CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#Saúde 26/03/2024 SECRETARIA DE SAÚDE Agentes de combate às endemias iniciam monitoramento de locais propícios para a reprodução do mosquito da dengue

O período chuvoso já chegou, e os agentes de combate às endemias já iniciaram o monitoramento dos P.E's (Pontos Estratégicos) do município. As primeiras ações aconteceram nas localidades de Placa de Ocara, Melancias e Bom Jardim. O intuito é monitorar constantemente os locais propícios para a proliferação das Arboviroses e eliminar possíveis reservatórios do mosquito da dengue.

Você também pode ajudar. Faça vistoria regularmente na sua casa para combater os focos.

#OcaraContraaDengue

#Saúde 15/03/2024 SECRETARIA DE SAÚDE Secretaria da Saúde oferta atendimento descentralizado nas localidades

A Prefeitura realizou nesta sexta-feira (15) atendimento descentralizado na localidade de Lagoa do Serrote. Esse acesso ao atendimento médico é fundamental para garantir a saúde e o bem-estar das pessoas, principalmente em áreas de difícil acesso. Todas as sextas-feiras essa ação será realizada em uma localidade do município. Procure seu agente de saúde e peça mais informações.

#Saúde 15/08/2023 SECRETARIA DE SAÚDE SMS realiza ação que visa a promoção e prevenção da saúde de servidores

Durante os meses de junho e julho, a Secretaria da Saúde realizou a coleta dos exames dos trabalhadores da saúde. Nesse período, vários profissionais foram beneficiados com essa ação que visa a promoção e prevenção da saúde dos nossos servidores . As coletas continuam a todo vapor passando por todos os setores da saúde.

#Saúde 07/08/2023 SECRETARIA DE SAÚDE Moradores de Baixa Grande recebem atendimentos pelo Programa +Saúde nas Comunidades

O cuidado com a saúde dos ocarenses continua sendo intensificado em várias localidades. Neste sábado (5), realizamos um mutirão de atendimentos em Baixa Grande, no distrito de Serragem. Foi o Programa +Saúde na Comunidade, que levou aos moradores consulta médica, de enfermagem, prevenção ginecológica, atendimentos psicológico e nutricional. Além da saúde, o programa também realizou, em parceria com a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Socia, atualização do CadÚnico e Bolsa Família. O secratário da Administração, Humberto Maia Júnior, acompanhou a ação, que foi aprovada pela comunidade, pois é um serviço feito com toda atenção, cuidado e profissionalismo que o nosso povo merece.

#Saúde 06/07/2023 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Ocara lança Programa com foco na saúde mental dos estudantes

Com o objetivo de promover mais atenção à saúde mental dos estudantes e prevenção à violência em escolas, a Prefeitura de Ocara lançou hoje (5) o programa"Eu Posso Te Ouvir". O evento foi realizado na Escola Estadual de Educação Profissional Maria Môsa da Silva, e contou com a participação de secretários municipais, entres eles as titulares da Educação, Raquel Lopes, da STDS, Cláudia Santos, e da Saúde, Ruti Aires, além do presidente da Câmara Municipal, Marcondes Barbosa, e profissionais da Educação.

"Eu Posso Te Ouvir" é focado na saúde, educação e assistência social, e busca reduzir o abandono e a evasão escolar. A proposta é tornar a escola um espaço de acolhimento e cuidado a demandas individuais por meio de estratégias de escuta ativa.

O programa será oferecido com o apoio do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Economia Social- LEPES - da Universidade de São Paulo, da B3 (Brasil, Bolsa, Balcão) e da Fundação Lemann.

#Saúde 03/07/2023 SECRETARIA DE SAÚDE Distrito de Novo Horizonte recebe ambulância

Uma ambulância para atender os moradores do distrito de Novo Horizonte foi entregue na tarde dessa sexta-feira (30). O veículo foi recebido pelo secretário da Agricultura e Meio Ambiente e representante da comunidade Raimundo Lamboca no Hospital e Maternidade Francisco Raimundo Marcos.

A entrega da ambulância, que passou por reforma para melhor atender a população, foi feita pela secretária da Saúde, Ruti Aires, pelo diretor administrativo do hospital, Mauro Pereira, e pela coordenadora de Enfermagem, Gerlene de Azevedo.

Todo o distrito de Novo Horizonte agradece a prefeita Amália Pereira, pelo compromisso e zelo com a saúde do município.

#Saúde 05/06/2023 SECRETARIA DE SAÚDE Prefeitura realiza mutirão de ultrassonografias

Visando a redução da fila de espera, a Prefeitura de Ocara realizou sábado (3), por meio da Secretaria da Saúde, mais um mutirão de exames de ultrassonografias. Foram atendidos mais de 80 pacientes para esse procedimento.

Ressaltamos que esses mutirões serão realizados por tempo indeterminado, com o intuito de suprir a necessidade populacional.

#Saúde 17/05/2023 SECRETARIA DE SAÚDE SMS realiza abertura da II Semana da Enfermagem de Ocara

Realizamos hoje, no Salão Paroquial, a abertura da II Semana da Enfermagem de Ocara. Além de comemorar a importância desses profissionais, o evento proporciona aos enfermeiros, técnicos e auxiliares de Enfermagem a oportunidade de adquirirem mais conhecimento a partir de palestras e momentos de conversa.

A prefeita Amália Pereira e a secretária da Saúde, Ruti Aires, estiveram presentes e falaram da importância da Enfermagem para o bom funcionamento das nossas unidades e, consequentemente, para a saúde e bem-estar da população.

O evento segue até quinta-feira, 18 de maio de 2023.

#Saúde 08/05/2023 SECRETARIA DE SAÚDE Prefeitura realiza mais um mutirão do Programa +Saúde nas Comunidades

O Programa +Saúde nas Comunidades continua levando atendimento ao nosso povo. Desta vez, recebeu a ação da Secretaria da Saúde a localidade de Arisco Grande, distrito de Sereno. Foram ofertados consultas médicas, nutricionais e ortopédicas, exame preventivo ginecológico, testes rápidos de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), multivacinação, renovação de receitas de rotina, atualização do CadÚnico e do Cartão SUS.

O Programa +Saúde nas Comunidades conta com o apoio das Secretarias do Trabalho e Desenvolvimento Social e da Educação, com o objetivo de levar serviços básicos a localidades distantes da Sede de Ocara.

