CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#Agricultura 28/01/2020 SECRETARIA DE AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE Prefeitura inicia entrega das sementes do Hora de Plantar Teve início nessa segunda-feira (27/01) a entrega das sementes do Programa Hora de Plantar 2020. A distribuição é uma parceria da Prefeitura de Ocara com a Ematerce.
Para retirar as sementes, os agricultores devem comparecer no escritório da Ematerce de Ocara, na Secretaria da Agricultura munidos de CPF, RG e Comprovantes de Pagamento da Semente de 2019, na data prevista de sua comunidade. Logo em seguida, o agricultor será direcionado para o local em que receberá as sementes.

Mais informações pelo telefone:(85) 3322-1401.

É a Prefeitura de Ocara Cuidando de Quem Precisa.
Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente.
Comunicação e Imprensa | SEGOV
#MeioAmbiente 08/11/2019 SECRETARIA DE AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE Prefeita Amália participa de sessão da Câmara licenciamento ambiental

A prefeita Amália Pereira participou nesta quinta-feira (07/11) da sessão da Câmara Municipal de Ocara, em que a casa legislativa aprovou o Projeto de Lei Nº 029/2019 que possibilita o município a exercer o licenciamento ambiental através do Consórcio Público de Manejo dos Resíduos Sólidos da Região Metropolitana B (CPMRS/RMB). Desta forma, Ocara passa a desempenhar, com autonomia, uma das políticas públicas ambientais mais importantes.

A votação ocorreu após a participação do superintendente do Consórcio, Elano Damasceno, que apresentou o trabalho desenvolvido pela autarquia e os procedimentos para o início das atividades.

Além de Ocara, também fazem parte do consórcio Guaiúba, Pacajus, Chorozinho, Horizonte, Itaitinga. O nosso município foi o primeiro a aprovar o projeto.

A sessão contou ainda com a presença do prefeito de Guaiúba, Marcelo Fradique, que é o presidente do Consórcio, secretário da Agricultura e Meio Ambiente, Edmilson Filho, a diretora de Meio Ambiente, Naíde Castro, secretária executiva do Consórcio, Andressa Lima, e população.

É a Prefeitura de Ocara Cuidando de Quem Precisa.

Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente.

Comunicação e Imprensa | SEGOV

#Agricultura 08/08/2019 SECRETARIA DE AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE Prefeitura realiza 7ª edição da Secretaria Itinerante A Prefeitura de Ocara realizou nesta quarta-feira (7) a 7ª edição da Secretaria Itinerante, uma parceria das Secretarias da Agricultura e Meio Ambiente e Trabalho e Desenvolvimento e Ematerce. A ação aconteceu no distrito de Novo Horizonte e os agricultores poderam tirar dúvidas, fazer sugestões, reclamações e muito mais.
Foram feitas orientação sobre a hora do trator, inscrições no Cadastro Único, informações sobre outros Programas do Governo Federal, iluminação e outros direitos, além de uma mini-oficina de exertia com partiparção da turma do 7º ano da EEF Joaquim Martins de Souza.
Participaram o secretário da Agricultura e Meio Ambiente, Edmilson Lopes Filho, coordenador de Comunicação, Paulo Freitas, que representou a prefeita Amália Pereira, o secretário do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Antonio Célio, coordenadora do Cadastro Único e Bolsa Família, Rosângela Marques, gerente da Ematerce em Ocara, Engenheiro Agrônomo Luiz Érico, vereador Raimundo Lamboca e a diretora da Escola Joaquim Martins de Souza, Ana Lúcia.
É a Prefeitura de Ocara Cuidando de Quem Precisa.
Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente.
Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social.
#PrefeituraDeOcara #CuidandoDeQuemPrecisa #SecretariaItinerante
#Agricultura 23/07/2019 SECRETARIA DE AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE Prefeita Amália se reune com presidentes de Associações A prefeita Amália Pereira se reuniu, na manhã dessa terça-feira (23), com representantes e presidentes das Associações de Moradores das comunidades de Ocara, na Câmara dos Vereadores. Foi a 3ª edição do encontro. Além da prefeita, estiveram também o secretário da Agricultura e Meio Ambiente, Edmilson Filho, e a secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social, Sarah Carvalho.

Na oportunidade, os gestores ouviram e responderam todas as perguntas, sugestões e propostas sobre as principais demandas de cada localidade. A prefeita Amália colocou-se a disposição para ajudar as comunidades, sempre que possível, dentro da necessidade de cada uma.

É a Prefeitura de Ocara Cuidando de Quem Precisa.
Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente.

#PrefeituraDeOcara #CuidandoDeQuemPrecisa #AgriculturaEMeioAmbiente
#Agricultura 15/07/2019 SECRETARIA DE AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE Ocara recebe 4 cultivadores para trator do Governo do Estado do Ceará O município de Ocara recebeu no sábado (13) 4 cultivadores para trator do Governo do Estado do Ceará. Os equipamentos, do Projeto São José III, foram entregues às comunidades de Bolas, Jurema dos Vieira, Arisco Grande e Ocara, através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário. Anteriormente foram entregues os tratores e as grades aradoras.

