foram assinadas às ordens de serviço das localidades de Assentamento Melancias e Uiara/Juazeiro, em seguida o evento se estendeu até a localidade de Lagoa Redonda, concluindo as assinaturas das ordens de serviço das seguintes localidades: Bolas de Cima, Lagoa do Velho, Lagoa Nova Borges e Lagoa Redonda.

Ao todo, quase 500 famílias serão beneficiadas, em um investimento total da ordem de R$ 2,3 milhões. A Prefeita Amália afirmou; 'Agradeço ao Governo Estadual por proporcionar essa grande conquista ao município, como gestora estou sempre em busca de melhorias
para o nosso povo'.

Estiveram presentes a Prefeita de Ocara, Amália Pereira, Secretário Chefe da Casa Civil, Nelson Martins, Secretário do Desenvolvimento Agrário, Dedé Teixeira, Deputado Estadual, Júlio César Filho, Secretários Municipais, Vereadores, Lideres Comunitários e comunidade.

#PrefeituraDeOcara
#CuidandoDeQuemPrecisa
#Água
#ProjetoSãoJosé
#Agricultura 25/08/2017 SECRETARIA DE AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE I Feira da Agricultura Familiar e Quintais Produtivos de Ocara A Gestão Cuidando de Quem Precisa, da Prefeita Amália Pereira, realizou nesta sexta-feira (25) de agosto, a I Feira da Agricultura Familiar e Quintais Produtivos do município de Ocara, através das secretarias de Agricultura e Meio Ambiente e Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), sob orientação dos respectivos secretários, Sr. Antônio Salviano e Srta. Raquel Lopes.

O evento contou com a participação dos Assentamentos: Antônio Conselheiro, Novas Vidas, Denir, Aroeira, Uruanã, diversas comunidades como Vila São Marcos e Melosa. Na ocasião foi exposto um grande número de quintais produtivos e da Cooperativa - COOAF.

Nossa I Feira da Agricultura Familiar e Quintais Produtivos, teve como principal ingrediente, a comercialização direta dos produtos da agricultura familiar sem Agrotóxicos - lema principal da orientação para os nossos produtores rurais.

Além da importância significativa para uma nova forma de alimentação saudável, o acontecimento teve comidas típicas, artesanato, produtos naturais e muita música ao vivo com o cantor, Júnior Gordinho e Sanfoneira Mirim, Cecília do Acordeon.

#PrefeituraDeOcara
#CuidandoDeQuemPrecisa
#Agricultura 22/06/2017 SECRETARIA DE AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE Curso de Educação Ambiental para a qualidade da água
A Secretaria do Meio Ambiente do Estado do Ceará - SEMA, em parceria com a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Ocara, realizou nos dias 21 e 22 de junho, o curso de Educação Ambiental para a qualidade da água no município de Ocara. O objetivo é capacitar os membros titulares e suplentes das comissões gestoras, para que exerçam suas atividades de modo sustentável e de acordo com a legislação visando a melhoria e a manutenção da qualidade da água nas três bacias hidrográficas (salgado, acaraú e metropolitana). O público alvo do curso ministrado é composto pelos membros dos comitês de bacia e das comissões gestoras. os participantes tiveram aulas teóricas e práticas sobre a capacitação de educação ambiental para a qualidade da água. Na oportunidade os participantes visitaram os agricultores do Assentamento Denir.

O curso teve duração de 16 horas, tendo a frente os membros da equipe de educação ambiental, Sérgio Mota e Jovelina Silva. Participaram da capacitação o secretário de agricultura de Ocara, Antônio Salviano, e demais representantes de entidas do município.

#PrefeituraDeOcara
#CuidandoDeQuemPrecisa
www.ocara.ce.gov.br
Emitido dia 29/04/2024 às 09:11:12