#Saúde 20/04/2023 SECRETARIA DE SAÚDE Prefeitura ofertará atendimento ampliado de enfermagem com exames citopatológicos do colo do útero

A Prefeitura vai realizar, por meio da Secretaria da Saúde, atendimento ampliado de enfermagem. Serão ofertados exames citopatológicos do colo do útero e consultas para diabéticos e hipertensos. O atendimento ocorrerá sexta-feira, 28 de abril, das 13h às 16h, nas Unidades Básicas de Saúde Centro/Sede, São Marcos, Boa Esperança, Placa José Pereira, Novo Horizonte, Serragem, Curupira e Sereno.

Não perca esta oportunidade de cuidar da sua saúde.

#Saúde 10/04/2023 SECRETARIA DE SAÚDE Ocara inicia Campanha de Vacinação Contra a Gripe 2023

Iniciamos hoje (10) a Campanha de Vacinação contra a Gripe 2023. As vacinas contra a influenza estarão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde de Ocara até 31 de maio. Para receber o imunizante, é necessário pertencer a um dos grupos prioritários. Confira na imagem a lista do públicos-alvo.

No dia da vacina, leve o seu CPF, cartão de vacinação, documento com foto e comprovante que pertence a algum dos grupos prioritários.

Não perca essa oportunidade! Procure sua unidade de saúde.

Vacinas salvam vidas.

#Saúde 10/04/2023 SECRETARIA DE SAÚDE Hospital de Ocara agora oferece Plantão Psicológico

Iniciamos hoje (10), o Plantão Psicológico no Hospital e Maternidade Francisco Raimundo Marcos HMFRM. O Plantão Psicológico é uma modalidade de atendimento que oferece a quem procura a possibilidade de acolhimento e de escuta, auxiliando a lidar melhor com seus recursos e limites e ampliando, dessa forma, os recursos disponíveis em Saúde Mental. Não necessita de agendamento, é só buscar o serviço ofertado!

Funcionamento:

Segundas das 13h às 17h

Terças, quintas e sextas das 8h às 17h

#Saúde 28/03/2023 SECRETARIA DE SAÚDE Ocara inicia vacinação contra a gripe em crianças

A Prefeitura, por meio da Secretaria da Saúde, libera, a partir desta terça-feira (28), a vacinação contra a gripe para os nossos pequenos. O imunizante estará disponível para crianças de 6 meses a menores de 6 anos. Leve seu pequeno à unidade de saúde mais próxima de sua casa e mantenha seu filho protegido. Não esqueça de levar o cartão de vacina, CPF e um documento com foto. A vacinação é a forma mais eficaz de proteger contra a gripe e suas complicações. Vacinas salvam!

#Saúde 20/03/2023 SECRETARIA DE SAÚDE Programa +Saúde na Comunidade realiza 211 atendimentos em mutirão na Vila Quincas

Um total de 211 atendimentos foram realizados neste sábado (18) no mutirão realizado pela Prefeitura na localidade de Vila Quincas, através do Programa +Saúde na Comunidade. Foram ofertados consultas médicas, nutricionais e ortopédicas, exame preventivo ginecológico, testes rápidos de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), multivacinação, renovação de receitas de rotina, atualização do CadÚnico e do Cartão SUS.

O Programa +Saúde na Comunidade é uma ação realizada por meio das Secretárias da Saúde, do Trabalho e Desenvolvimento Social e da Educação, com o objetivo de levar serviços básicos a localidades distantes da Sede de Ocara.

#Saúde 14/12/2022 SECRETARIA DE SAÚDE Hospital de Ocara recebe ventilador de suporte pulmonar

A saúde de Ocara cada vez mais equipada.

A prefeita Amália Pereira entregou nesta terça-feira (13) um ventilador de suporte pulmonar para a Sala de Estabilização do Hospital e Maternidade Francisco Raimundo Marcos. A secretária da Saúde, Ruti Ayres, o diretor administrativo da unidade, Mauro Pereira, e a coordenadora de Enfermagem, Gerlene Azevedo, também participaram da entrega.

Trata-se de um equipamento que fortalecerá o atendimento de pacientes do hospital. Um item de grande importância para o município de Ocara e para a garantia do suporte a saúde dos munícipes.

#Saúde 07/12/2022 SECRETARIA DE SAÚDE Ocara recebe homenagem do HEMOCE pelo apoio à doação de sangue

No Dia Nacional do Doador de Sangue, Ocara foi reconhecido pelo Hemoce como Município Cidadão pelo apoio à doação de sangue. A comenda foi entregue nesta sexta-feira (25), em Fortaleza.

Estiveram presentes na cerimônia a prefeita Amália Pereira, a secretária da Saúde, Ruti Aires, coordenadores e técnicos da SMS de Ocara.

Agradecemos ao Hemoce pelo reconhecimento, e também aos doadores de sangue de nosso município e à Igreja Católica de Ocara pelo apoio. Doar salva vidas. Deus abençoe a todos.

#Saúde 07/11/2022 SECRETARIA DE SAÚDE Mutirão de Atendimentos em Saúde nas Unidades Básicas de Saúde da Família

A Secretaria da Saúde realizará sábado, 12 de novembro, mais uma ação ampliada de saúde. Desta vez, acontecerá um Mutirão de Atendimentos em Saúde nas Unidades Básicas de Saúde da Família (UBASF). A ação será feita em dois blocos. A ação tem o objetivo de ampliar a oferta de serviços em saúde, abrangendo os usuários que não conseguem acessar a UBASF durante a semana.

#Saúde 16/09/2022 SECRETARIA DE SAÚDE Prefeitura entrega ambulância à população de Foveira

Com o objetivo de reforçar o cuidado com a saúde do povo ocarense, a prefeita Amália Pereira e o vice-prefeito Geovane Nobre entregaram, nesta quinta-feira (15), uma ambulância para a localidade de Foveira, no distrito de Curupira. O veículo estará a serviço da população local viabilizando melhor descolamento de pacientes ao Hospital de Ocara.

Esta já é a 10ª ambulância entregue para a zona rural de Ocara. Um investimento de extrema importância que salva muitas vidas. Nossa gestão segue cumprindo compromissos em respeito a população.