A prefeita Amália Pereira agradece ao governador Camilo Santana pelo compromisso com o nosso município.

É a Prefeitura de Ocara Cuidando de Quem Precisa. Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente.

#PrefeituraDeOcara #CuidandoDeQuemPrecisa #Agricultura
#MeioAmbiente 28/06/2019 SECRETARIA DE AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE Prefeitura realiza Semana do Meio Ambiente 2019 A Semana do Meio Ambiente realizou, de 24 a 27 de junho, a Semana do Meio Ambiente 2019. A abertura do evento aconteceu na Câmara Municipal e contou com uma palestra sobre Coletas Seletivas Múltiplas, com Genário Azevedo. Também foi realizada uma palestra ministrada por Elano Feijó Damasceno, superintendente do Consórcio Resíduos Sólidos, na Câmara Municipal, além de palestras em escola.
O objetivo da Semana do Meio Ambiente é ressaltar a importância do exercício diário e constante de atitudes ecologicamente positivas incentivando práticas de reaproveitamento e reciclagem de materiais.
É a Prefeitura de Ocara Cuidando de Quem Precisa.
Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente.
#PrefeituraDeOcara #CuidandoDeQuemPrecisa #AgriculturaEMeioAmbiente #MeioAmbiente #SemanaDoMeioAmbiente
#MeioAmbiente 24/06/2019 SECRETARIA DE AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE Prefeitura realiza abertura da Semana do Meio Ambiente 2019 A Prefeitura de Ocara realizou na manhã desta segunda-feira, através da Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente, a abertura da Semana do Meio Ambiente 2019. O evento aconteceu na Câmara Municipal e contou com uma palestra sobre Coletas Seletivas Múltiplas, com Genário Azevedo.

O objetivo da Semana do Meio Ambiente é ressaltar a importância do exercício diário e constante de atitudes ecologicamente positivas incentivando práticas de reaproveitamento e reciclagem de materiais.

Com apoio da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Secretarias Municipais de Governo, da Educação, da Infraestrutura e da Saúde, o evento segue até a próxima quinta-feira, 27 de junho.

É a Prefeitura de Ocara Cuidando de Quem Precisa.
Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente.
#Agricultura 04/04/2019 SECRETARIA DE AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE Prefeitura de Ocara realiza Secretaria Itinerante em Baixa Grande A Prefeitura de Ocara realizou nessa quarta-feira (3) a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente Itinerante na comunidade de Baixa Grande. A iniciativa levou ao homem do campo os seguintes atendimentos: Cadastro do programa Ocara Agora Planta, Declaração de Incra, Cadastro de Semente e elaboração de DAP, Curso de Enxertia de Cajueiro, Curso de Reaproveitamento do Óleo de cozinha para produção de material de limpeza.

É a Prefeitura de Ocara Cuidando de Quem Precisa.Agricultura e Meio Ambiente.

#PrefeituraDeOcara #CuidandoDeQuemPrecisa #AgriculturaEMeioAmbiente
#MeioAmbiente 29/03/2019 SECRETARIA DE AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE Prefeitura de Ocara realiza encerramento da Festa Anual das Árvores Com o tema “Compostagem - Transformando resíduo orgânico em adubo”, a Prefeitura de Ocara, por meio da Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente, encerrou nesta sexta-feira (29) a Festa Anual das Árvores 2019. Uma equipe da pasta e alunos da EEF Vereador José Pires de Freitas, da Serragem, realizaram a distribuição de mudas e informativos na Praça da Matriz e na Feira Popular de Ocara.

Naide Castro, coordenadora de Meio Ambiente, explicou que "durante esta semana foram realizadas oficinas nas escolas, onde os alunos mostraram interesse de como preservar o meio ambiente através da compostagem. Eles aprenderam a fazer o uso de cascas de frutas e verduras para produzir o adubo orgânico."

Além das explicações sobre a compostagem, os populares puderam participar de uma exposição sobre saúde bucal realizada em parceria com o Centro de Educação Especializada e Desenvolvimento - CEED, sob coordenação de Jean Jardim.

A Festa Anual das Árvores é uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da SEMA, desenvolvida em parceria com os municípios.

É a Prefeitura de Ocara Cuidando de Quem Precisa
Agricultura e Meio Ambiente

#PrefeituraDeOcara #CuidandoDeQuemPrecisa #AgriculturaEMeioAmbiente #FestaAnualDasÁrvores
#Agricultura 18/02/2019 SECRETARIA DE AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE Prefeitura inicia distribuição de sementes do Hora de Plantar 2019 Agricultores de Ocara começaram a receber a partir desta segunda-feira (18) as sementes do Hora de Plantar. A distribuição é uma parceria da Prefeitura de Ocara com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará.

De acordo com a Ematerce, ao todo, serão entregues quase 10 mil quilos de milho híbrido, 1.950 quilos de milho variedade, 550 quilos de feijão, 2.200 quilos de sorgo e 16 mil mudas de caju.

A iniciativa tem como objetivo continuar incentivando a agricultura familiar, gerando mais oportunidades de renda aos trabalhadores do município.

A logística de entrega acontecerá conforme a agenda pré-estabelecida.