A cerimônia, que foi realizada mesmo com falta de energia na localidade, contou ainda com as presenças da secretária da Saúde, Ruti Aires, secretário da Administração, Humberto Maia Júnior, chefe de Gabinete, José Maria Dantas, secretário de Finanças, Helton Soares, secretário da Infraestrutura, Almir Pereira de Sousa, vereadores Edmilson Filho e João Bosco, coordenadores da Saúde, enfermeiros, agentes de saúde e lideranças comunitárias.

#Saúde 18/08/2022 SECRETARIA DE SAÚDE Hospital recebe equipamentos para emissão de certidão de nascimento e celulares para atender população

A prefeita Amália Pereira esteve nesta quarta-feira (17) no Hospital e maternidade Francisco Raimundo marcos (HMFRM) para realizar a entrega de todos os equipamentos necessários para o funcionamento da emissão de certidão de nascimento na unidade. Com esse serviço de muita importância, toda criança nascida no HMFRM terá o registro de nascimento e CPF entregues no ato da alta hospitalar.

Desta forma, a Prefeitura de Ocara respeita o que está descrito no provimento 13/2010 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em seu Art. 1 que trata do serviço de emissão da certidão de nascimento nos estabelecimentos de saúde, através da unidade interligada.

Após a entrega dos equipamentos, a prefeita Amália, visando um atendimento mais prático e ágil aos nossos munícipes, entregou dois aparelhos celulares para o hospital. Isso porque notamos que a cobertura da Internet tem um maior alcance no município permitindo que a população tenha melhor acesso a unidade, podendo solicitar os servicos de urgência e emergência com maior facilidade através do Wi-Fi. Os aparelhos ficarão locados em dois setores, no Serviço de Arquivo Médico e Estatística (Same) e na Central de Regulação de Leitos.

#Saúde 02/06/2022 SECRETARIA DE SAÚDE Prefeitura oferece exames de vista e avaliações gratuitas no Hospital e Maternidade Francisco Raimundo Marcos

A Prefeitura de Ocara, em parceria com a Associação Visão para Todos, realizou exames de vista e avaliações gratuitas no Hospital e Maternidade Francisco Raimundo Marcos. No total, foram oferecidos, nos dias 30 e 31 de maio e 1º de junho, mais de 1270 exames.

A gestão A Cidade Avança, Cuidando das Pessoas segue trabalhando e oferecendo o melhor para garantir uma saúde e bem-estar de qualidade à nossa população.

#Saúde 24/05/2022 SECRETARIA DE SAÚDE Prefeitura realiza abertura da I Semana da Enfermagem

Realizamos na manhã desta segunda-feira (23/5), no Auditório da Educação, a abertura da Semana da Enfermagem. Até a próxima sexta-feira, 27 de maio, as homenagens aos enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem seguirão em uma programação muito especial. Neste ano, o tema da semana é Enfermagem: Uma Voz para Liderar - Investimento na Enfermagem e Respeito aos seus Direitos para Garantir a Saúde Global.

A cerimônia contou com a presença da secretária da Saúde, Ruti Aires, e os secretários José Maria Dantas (Gabinete), Humberto Maia Júnior (Administração), Helton Soares (Finanças),Vagner Lima (Secult), Cláudia Santos (STDS), e profissionais da Saúde.

#Saúde 30/03/2022 SECRETARIA DE SAÚDE Campanha de Vacinação contra a Gripe e o Sarampo começa nesta segunda, 4 de abril

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe e o Sarampo inicia na próxima segunda-feira, 4 de abril, em todas as unidades básicas de saúde de Ocara.

Na primeira etapa, serão vacinados contra Gripe trabalhadores da saúde e idosos com 60 anos ou mais. Já contra Sarampo, serão imunizados nesta fase trabalhadores da saúde.

Fique atento às etapas da vacinação e procure seu posto de saúde. Vacinas salvam vidas!

#Saúde 14/03/2022 SECRETARIA DE SAÚDE Ocara é destaque na premiação dos indicadores de esforços do Programa Cuidar Melhor

O município de Ocara conquistou o 10° lugar na premiação dos indicadores de esforços do Programa Cuidar Melhor, do Governo do Estado do Ceará. Ocara obteve ainda o melhor resultado entre os municípios da Área Descentraliza de Saúde a qual pertence.

O Programa Cuidar Melhor é uma iniciativa pioneira no Brasil com o propósito de estabelecer um pacto de cooperação entre Estado, municípios e sociedade, visando à melhoria dos resultados em saúde.

#Saúde 23/12/2021 SECRETARIA DE SAÚDE Prefeitura torna pública chamada de trabalhos para a I Jornada de Saúde Mental

A Prefeitura Municipal de Ocara torna pública, por meio do Edital 01/2021 da Secretaria de Saúde, a chamada de trabalhos para a I Jornada de Saúde Mental, com o tema "Saúde Mental e Pandemia: desafios e possibilidades". Estão abertos 5 Grupos de Trabalhos (GT's) com discussões interdisciplinares.

O edital com as regras para submissão está disponível no link abaixo:

https://www.ocara.ce.gov.br/publicacoes.php?id=1542

#Saúde 22/12/2021 SECRETARIA DE SAÚDE Prefeitura realizará, em janeiro de 2022, I Jornada de Saúde Mental de Ocara

A Prefeitura Municipal de Ocara, através da Secretaria de Saúde, irá realizar nos dias 27 e 28 de janeiro de 2022 a I Jornada de Saúde Mental, que apresenta como tema "Saúde Mental e Pandemia: desafios e possibilidades". Nesta jornada, acontecerão mesas de discussões envolvendo a Rede de Atenção Psicossocial, apresentações de resumos simples para discussão interdisciplinar em Grupos de Trabalho (GT's), com intuito de integração da rede e intercâmbio de conhecimentos.

#Saúde 21/12/2021 SECRETARIA DE SAÚDE Prefeitura promove mais um mutirão de cirurgias de catarata no HMFRM

Durante o mês de dezembro, a Prefeitura de Ocara, por meio da Secretaria da Saúde e da Central de Regulação do SUS, promoveu mais um mutirão de cirurgias de catarata no Hospital e Maternidade Francisco Raimundo Marcos.

A Saúde é uma prioridade da Prefeitura, que vem investindo cotidianamente na qualidade do atendimento em saúde dos cidadãos ocarenses.

#Saúde 10/12/2021 SECRETARIA DE SAÚDE Prefeitura retorna atendimentos na comunidade de Lagoa do Riacho

Nesta quinta-feira (09/12), a Secretaria da Saúde, por meio da Unidade de Saúde Mãe Jacinta, de Curupira, retornou os atendimentos na comunidade de Lagoa do Riacho. Foram ofertados atendimentos médicos, renovação de receitas, verificação de pressão arterial, atualização de caderneta de vacinação, dentre outros atendimentos.

Agradecemos a todos os profissionais que fazem parte da Equipe da Unidade de Saúde Mãe Jacinta por toda a dedicação em ofertar o melhor atendimento para nossa população.

#Saúde 27/10/2021 SECRETARIA DE SAÚDE Prefeitura inicia mais um mutirão de cirurgias de catarata e pterígio

Um olhar saudável! A Prefeitura iniciou nesta segunda-feira (26/10), no Hospital e Maternidade Francisco Raimundo Marcos, mais um mutirão de cirurgias de catarata e pterígio. Até sexta-feira (29/10), serão realizados 600 procedimentos. Para garantir as cirurgias, os pacientes solicitaram avaliação por meio da Central de Regulação, da Secretaria da Saúde.

#Saúde 20/10/2021 SECRETARIA DE SAÚDE Agentes comunitárias de saúde e agentes de combate recebem homenagem da Prefeitura

A Prefeitura de Ocara, por meio da Secretaria da Saúde, realizou, na manhã de terça-feira (19/10), um homenagem às agentes comunitárias de saúde e aos agentes de combate a endemias em comemoração ao dia desses profissionais.

A cerimônia ocorreu na EEEP Maria Môsa da Silva e contou com a presença da prefeita Amália Pereira e da secretária da Saúde, Ruti Aires, além de técnicos da pasta.

Os profissionais receberam, na oportunidade, um kit contendo caneta, lápis, borracha, e concorreram a sorteio de brindes.

#Saúde 01/09/2021 SECRETARIA DE SAÚDE Ocara inicia Campanha Setembro Amarelo 2021

Ocara inicia nesta terça-feira (01/09) a Campanha do Setembro Amarelo 2021, dedicado à prevenção ao suicídio, mês em que valorizamos ainda mais a vida.

Converse, escute e saiba que você não está sozinho. Lembre-se: a procura por ajuda psicológica é essencial. Saiba que VOCÊ NÃO ESTÁ SOZINHO!

Que estejamos atentos aos sinais para dar suporte e oferecer ajuda a quem precisa.

A Prefeitura de Ocara apoia essa causa e reafirma seu compromisso pela valorização da vida.

Ligue para o Centro de Valorização da Vida pelo número 188. Juntos podemos fazer mais.

#Saúde 24/08/2021 SECRETARIA DE SAÚDE Prefeitura realiza plantio de mudas de plantas na área externa do Hospital de Ocara

Iniciamos nesta terça-feira (24/8) o plantio de mudas de plantas na área externa do Hospital e Maternidade Francisco Raimundo Marcos.

Foram plantadas Iroxas vermelhas e palmeiras, que ornamentarão os canteiros do hospital. São espécies de manutenção simples e com grande durabilidade.

#Saúde 12/08/2021 SECRETARIA DE SAÚDE Prefeitura realiza mutirão de atendimentos em Foveira

O nosso objetivo é sempre melhorar a vida da nossa população. E para confirmar esse compromisso, realizamos nesta quarta-feira (11/8), em Foveira, um mutirão de atendimentos. Foi o Saúde Itinerante, na EEF Pedro da Costa Gomes, que levou àquela serviços de Médico Clínico, Psicólogo, Enfermeiros, Nutricionista, além de atendimentos de triagem com aferição de pressão arterial, medição de glicemia, agendamentos de consultas e exames e realização de exames citopatológico do colo uterino. A ação também ofereceu atualização cadastral das famílias beneficiada do Cadastro Único.

O Saúde Itinerante, da Prefeitura de Ocara, foi realizado por meio da Secretaria da Saúde com o apoio das Secretarias do Trabalho e Desenvolvimento Social e Educação, para levar sau´de de qualidade para perto da nossa gente.

#Saúde 12/08/2021 SECRETARIA DE SAÚDE Ocara recebe ação “Prevenção e Cuidado na CE”

Ocara recebeu nesta quarta-feira (11/8) a "Prevenção e Cuidado na CE", uma ação de política sobre drogas, desenvolvido pela Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS) do Estado, em parceria com a Prefeitura de Ocara, através da Secretaria da Saúde.

Foram realizados um Fórum Social e um Workshop com temas de Políticas Sobre, que aconteceram na EEEP Maria Môsa. A ação também trouxe o Centro de Referência sobre Drogas (CRD) para atendimentos itinerantes, realizado em uma van com oferta de atendimentos e serviços na Av. Coronel João Felipe, em frente ao CAPS.

#Saúde 15/07/2021 SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA E DESENVOLVIMENTO URBANO Reforma externa do Hospital de Ocara é finalizada

Estamos finalizando, por meio da Secretaria da Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano, a reforma externa do Hospital e Maternidade Francisco Raimundo Marcos. O nosso compromisso com a saúde e o bem-estar da população continua firme.

O HMFRM também ganhou ampliação interna, que além de reforçar o enfrentamento à Covid-19, proporcionará um avanço de qualidade no atendimento à saúde dos ocarenses.

#Saúde 12/07/2021 SECRETARIA DE SAÚDE Ocara realiza mutirão de consultas em ortopedia

A Prefeitura de Ocara, através da Central de Regulação de consultas e exames da Secretaria da Saúde, realizou na manhã desta sexta feira (09/7) um mutirão de consultas em Ortopedia.

Acompanharam a ação a Prefeita Amália Pereira, a secretária da Saúde, Ruti Aires, e os responsáveis pela Central de Regulação de Ocara a enfermeira Deborah Moura e Iderlanio Almeida.

Ruti Aires agradeceu a parceria do médico ortopedista Ítalo Rego e da prefeita Amália Pereira pelo compromisso e cuidado com a população de Ocara.

#Saúde 20/07/2020 SECRETARIA DE SAÚDE Prefeitura disponibiliza cadeira de banho para paciente

A Prefeitura de Ocara, por meio do programa SAD, da Secretaria de Saúde, disponibilizou cadeira de banho para paciente. Mais um compromisso da gestão Cuidando de Quem Precisa em gerar qualidade de vida para a população. O paciente em questão vem melhorando seu quadro clínico gradativamente.