A prefeita Amália Pereira segue dando total apoio aos agricultores.

É a Prefeitura de Ocara Cuidando de Quem Precisa.
Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente.

#PrefeituraDeOcara #CuidandoDeQuemPrecisa #Agricultura #Ematerce
#Agricultura 06/02/2019 SECRETARIA DE AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE Prefeita Amália Pereira se reúne com Associações A prefeita Amália Pereira se reuniu, na manhã dessa quarta-feira (7), com representantes e presidentes das Associações de Moradores das comunidades de Ocara, na Câmara dos Vereadores.

No encontro, a chefe do executivo e o secretário da Agricultura e Meio Ambiente, Edmilson Filho, ouviram e responderam todas as perguntas, sugestões e propostas sobre as principais demandas de cada localidade, visando fortalecer a comunicação entre Poder Público e população. Também participaram da reunião o vereador José Maria Dantas, o engenheiro da Ematerce Erik e o coordenador de Agricultura, Sebastião Gomes, além do apoio de toda a equipe da Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente.

Os presidentes enalteceram a iniciativa da prefeita Amália em abrir um espaço de diálogo com as associações dos bairros. É a primeira vez na história que o poder executivo de Ocara se reúne com os representantes das Associações.

A prefeita Amália ficou bastante satisfeita com o encontro e disse que vai lutar cada vez mais pelas comunidades.

Umas das principais medidas tratadas na reunião foram a reativação da Federação das Associações de Ocara e a realização de reunião em uma associação específica uma vez por mês.

É a Prefeitura de Ocara Cuidando de Quem Precisa.
Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente.

#PrefeituraDeOcara #CuidandoDeQuemPrecisa #AgriculturaEMeioAmbiente
#MeioAmbiente 07/12/2018 SECRETARIA DE AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE Prefeita Amália Pereira participa de reunião do Consórcio Público de Manejo de Resíduos Sólidos A prefeita de Ocara, Amália Pereira, participou nessa sexta-feira (7) da Assembleia Extraordinária do Consórcio Público de Manejo de Resíduos Sólidos da Região Metropolitana B, em Pacajus.

Além de Ocara e do município anfitrião, participaram representantes de Itaitinga, Horizonte e Chorozinho. A chefe do executivo ocarense estava acompanha da coordenadora municipal do Meio Ambiente, Naide Castro.

É a Prefeitura de Ocara Cuidando de Quem Precisa.
Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente.

#PrefeituraDeOcara
#CuidandoDeQuemPrecisa
#AgriculturaEMeioAmbiente
#Agricultura 12/09/2018 SECRETARIA DE AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE Prefeitura realiza reunião com setor produtivo sobre o Programa Algodão Ceará A Prefeitura de Ocara, por meio da Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente, realizou, no Salão Paroquial, uma reunião do setor produtivo do município e industrial do Estado. Na ocasião, foi apresentado o Programa Algodão Ceará, que visa a expansão e modernização da cultura no Estado. A reunião contou com a presença de chefias e técnicos da Ematece e Sindicato Rural do município. Foram abordados vários temas de interesse do segmento.

A cultura do algodão está iniciando um novo projeto de sustentabilidade do produto e do fortalecimento da cadeia produtiva no Ceará e no Brasil, com o apoio das instituições citadas. O município de Ocara foi inserido recentemente no Programa. O objetivo é introduzir novas tecnologias de produção do algodão no Estado visando atender às necessidades da indústria têxtil local e gerar emprego e renda no meio rural. Na reunião foi apresentado um plano de modernização da cultura.

O algodão é um setor forte do agronegócio brasileiro com uma movimentação financeira da ordem de US 40 bilhões, representando US$ 18 bilhões, cerca de 6% do PIB.

É a Prefeitura de Ocara Cuidando de Quem Precisa.

#PrefeituraDeOcara
#CuidandoDeQuemPrecisa
#AgriculturaEMeioAmbiente
#CulturaDoAlgodão
#Agricultura 26/07/2018 SECRETARIA DE AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE Crescimento agrícola em Ocara é o maior do Maciço de Baturité As atividades agrícolas em Ocara estão em crescimento, expressando a sua grandeza através dos produtos, bens e serviços gerados diariamente. O município está em 1º lugar no crescimento do agronegócio, entre as cidades do Maciço de Baturité, com um aumento de 150% em 12 meses na produção agrícola.

As áreas de produção - pequenas, médias e grandes, constituem-se em diversas localidades do Município, onde há plantio de hortaliças e frutas e da produção de mel, peixe e outros produtos. A comercialização se dá nos mercados e nas feiras. O setor é a base inicial de sustentação econômica de um município. É a partir da agricultura que surgem possíveis investimentos em outros setores.

Sebastião Gomes, coordenador de projetos da Secretária da Agricultura e Meio Ambiente de Ocara, fala sobre o crescimento do agronegócio no Município.