#Saúde 11/05/2020 SECRETARIA DE SAÚDE Conselho Municipal de Saúde realiza Reunião Ordinária

O Conselho Municipal de Saúde realizou nesta sexta-feira (08/5) uma Reunião Ordinária, com a participação da secretária da Saúde de Ocara, Kylvya Freitas.

No encontro foram deliberadas as seguintes pautas:

- Eleição do novo presidente e vice-presidente do Concelho de Saúde;

- Apresentação do Relatório Anual de Gestão (RAG);

- Demonstração dos recursos do covid-19.

#Saúde 20/03/2020 SECRETARIA DE SAÚDE O que é coronavírus? (COVID-19) O que você precisa saber e fazer para se prevenir. Medidas comuns do dia a dia, como lavar as mãos com frequência e evitar aglomerações, reduzem o contágio da doença.
#Saúde 27/02/2020 SECRETARIA DE SAÚDE Prefeitura realiza Blitz da Saúde 2020 na Ocara Folia 2020

Foi realizada na manhã desta sexta-feira (21/2) a Blitz da Saúde 2020, com a presença de vários profissionais e da secretária da pasta, Kylvya Freitas.

Houve distribuição de preservativos, informações sobre a importância do uso do item para prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), testes de sífilis e HIV, aferição de pressão arterial, orientação sobre a prevenção da Dengue, Zika e Chikungunya e a segurança no trânsito no período carnavalesco.

É a Prefeitura de Ocara Cuidando de Quem Precisa.

Secretaria da Saúde.

Comunicação e Imprensa | SEGOV

#Saúde 27/02/2020 SECRETARIA DE SAÚDE Centro Municipal de Fisioterapia e Estimulação Precoce

O Centro Municipal de Fisioterapia e Estimulação Precoce é um equipamento disponibilizado pela Prefeitura de Ocara que tem o objetivo de reabilitar usuários através de serviços humanizados, promovendo melhoria das condições de vida e saúde, desenvolvendo ainda inclusão e integração social.

A unidade possui uma ampla infraestrutura e conta com uma equipe formada por 8 profissionais que ajudam no tratamento de pessoas com deficiências física, intelectual e múltipla, bem como pacientes com sequelas causadas por traumas físicos, doenças neurológicas e outras deficiências.

O equipamento, destinado à população, oferece diversos atendimentos nas áreas de Fisioterapia (Traumato-ortopédica, neurológica e respiratória), estimulação precoce, Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia (Neuropediatria).

O Centro funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas, na Avenida Coronel João Felipe, s/n. O atendimento é feito através de encaminhamento médico, com devido diagnóstico clínico.

É a Prefeitura de Ocara Cuidando de Quem Precisa.

Secretaria da Saúde.

Comunicação e Imprensa | SEGOV

#Saúde 19/02/2020 SECRETARIA DE SAÚDE Prefeitura informa volume de atendimentos no Hospital Francisco Raimundo Marcos em janeiro de 2020

A Prefeitura de Ocara, por meio da Secretaria da Saúde, informa o volume de atendimentos realizados no Hospital e Maternidade Francisco Raimundo Marcos em Janeiro de 2020.

É a Prefeitura de Ocara Cuidando de Quem Precisa.

Comunicação e Imprensa | SEGOV

#Saúde 17/02/2020 SECRETARIA DE SAÚDE Secretaria da Saúde realiza Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra o sarampo

A Prefeitura de Ocara realizou neste sábado (15/2), por meio da Secretaria da Saúde, o Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra o sarampo. Foram vacinadas crianças de 5 anos a adolescentes de 19 anos.

A campanha, no entanto, segue até o dia 13 de março. Quem ainda precisa ser imunizado deve procurar uma Unidade Básica de Saúde. Os responsáveis deverão apresentar os cartões de vacinação. Quem já tomou as duas doses contra o sarampo não precisa se vacinar.

É a Prefeitura de Ocara Cuidando de Quem Precisa.

Secretaria da Saúde.

Comunicação e Imprensa | SEGOV

#Saúde 05/02/2020 SECRETARIA DE SAÚDE Prefeitura entrega novos kits com uniformes de trabalho aos Agentes de Combate às Endemias

A Prefeitura de Ocara, através da Secretaria da Saúde, entregou na terça-feira (04/2) aos Agentes de Combate às Endemias novos kits com uniformes individuais de trabalho, contendo 01 calça, 01 camisa, 01 colete e 01 boné.

A cerimônia aconteceu no auditório da EEEP Maria Môsa da Silva, com a presença da secretária da Saúde Kylvia Freitas, secretário da Agricultura e Meio Ambiente, Edmilson Lopes Filho, vereador Marcondes Barbosa, equipe multiprofissionais que compõe a Secretaria da Saúde e a equipe de Agentes Combate às Endemias do município.

Durante a entrega, a secretária Kylvia destacou a valorização dos profissionais, o que garante mais qualidade ao trabalho de combate às arboviroses, realizado pela Prefeitura em benefício da população.

É mais uma ação da gestão da prefeita Amália Pereira para valorizar esses profissionais que desenvolvem importante trabalho de controle de doenças e visa promover mais qualidade ao serviço ofertado a população.

É a Prefeitura de Ocara Cuidando de Quem Precisa.

Secretaria da Saúde.

Comunicação e Imprensa | SEGOV

#Saúde 31/01/2020 SECRETARIA DE SAÚDE Prefeitura realiza atendimento na UBS da Boa Esperança A Prefeitura de Ocara, através da Secretaria da Saúde, realizou na manhã de quinta-feira (30/01) na Unidade Básica de Saúde da Boa Esperança, atendimentos médico, odontológico e de enfermagem.

Foram feitos testes de glicemia, aferição de pressão, curativos, inalações, aplicação de injetáveis e exames preventivos de colo do útero (prevenção). Vários usuários foram atendidos, especialmente hipertensos e diabéticos.

É a Prefeitura de Ocara Cuidando de Quem Precisa.
Secretaria da Saúde.
Comunicação e Imprensa | SEGOV
#Saúde 31/01/2020 SECRETARIA DE SAÚDE Prefeitura realiza encerramento da campanha ‘Janeiro Branco’ A Prefeitura de Ocara promoveu nesta quinta-feira (30/01), por meio da Secretaria da Saúde, o encerramento da campanha ‘Janeiro Branco’. A ação foi realizada no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e contou com a participação de profissionais da Saúde e estudantes da Rede Pública de Ensino de Ocara.