"Os produtores de Ocara vêm investindo na área da piscicultura, agricultura, quintais produtivos. Estamos atraindo investidores do Rio Grande do Norte para a aquicultura, que envolve a criação de camarão. Dois empreendedores vão investir de 2 a 3 milhões de reais na criação do crustáceo. Temos investidores desenvolvendo micro usinas para produção de castanha, de poupa, de suco. Temos hoje em Ocara 6 micro usinas produtoras de castanha e amêndoa. O produtor de Ocara a cada dia cresce no conhecimento e no trabalho para o desenvolvimento do município, gerando emprego e renda para a região. Entre os 13 municípios do Maciço de Baturité, Ocara está em 1º lugar com um crescimento de 150% em 12 meses no agronegócio," disse Sebastião

Além de crescer no plantio de verduras, feijão, na criação de suínos, criação de gado, Ocara se desenvolve ainda na piscicultura com a criação de peixes em tanque, um mercado amplo e aberto.

A Gestão Municipal, que tem a frente a prefeita Amália Pereira, vem demonstrando grande ajuda ao setor agrícola no município. De acordo com Sebastião Gomes “estamos trazendo mais apoio à agricultura com cursos técnicos para o produtor e seus filhos para uma melhor condição de trabalho aos nossos agricultores e futuros agricultores.”

É a Prefeitura de Ocara Cuidando de Quem Precisa.

#PrefeituraDeOcara
#CuidandoDeQuemPrecisa
#AgriculturaEMeioAmbiente
#Agricultura 13/07/2018 SECRETARIA DE AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE Prefeitura de Ocara realiza curso de apicultores em Foveira A Prefeitura de Ocara, através da Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente, em parceria com Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), estar realizando um curso de apicultores na comunidade de Foveira, distrito de Curupira. O curso conta com aulas práticas e teóricas.

É a Prefeitura de Ocara Cuidando de Quem Precisa.

#PrefeituraDeOcara
#CuidandoDeQuemPrecisa
#AgriculturaEMeioAmbiente
#CursoApicultura
#MeioAmbiente 11/06/2018 SECRETARIA DE AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE Prefeitura distribui mais de 1800 mudas no encerramento da Semana do Meio Ambiente A Prefeitura de ocara, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, realizou dos dias 05 a 08 de junho, a Semana Municipal do Meio Ambiente. A abertura aconteceu no dia 05, às 08:00 horas, com palestras de conscientização e preservação do meio ambiente, através do SENAR em parceria com a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente. Houve ainda a entrega dos certificados do Curso de Piscicultura e ação de conscientização para os produtores.

Nos dias 06 e 07, foram realizados nas escolas E.E.F Joaquim Martins de Sousa e E.E.F Pedro da Costa Gomes, palestras de conscientização e preservação ao meio ambiente e a distribuição de plantas nativas e frutíferas, para os alunos e comunidade em geral.

O encerramento da Semana Municipal do Meio Ambiente foi realizado no dia 08 de junho, sexta-feira, na Praça de Eventos de Ocara, onde foram distribuídas mais de 1800 mudas de árvores nativas.

O evento contou com o apoio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), através das crianças dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), de 07 a 14 anos, das localidades de Baixa Grande e Seis Carnaúbas. As crianças realizarão apresentação de danças, poemas falando sobre o meio ambiente, brinquedos e roupas confeccionados com matérias recicláveis.

A Secretaria da Saúde também deu seu apoio ao evento, através dos agentes de combate às endemias, que realizaram distribuição de piabas e deram informações de como combater o mosquito da dengue. Uma equipe de técnicos em enfermagem também estava presente para verificação da pressão arterial da população presente no evento, que contou ainda com as presenças da Coordenadora do Meio Ambiente, Naíde Castro, de Érico Pontes, representante da EMATERCE, e Wilson Bezerra, assessor governamental.

É a Prefeitura de Ocara Cuidando de Quem Precisa.

#PrefeituraDeOcara
#CuidandoDeQuemPrecisa
#AgriculturaEMeioAmbiente
#SemanaDoMeioAmbiente
#MeioAmbiente 01/06/2018 SECRETARIA DE AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE Prefeitura realiza semana do Meio Ambiente A Prefeitura de Ocara, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, realiza, de 5 a 8 de junho, a Semana Municipal do Meio Ambiente.

A abertura acontece nesta terça-feira (5), às 08:00 horas, na Câmara Municipal. No decorrer da semana serão realizadas palestras, entrega de certificados do Curso de Piscicultura (SENAR) e ações de conscientização.

#PrefeituraDeOcara
#CuidandoDeQuemPrecisa
#AgriculturaEMeioAmbiente
#SemanaDoMeioAmbiente
#MeioAmbiente 21/05/2018 SECRETARIA DE AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE Prefeitura de Ocara e Governo do Estado promovem Oficina da A3P A Prefeitura de Ocara, em parceria com o Governo do Estado do Ceará, realizaram nesta sexta-feira (11), no Salão Paroquial, a Oficina Regional de A3P - Agenda Ambiental na Administração Pública "Soluções ambientalmente Corretas”.

A A3P é um programa do Ministério do Meio Ambiente (MMA) de caráter voluntário que pretende induzir a adoção de um modelo de gestão pública que corrija e diminua impactos negativos gerados durante a jornada de trabalho.