O objetivo da campanha é chamar atenção para a saúde mental e promover conhecimento e compreensão sobre temas como depressão, ansiedade e fobias.

Para receber atendimento no CAPS, a pessoa deve, primeiro, procurar a Unidade de Saúde Básica mais próxima de sua casa ou conversar com uma agente de Saúde. O NASF, Hospital Francisco Raimundo Marcos, CRAS e CREAS podem ser procurados para mais informações. Todos os casos passam por uma avaliação pela equipe profissional.

A coordenadora do CAPS, Maria Dulce Ribeiro, informa que o atendimento médico psiquiatra no Centro de Atenção Psicossocial é feito nas segundas-feiras no período manhã e tarde e sextas-feiras pela manhã , com agendamento. “Além disso, realizamos visita domiciliar, atendimento em crise, articulação Intra e Intersetorial, atendimento individual e familiar, entre outras ações", explica a assistente social.

É a Prefeitura de Ocara Cuidando de Quem Precisa.
Secretaria da Saúde.
Comunicação e Imprensa | SEGOV
#Saúde 30/01/2020 SECRETARIA DE SAÚDE Prefeitura realiza Reunião Ampliada da Atenção Primária Profissionais da Saúde participaram na quarta-feira (29/01), na Câmara Municipal, da Reunião Ampliada da Atenção Primária, promovida pela Prefeitura de Ocara, por meio da Secretaria da Saúde. O objetivo foi definir estratégias de gestão para melhorar ainda mais a prestação de serviços à comunidade. Cada setor realizou a apresentação de indicadores internos e externos. Na ocasião, foi apresentado o Projeto de Serviço de Atenção Domiciliar - Melhor em Casa.

Foram abordados os temas:

Indicadores para o ano de 2020, com a coordenadora da Atenção Primaria Bárbara Marques;

A importância do Pré-Natal com Dra. Aline, médica da Unidade do Arisco dos Marianos;

Pré-Natal Odontológico com a Dra. Rejane, coordenadora de Saúde Bucal;

Promoção da Saúde com Nádia Figueiredo coodenadora do Nasf;

Agendamento das campanhas de 2020, com a coordenadora Jane Ruth;

Acidentes com animais peçonhentos, com Ivan Nuvet, da Secretaria da Saúde do Estado e o coordenador da Vigilância Sanitária Inti Rodrigues;

Explicação de como irá funcionar o Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) no município.

É a Prefeitura de Ocara Cuidando de Quem Precisa.
Secretaria da Saúde.
Comunicação e Imprensa | SEGOV
#Saúde 24/01/2020 SECRETARIA DE SAÚDE Prefeita Amália visita instalações novo espaço onde será implantado a "Equipe Multiprofissional de Atenção Domiciliar" A prefeita Amália Pereira visitou na quarta-feira (22/01) o Hospital e Maternidade Francisco Raimundo Marcos para ver de perto as instalações do novo espaço onde será implantado a "Equipe Multiprofissional de Atenção Domiciliar" (EMAD).

A atenção domiciliar consiste numa modalidade de atenção complementar às já existentes, caracterizada por um conjunto de ações de promoção à saúde. O serviço destina-se a usuários que possuam problemas como dificuldade ou impossibilidade física de locomoção até uma Unidade Básica de Saúde e que necessitem de maior frequência de cuidado, e acompanhamento contínuos.

É a Prefeitura de Ocara Cuidando de Quem Precisa.
É a Saúde de Ocara melhorando cada vez mais.
Secretária da Saúde.
Comunicação e Imprensa | SEGOV
#Saúde 23/01/2020 SECRETARIA DE SAÚDE Prefeita Amália entrega ambulância à comunicade de Arisco dos Marianos

A prefeita Amália Pereira visitou nesta quarta-feira (22/01) o distrito de Arisco dos Marianos. Na ocasião, a gestão Cuidando de Quem Precisa realizou a entrega física da ambulância da localidade. A entrega simbólica acontecera no último dia 30 de dezembro, quando também foram entregues as ambulâncias de Curupira, Serragem e Croatá/Arisco Grande.

Também estiveram presentes o secretário de Governo, Almir Pereira, vereador Roberto Matias, lideranças políticas e população.

É a Prefeitura de Ocara Cuidando de Quem Precisa.

Secretaria da Saúde.

Comunicação e Imprensa | SEGOV

#Saúde 22/01/2020 SECRETARIA DE SAÚDE Unidade Básica de Saúde da Sede recebe ação de promoção da Saúde em alusão ao JANEIRO BRANCO A Unidade Básica de Saúde da Sede recebeu uma ação de promoção da Saúde em alusão ao JANEIRO BRANCO, campanha que tem o objetivo de chamar atenção da população para as questões e necessidades relacionadas à Saúde Mental e Emocional das pessoas.

No encontro, realizado pelo Núcleo Ampliando de Saúde da Família e Atenção Básica, juntamente com a equipe da Unidade, a psicóloga Ana Cristina Lopes, a assistente Social Nádia Figueiredo, enfermeira Joacilda Lopes e a médica Amanda Farias falaram sobre depressão, a rede de apoio existente no município, bem como a importância do autocuidado e práticas simples que podem melhorar nosso dia-a-dia.

É a Prefeitura de Ocara Cuidando de Quem Precisa.
Secretaria da Saúde.
Comunicação e Imprensa | SEGOV
#Saúde 07/01/2020 SECRETARIA DE SAÚDE Prefeitura informa números de atendimentos e serviços realizados em 2019 no Hospital Francisco Raimundo Marcos A Prefeitura de Ocara informa, por meio da Secretaria da Saúde, os números de atendimentos e serviços realizados em 2019 no Hospital e Maternidade Francisco Raimundo Marcos.

Na gestão da prefeita Amália Pereira, a Saúde é cada vez mais valorizada. A atenção à população e aos funcionários é uma das marcas da gestão Cuidando de Quem Precisa, que busca melhores resultados a cada dia para o bem-estar de cada cidadão que vive em nossa cidade.

É a Prefeitura de Ocara Cuidando de Quem Precisa.
Secretaria da Saúde.
Comunicação e Imprensa | SEGOV
#Saúde 02/01/2020 SECRETARIA DE SAÚDE Prefeita Amália entrega ambulâncias das localidades de Arisco dos Marianos, Curupira, Serragem e Croatá/Arisco Grande O ano começou com muita alegria para as localidades Arisco dos Marianos, Curupira, Serragem e Croatá/Arisco Grande. É que a prefeita Amália Pereira entregou 4 (quatro) novas ambulâncias para a população dessas comunidades. O objetivo é qualificar a assistência e garantir a locomoção dos pacientes aos hospital e serviços.