Objetiva estimular os órgãos públicos do país a implementarem práticas de sustentabilidade. Ao seguir as diretrizes estabelecidas pela Agenda, o órgão público protege a natureza e, em consequência, consegue reduzir seus gastos.

A oficina contou com uma palestra do instrutor Milton Alves, da Coordenadoria de Educação Ambiental e Articulação Social (COEAS), e com a participação do secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Ocara, Edmilson Filho, da Coordenadora de Meio Ambiente de Ocara, Naíde Castro, demais gestores e representantes de outros municípios do Maciço de Baturité.

O encontro deve aprimorar os trabalhos interno da gestão, incorporando práticas sustentáveis e ideias ecológicas.

#PrefeituraDeOcara
#CuidandoDeQuemPrecisa
#AgriculturaEMeioAmbiente
#A3P
#MeioAmbiente 21/03/2018 SECRETARIA DE AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE Prefeitura realiza Festa Anual das Árvores e das Águas Com o tema Adote uma Árvore, a Prefeitura de Ocara, através da Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente, em parceira com a Secretaria do Meio Ambiente do Estado, realizou na manhã desta terça-feira (20), a abertura da Festa Anual das Árvores e das Águas, na Câmara Municipal.

O evento segue até a próxima sexta-feira, envolvendo diversas ações de educação ambiental, atividades escolares e plantação de mudas.

A engenheira agrônoma, Jovelina Silva, técnica da Coordenação Ambiental da SEMA, foi a palestrante na abertura do evento e fala sobre a preservação das árvores e a relação com a água.

“Quanto mais árvores, mais água. O local que tem muitas árvores há mais água, pois ela é mais retida no solo. Nas regiões do Ceará que sofrem com a seca, percebemos que a devastação das florestas é muito responsável por isso. Por isso, o tema da Festa este ano é Adote uma Árvore, na realidade, adote várias árvores. As escolas deviam sempre chamar a atenção dos alunos para importância desses recursos, pois a água e as árvores estão ligadas. Nós que vivemos no sertão nordestino sabemos da dificuldade que passamos quando falta água. Então deve-se sempre pensar nessa relação árvores e água, para que estes jovens se sensibilizem e procurem plantar na sua rua, no seu bairro”, disse a técnica da SEMA.

Jovelina alerta, no entanto, que as árvores a serem plantadas devem ser de espécies nativas.

“Precisamos ter o cuidado de não trazermos espécies exóticas de outros países para nossa região, que já é seca, com dificuldade de água, porque essas árvores competem com as nossas espécies nativas, chegando a matá-las”, explicou.

A carnaúba, árvore símbolo do Estado do Ceará, foi escolhida para ser homenageada na Festa Anual das Árvores e das Águas porque está ameaçada pelos desmatamentos e pela presença da planta invasora conhecida como unha-do-diabo. Exótica e invasora, essa espécie floresce e cresce rapidamente, sufocando a carnaúba, além de ser resistente à seca.

#PrefeituraDeOcara
#CuidandoDeQuemPrecisa
#AgriculturaEMeioAmbiente
#FestaAnualDasÁrvoresEdasÁguas
#Agricultura 20/03/2018 SECRETARIA DE AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE Governo do Ceará anuncia investimentos de mais de R$ 660 milhões; Ocara é contemplada com 4 tratores A prefeita de Ocara, Amália Pereira, e uma comitiva do município, incluindo agricultores, estiveram nesta segunda-feira (19) no Parque de Exposições César Cals, em Fortaleza, onde o Governo do Ceará realizou o lançamento de investimentos na ordem de mais de R$ 660 milhões em ações para o Estado nas áreas de abastecimento d´água, projetos produtivos, além da entrega de tratores a comunidades rurais.

O nosso município foi contemplado com 4 tratores. As localidades que receberão os equipamentos agrícolas são Bolas de Cima, Jurema dos Vieiras, Sereno e Arisco Grande.

Também participaram do evento, ao lado da prefeita Amália Pereira, o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Edmilson Filho; o secretário de Governo, Almir Pereira, os vereadores Ivo Gomes, José Maria Dantas, Elieudo e João Bosco, além de lideranças políticas e agricultores.

A solenidade foi presidida pelo governador Camilo Santana, que esteve acompanhado do secretário do Desenvolvimento Agrário, Dedé Teixeira, de deputados federais, estaduais, lideranças do movimento agrário, agricultores, vereadores e prefeitos do Interior.

O anúncio dos investimentos feito pelo chefe do Executivo marcou o início da segunda fase do Projeto São José, que contará com recursos da ordem de US$ 150 milhões (em torno de R$ 490 milhões). Foram entregues 173 planos de negócios com mecanização agrícola do Projeto São José III (tratores e implementos), no valor de R$ 21.729.156,57.

#PrefeituraDeOcara
#CuidandoDeQuemPrecisa
#AgriculturaEMeioAmbiente
#GovernoDoCeará
#Agricultura 26/02/2018 SECRETARIA DE AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE Agricultores de Ocara já podem participar do Programa Agora Planta lançado neste sábado Os agricultores de Ocara interessados em contratar trator para preparar a terra para o plantio já podem se dirigir à Secretária da Agricultura e Meio Ambiente do município e realizar seu cadastro. O Programa Ocara Agora Planta foi lançado neste sábado (24) pela Prefeitura, em Lagoa do Velho, no Distrito de Curupira.