Além da prefeita Amália, participaram os secretários Cremilda Sousa (Saúde), Almir Pereira (Governo), Humberto Maia (administração), Marcio Lopes (Infraestrutura), vereadores Elieudo Silva, Zé Maria, Marcondes Barbosa, João Bosco, Raimundo Lamboca e Ivo Gomes e população em geral.

A cerimônia aconteceu no Paço da Prefeitura, no último dia 30 de dezembro.

É a Prefeitura de Ocara Cuidando de Quem Precisa.
Secretaria da Saúde.
Comunicação e Imprensa | SEGOV
#Saúde 11/11/2019 SECRETARIA DE SAÚDE Prefeitura realiza exames PSA para homens a partir dos 45 anos

A Prefeitura de Ocara realizou nesta segunda-feira (11/11), por meio da Secretaria da Saúde, em parceria com a Policlínica de Pacajus, cerca de 40 exames Antígeno Prostático Específico (PSA) para homens a partir dos 45 anos. O exame auxilia no diagnóstico e prevenção do câncer de próstata. A ação é uma das diversas atividades oferecidas dentro da campanha Novembro Azul.

O câncer de próstata é o segundo caso da doença mais comum entre os homens, atrás apenas ao câncer de pele.

O maior fator de risco é a idade avançada. Nove em dez casos diagnosticados são em homens com mais de 55 anos de idade. Outros fatores de risco são o histórico familiar (quando pai ou irmão tiveram a doença antes dos 60 anos), o sobrepeso e a obesidade.

Não há segredos na prevenção. Adotar hábitos saudáveis diminui o risco do câncer e também de outras doenças. Siga as informações da imagem e vá ao médico.

É a Prefeitura de Ocara Cuidando de Quem Precisa.

Secretaria da Saúde.

Comunicação e Imprensa | SEGOV

#Saúde 21/10/2019 SECRETARIA DE SAÚDE Mães participam de palestra sobre o Direito de Cuidar e o Direito de Brincar Profissionais da Saúde realizaram palestra para a mães na Unidade Básica de Saúde sobre o Direito de Cuidar e o Direito de Brincar. Objetivo foi conscientizar as participantes sobre a importância do direito à sobrevivência e o desenvolvimento de crianças na primeira infância. O momento fez parte da programação da Semana do Bebê.

Participaram o médico Antonio Germano, a enfermeira Solange de Oliveira, a assistente social do NASF AB Nádia Figueiredo, além de agentes de saúde e profissionais do PSF.

É a Prefeitura de Ocara Cuidando de Quem Precisa.
Secretaria da Saúde.
#Saúde 21/10/2019 SECRETARIA DE SAÚDE Secretaria da Saúde realiza palestra sobre o câncer de mama dentro da campanha Outubro Rosa Com o objetivo de promover a conscientização sobre o câncer de mama e compartilhar informações sobre a doença, os profissionais da saúde realizaram uma palestra na Unidade Básica de Saúde da Sede, alertando as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama.

Participaram desse momento a médica Vangerlane Pereira, enfermeira Joacilda Braga, dentista Paulo Henrique e assistente social do NASF AB Nádia Figueiredo.

É a Prefeitura de Ocara Cuidando de Quem Precisa.
Secretaria da Saúde.
#Saúde 09/10/2019 SECRETARIA DE SAÚDE Prefeita Amália participa da abertura da campanha Outubro Rosa A Prefeitura de Ocara realizou na noite desta terça-feira (08/10), no Hospital e Maternidade Francisco Raimundo, a abertura oficial do Outubro Rosa, campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Na ocasião, também foi comemorado o aniversário da prefeita Amália Pereira, com direito a bolo surpresa e música ao som de sax e violão.

A abertura da campanha começou com o acender das luzes rosas no hospital, que está todo decorado em alusão à campanha. Entre os símbolos, o laço rosa, que representa a luta da mulher contra o câncer de mama.

Para conscientizar às mulheres sobre a importância do autoexame e diagnóstico precoce da doença, a professora Evanda Ferreira foi convidada para dar seu testemunho. Ela teve câncer em 2015 e foi curada após o tratamento.

A prefeita Amália cumprimentou pacientes e todos presentes no hospital. A chefe do executivo ficou emocionada com a surpresa e agradeceu a todos pelo carinho, em especial do seu esposo Almir Pereira.

A campanha Outubro Rosa segue com uma programação especial. Equipes de Atenção Primária em Saúde, NASF-AB, CAPS e Hospital e Maternidade Francisco Raimundo Marcos realizarão, durante todo mês, palestras, salas de esperas, atividades educativas, exame clínico das mamas e solicitações de mamografias.

Outubro Rosa, nós apoiamos essa causa.

É a Prefeitura de Ocara Cuidando de Quem Precisa.

Secretaria da Saúde.
Gabinete da Prefeita.
Comunicação e Imprensa.
#Saúde 08/10/2019 SECRETARIA DE SAÚDE Prefeitura divulga indicadores de setembro do Hospital Francisco Raimundo Marcos A Prefeitura, na gestão Cuidando de Quem Precisa, fortaleceu significativamente o serviço médico em Ocara, oferecendo mais qualidade de vida a nossa população.

O Hospital e Maternidade Francisco Raimundo Marcos é um dos locais que recebem grande atenção no nosso município. Então, confira agora os números de atendimentos à população na unidade no mês de setembro de 2019.

É a Prefeitura de Ocara Cuidando de Quem Precisa.
Secretaria da Saúde.
#Saúde 04/10/2019 SECRETARIA DE SAÚDE Campanha de vacinação contra sarampo começa na próxima segunda-feira em Ocara A Prefeitura de Ocara informa que a Secretaria da Saúde inicia na próxima segunda-feira (07/10) a Campanha Nacional de Vacinação contra o sarampo. A imunização será feita de forma seletiva, em duas etapas, para dois públicos-alvos, seguindo determinação do Ministério da Saúde.

A primeira é voltada para as crianças não vacinadas de seis meses e menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias) que será realizada no período de 07 de outubro a 25 de outubro. O DIA D, de mobilização nacional, acontecerá num sábado, 19 de outubro.