Cada beneficiário será contemplado com duas horas ao qual será utilizada para a prática da agricultura familiar, como explica o Secretário da Agricultura, Edmilson Filho.

“É um momento muito feliz para o nosso município, para o nosso povo. A partir desta segunda-feira todos nossos agricultores podem ir à Secretaria da Agricultura, pagar seu boleto e receber as 2 horas de trator destinadas a cada um. Além disso, as sementes já começaram a ser distribuídas. Com a quadra invernosa boa como estar, com certeza a safra deste ano vai ser recorde em nosso município”, explicou o titula.

Serão 3 mil horas de trator disponíveis para o pequeno produtor rural. A parceria funciona de forma simples: a Prefeitura custeia 68% da hora do trator, enquanto os agricultores cobrem os 32% restantes. Em 2018, o valor da hora do trator está em R$ 130,00. No caso, a Administração subsidia R$ 88,40 e os R$ 41,60 ficam a cargo do produtor.

O Programa Ocara Agora Planta é uma iniciativa da Prefeitura e passou a ser lei no município.

“Ano passado nos criamos a lei e demorou um pouco, mas neste ano são 3 mil horas de trator e todos nossos agricultores estão preparados e se Deus quiser teremos uma grande safra”, disse a Prefeita Amália Pereira.

Com esse apoio, os agricultores alcançam a produtividade que precisam, com grande estímulo para as culturas de subsistência de sequeiro (milho, feijão e mandioca) e o caju. Para participar do programa, o interessado deve procurar a Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente, levando cópias da identidade, do CPF e comprovante de endereço.

Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente Travessa Antônio Felipe, nº 57 3322.1401

#PrefeituraDeOcara
#CuidandoDeQuemPrecisa
#AgriculturaEMeioAmbiente
#OcaraAgoraPlanta
#MeioAmbiente 02/02/2018 SECRETARIA DE AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE 1º Seminário Regional de Gestão Ambiental Compartilhada Para os Governos Locais – GEAC 2018 Na última quarta-feira (31) de janeiro, a Coordenadora de Meio Ambiente, Naíde Castro, representante da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Ocara, e a equipe do COMDEMA, formada por, Dimas Moreira, Presidente, Reinaldo Medeiros, Vice Presidente e Lucelio de Oliveira, Coordenador de Limpeza Pública, representaram o município de Ocara no 1º Seminário Regional de Gestão Ambiental Compartilhada Para os Governos Locais - GEAC 2018, na cidade de Pacoti.

O Seminário foi realizado pelo Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria de Meio Ambiente -SEMA, foram abordados os seguintes temas; Sistema Nacional do Meio Ambiente/Conselhos Municipais de Meio Ambiente, Fundo Municipal do Meio Ambiente, Comissão do Meio Ambiente na Câmara Municipal, Órgãos e Instituições Municipais Ambientais, Responsabilidade Municipal na Gestão Ambiental, Certificação Selo Município Verde -PSMV, Índice Municipal de Qualidade do Meio Ambiente - IQM.

O objetivo do GEAC é contribuir para o fortalecimento da gestão ambiental nos municípios, estabelecendo elementos norteadores que promovam a gestão de políticas ambientais no Ceará. O evento é realizado em parceia com a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece) e Associação das Gestões Ambientais Locais do Estado do Ceará (Agace).

Estive presente no evento o Secretário do Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMA), Artur Bruno.

Criado por Lei Municipal o COMDEMA integra o Sistema de Gestão Ambiental da Cidade, tendo a finalidade precípua de instituir normas e diretrizes ambientais, além de assessorar o Chefe do Poder Executivo Municipal em assuntos de políticas de proteção, conservação e uso sustentável do meio ambiente.

#PrefeituraDeOcara
#CuidandoDeQuemPrecisa
#MeioAmbiente
#COMDEMA
#MeioAmbiente 26/01/2018 SECRETARIA DE AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE Ocara é beneficiada pelo Programa Oportunidade do Governo do Estado O município de Ocara foi beneficiado com o Programa Oportunidade desenvolvido pela Secretária do Desenvolvimento Agrário do Estado, através da Coordenadoria de Desenvolvimento da Agricultura Familiar (CODAF).

O objetivo é apoiar os Pequenos Produtores Rurais, criando oportunidades para que eles se desenvolvam, de forma sustentável, as atividades de Pecuária Leiteira, Cajucultura, Apicultura e Mitigação de gases de efeito estufa. Buscando assim o aperfeiçoamento, a disseminação de novas tecnologias, o aumento da produção e da comercialização e fixação do homem no campo.

O projeto tem duração prevista de dois anos entre o processo de seleção dos produtores, os cursos de capacitação e a continuidade de assistência técnica sistematizada.

O cadastro para o Programa Oportunidade está sendo realizado na Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Ocara. O agricultor pode obter mais informações nesta secretaria ou na EMATERCE.

Os interessados em participar deverão seguir alguns critérios, entre eles: aceitar as inovações tecnológicas recomendadas, permitir o livre acesso à visita de técnicos e produtores, ter, no mínimo, 30% (trinta por cento) da renda bruta familiar originada na exploração agropecuária e não agropecuária do estabelecimento a ser trabalhado.

#PrefeituraDeOcara
#CuidandoDeQuemPrecisa
#SecretariaDeAgricultura
#GovernoDoCeará
#ProgramaOportunidade
#Agricultura 25/01/2018 SECRETARIA DE AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE Prefeitura realiza Curso de Piscicultura em parceria com o SENAR A Prefeitura de Ocara, através da Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente, está promovendo um Curso de Piscicultura no município. Vinte (20) alunos são beneficiados pela atividade realizada em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR). O curso de capacitação segue até sábado (27), na propriedade do Sr. Zezinho de Andrade, na Vila São Marcos.

#PrefeituraDeOcara
#CuidandoDeQuemPrecisa
#AgriculturaeMeioAmbiente
#Piscicultura
#Agricultura 18/01/2018 SECRETARIA DE AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE Prefeita e Comitiva participam do lançamento do Projeto 31º Hora de Plantar em Morada Nova A Prefeita Amália Pereira participou na manhã desta quinta-feira (18), do lançamento dos projetos Hora de Plantar e Garantia Safra. A solenidade aconteceu no município de Morada Nova e reuniu outros prefeitos, deputados estaduais e federais, e agricultores familiares de todas regiões do Estado. Na Comitiva da Prefeitura de Ocara também estavam o Secretário de Governo, Almir Pereira, e Assessores Governamentais.

A 31ª edição do programa Hora de Plantar, lançada oficialmente pelo Governador Camilo Santana, tem um investimento de mais de R$ 17 milhões, beneficiando cerca de 150 mil trabalhadores em 182 municípios do Estado.Também foram assinados os termos de adesão do Garantia-Safra 2017-2018. Um total de 1445 agricultores ocarenses estão aderidos ao programa.

A expectativa é de que cerca 790 agricultores familiares de Ocara sejam beneficiados com o Programa Hora de Plantar. Serão distribuídas no município as seguintes sementes e mudas:

Feijão: 1 tonelada;
Milho Híbrido: 12,6 toneladas;
Milho Variedade: 2,2 toneladas;
Sorgo: 2,8 toneladas;
Cajueiro Anão: 38.400 mudas;
Palma Forrageira: 11.300 raquetes;
Essências Naturais: 12.100 mudas;
Essências Exóticas: 7.170 mudas;

#PrefeituraDeOcara
#CuidandoDeQuemPrecisa
#HoraDePlantar
#GovernoDoCeará
#MeioAmbiente 01/12/2017 SECRETARIA DE AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE Curso de Agentes Multiplicadores em Educação Ambiental No dias 28, 29 e 30 de Novembro, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Ocara, em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente do Estado do Ceará - SEMA, realizou o Curso de Agentes Multiplicadores em Educação Ambiental, que contou com (18) participantes entre Estudantes e Professores, com carga horária de (60) horas aula presencial e Semipresencial.

O objetivo do curso e levar conhecimentos e práticas sustentáveis e formar multiplicadores na educação ambiental. Foram elaborado projetos a serem executados no município.

Estiveram presentes no curso o Secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Ocara, Antônio Salviano e o Secretário de Governo, Marcio Moreira Lopes e os orientadores do curso, Juvelina Silva e Israel Joca, além da Diretora de Departamento do Meio Ambiente de Ocara, Naíde Castro.

#PrefeituraDeOcara
#CuidandoDeQuemPrecisa
#Agricultura 18/11/2017 SECRETARIA DE AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE Curso de Agentes Multiplicadores em Educação Ambiental A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Ocara, em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente do Estado do Ceará - SEMA, irá realizar Curso de Agentes Multiplicadores em Educação Ambiental.

CARGA HORÁRIA:
60 Horas (30 Presencial e 30 Semipresencial).
PÚBLICO:
Professores, estudantes, servidores municipais, sociedade civil organizada - ONGs, Sindicatos,
Associações, etc.

OBJETIVOS:
- Incorporar a Educação Ambiental no cotidiano da sociedade Cearense.
- Capacitar os diversos segmentos de comunidades, municípios, organizações, instituições e seus
atores sociais, tornando-os corresponsáveis pela conservação e defesa do meio ambiente;
- Promover o desenvolvimento de um trabalho integrado, visando à execução de ações
socioambientais;
- Incentivar o enraizamento de EA na sociedade e seus diversos segmentos, estimulando a
elaboração de ações socioambientais.

PROCEDIMENTOS DE ENSINO (METODOLOGIAS)
Discussão livre, Exposição Dialogada, Vídeos, trabalhos em grupo, elaboração de painéis,
Dinâmicas de Grupo, entrega de material didático e disponibilização das apresentações, recursos
audiovisuais.

TEMÁTICAS ABORDADAS:
Educação Ambiental; Licenciamento Ambiental; SEMA - sistema Estadual de Meio ambiente;
Noções de Legislação ambiental; Recursos Hídricos; Resíduos Sólidos; Desmatamento e
Queimadas; *(Saneamento Ambiental, Desenvolvimento Sustentável, Unidades de Conservação,
Mudanças Climáticas).
Proposta do Curso - Acordos e vínculos, Objetivos Gerais e Específicos; Metodologia; Material
didático e pacto de convivência.

Os técnicos que irão ministrar o curso no município de Ocara, serão Jovelina Silva e Israel Joca. A data pré agendada para a realização do Curso será no período de 28 a 30 de Novembro, no anexo deste e-mail contém todas as informações relacionadas ao Curso. Caso queira mais informações,você pode está fazendo o contato com a Jovelina no telefone: (85) 3322-1401.

INSCRIÇÕES: A partir das 08:00h da próxima segunda-feira (20), se estendendo até o dia (24) de novembro na Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Ocara, vagas limitadas.

#PrefeituraDeOcara
#CuidandoDeQuemPrecisa
#Agricultura 25/10/2017 SECRETARIA DE AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE Assinadas às ordens de serviço para Implantação do Sistemas de Abastecimento de Água do Projeto São José em Ocara Os representantes do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agrário, junto a Prefeita, Amália Pereira e representantes das comunidades que serão beneficiadas, assinaram na manhã desta quarta-feira (25), às ordens de serviço para Implantação do Sistemas de Abastecimento de Água do Projeto São José.

O primeiro momento foi realizado na localidade de Uiara/Juazeiro, onde foram assinadas às ordens de serviço das localidades de Assentamento Melancias e Uiara/Juazeiro, em seguida o evento se estendeu até a localidade de Lagoa Redonda, concluindo as assinaturas das ordens de serviço das seguintes localidades: Bolas de Cima, Lagoa do Velho, Lagoa Nova Borges e Lagoa Redonda.

Ao todo, quase 500 famílias serão beneficiadas, em um investimento total da ordem de R$ 2,3 milhões. A Prefeita Amália afirmou; 'Agradeço ao Governo Estadual por proporcionar essa grande conquista ao município, como gestora estou sempre em busca de melhorias
para o nosso povo'.

Estiveram presentes a Prefeita de Ocara, Amália Pereira, Secretário Chefe da Casa Civil, Nelson Martins, Secretário do Desenvolvimento Agrário, Dedé Teixeira, Deputado Estadual, Júlio César Filho, Secretários Municipais, Vereadores, Lideres Comunitários e comunidade.

#PrefeituraDeOcara
#CuidandoDeQuemPrecisa
#Água
#ProjetoSãoJosé
#Agricultura 25/08/2017 SECRETARIA DE AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE I Feira da Agricultura Familiar e Quintais Produtivos de Ocara A Gestão Cuidando de Quem Precisa, da Prefeita Amália Pereira, realizou nesta sexta-feira (25) de agosto, a I Feira da Agricultura Familiar e Quintais Produtivos do município de Ocara, através das secretarias de Agricultura e Meio Ambiente e Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), sob orientação dos respectivos secretários, Sr. Antônio Salviano e Srta. Raquel Lopes.

O evento contou com a participação dos Assentamentos: Antônio Conselheiro, Novas Vidas, Denir, Aroeira, Uruanã, diversas comunidades como Vila São Marcos e Melosa. Na ocasião foi exposto um grande número de quintais produtivos e da Cooperativa - COOAF.

Nossa I Feira da Agricultura Familiar e Quintais Produtivos, teve como principal ingrediente, a comercialização direta dos produtos da agricultura familiar sem Agrotóxicos - lema principal da orientação para os nossos produtores rurais.

Além da importância significativa para uma nova forma de alimentação saudável, o acontecimento teve comidas típicas, artesanato, produtos naturais e muita música ao vivo com o cantor, Júnior Gordinho e Sanfoneira Mirim, Cecília do Acordeon.

#PrefeituraDeOcara
#CuidandoDeQuemPrecisa
#Agricultura 22/06/2017 SECRETARIA DE AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE Curso de Educação Ambiental para a qualidade da água
A Secretaria do Meio Ambiente do Estado do Ceará - SEMA, em parceria com a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Ocara, realizou nos dias 21 e 22 de junho, o curso de Educação Ambiental para a qualidade da água no município de Ocara. O objetivo é capacitar os membros titulares e suplentes das comissões gestoras, para que exerçam suas atividades de modo sustentável e de acordo com a legislação visando a melhoria e a manutenção da qualidade da água nas três bacias hidrográficas (salgado, acaraú e metropolitana). O público alvo do curso ministrado é composto pelos membros dos comitês de bacia e das comissões gestoras. os participantes tiveram aulas teóricas e práticas sobre a capacitação de educação ambiental para a qualidade da água. Na oportunidade os participantes visitaram os agricultores do Assentamento Denir.

O curso teve duração de 16 horas, tendo a frente os membros da equipe de educação ambiental, Sérgio Mota e Jovelina Silva. Participaram da capacitação o secretário de agricultura de Ocara, Antônio Salviano, e demais representantes de entidas do município.

#PrefeituraDeOcara
#CuidandoDeQuemPrecisa
www.ocara.ce.gov.br
Emitido dia 29/04/2024 às 19:15:05