A outra etapa será direcionada para o público-alvo adultos jovens na faixa etária de 20 a 29 anos de idade não vacinados, no período de 18 de novembro a 30 de novembro. Já o DIA D para este público será no dia 30 de novembro.

O objetivo da campanha é interromper a circulação do vírus do sarampo e proteger os grupos mais acometidos pela doença no País. Por isso, orientamos para que todas as pessoas que fazem parte do público-alvo procurem a Unidade Básica de Saúde mais próxima para se vacinar.

É a Prefeitura de Ocara Cuidando de Quem Precisa.
Secretaria da Saúde.
Secretaria da Saúde do Ceará.
Ministério da Saúde.
#Saúde 30/09/2019 SECRETARIA DE GOVERNO Ocara encerra programação do Setembro Amarelo com caminhada O encerramento da programação do Setembro Amarelo foi marcado nesta sexta-feira (27) com Caminhada que saiu do CAPS em direção à Praça de Eventos. O evento reuniu profissionais da Saúde, Educação, Desenvolvimento Social e estudantes, além da Banda de Música Municipal.
Realizada pela Prefeitura de Ocara, juntamente com as Secretarias Municipais, em parceria com o PRAVIDA (UFC), VIDAS PRESERVADAS (Ministério Público do Ceará), Associação Brasileira de Psiquiatria e Conselho Federal de Medicina, a Campanha marca a luta contra um problema de saúde mundial considerado grave: o suicídio. Criada pelo Centro de Valorização da Vida, o Setembro Amarelo é uma campanha criada para trazer o diálogo sobre o assunto para a sociedade.

É a Prefeitura de Ocara Cuidando de Quem Precisa.
Setembro Amerelo, Porque a sua Vida vale a pena.
#PrefeituraDeOcara #CuidandoDeQuemPrecisa #SetembroAmarelo #PorqueASuaVidaValeAPena
#Saúde 17/09/2019 SECRETARIA DE SAÚDE Prefeitura realiza encontro do Comitê Municipal de Prevenção de Mortalidade Materna Infantil e Fetal A Prefeitura de Ocara realizou, por meio da Secretaria da Saúde, o encontro do Comitê Municipal de Prevenção de Mortalidade Materna Infantil e Fetal.
Os Comitês de Prevenção do Óbito Infantil e Fetal são organismos interinstitucionais, de caráter eminentemente educativo e formativo, com atuação sigilosa.
Congregam instituições governamentais e da sociedade civil organizada, contando com participação multiprofissional, cuja atribuição é dar visibilidade, acompanhar e monitorar os óbitos infantis e fetais e propor intervenções para redução da mortalidade. São instrumentos de gestão que permitem avaliar a qualidade da assistência à saúde prestada à gestante, ao parto e ao nascimento e à criança no primeiro ano de vida, para subsidiar as políticas públicas e as ações de intervenção.
O comitê é composto por representantes da Vigilância Epidemiológica, da Saúde da Família, médico clínico da estratégia de saúde da família, médica ginecologista e obstetra, enfermeira obstetra, Coordenação de Enfermagem do Hospital e Maternidade Francisco Raimundo Marcos, do Conselho Municipal de Saúde e da sociedade civil.
É a Prefeitura de Ocara Cuidando de Quem Precisa.
Secretaria da Saúde.
#PrefeituraDeOcara #CuidandoDeQuemPrecisa
#Saúde 12/09/2019 SECRETARIA DE SAÚDE Prefeitura realiza encontro do Comitê Municipal de Prevenção de Mortalidade Materna Infantil e Fetal A Prefeitura de Ocara realizou, por meio da Secretaria da Saúde, o encontro do Comitê Municipal de Prevenção de Mortalidade Materna Infantil e Fetal.
Os Comitês de Prevenção do Óbito Infantil e Fetal são organismos interinstitucionais, de caráter eminentemente educativo e formativo, com atuação sigilosa.
Congregam instituições governamentais e da sociedade civil organizada, contando com participação multiprofissional, cuja atribuição é dar visibilidade, acompanhar e monitorar os óbitos infantis e fetais e propor intervenções para redução da mortalidade. São instrumentos de gestão que permitem avaliar a qualidade da assistência à saúde prestada à gestante, ao parto e ao nascimento e à criança no primeiro ano de vida, para subsidiar as políticas públicas e as ações de intervenção.
O comitê é composto por representantes da Vigilância Epidemiológica, da Saúde da Família, médico clínico da estratégia de saúde da família, médica ginecologista e obstetra, enfermeira obstetra, Coordenação de Enfermagem do Hospital e Maternidade Francisco Raimundo Marcos, do Conselho Municipal de Saúde e da sociedade civil.
É a Prefeitura de Ocara Cuidando de Quem Precisa.
Secretaria da Saúde.
#PrefeituraDeOcara #CuidandoDeQuemPrecisa #Saúde
#Saúde 12/09/2019 GABINETE DA PREFEITA Prefeitura realiza I Fórum Municipal de Prevenção ao Suicídio A Prefeitura de Ocara realizou na quarta-feira (11/09), na EEEP Maria Môsa da Silva, o I Fórum Municipal de Prevenção ao Suicídio com o tema: “Porque a sua vida vale a pena”. Esta ação foi voltada aos profissionais das diversas políticas e segmentos da sociedade civil. O Fórum faz parte da programação da campanha Setembro Amarelo, como ação constante na prevenção ao suicídio.

O trabalho de prevenção, intervenção e posvenção ao suicídio está organizado em um grupo de trabalho que atua no Município com a parceria do PRAVIDA (UFC) e VIDAS PRESERVADAS (Ministério Público do Ceará), estruturado por um plano municipal de prevenção ao suicídio (em fase de conclusão) alicerçado em três grandes áreas: ensino, assistência e pesquisa e tem o total apoio da prefeita Amália Pereira, que esteve presente no fórum.

O município contou com a valorosa palestra da professora da UECE Drª Alessandra Xavier, que é referência nacional no assunto, tem doutorado em psicologia clínica e psicobiologia pela Universidade de Santiago de Compostela, Espanha.

É a Prefeitura de Ocara Cuidando de Quem Precisa.
#PrefeituraDeOcara #CuidandoDeQuemPrecisa
#Saúde 11/09/2019 SECRETARIA DE SAÚDE Campanha Setembro Amarelo chega à EEF Odilon de Souza Brilhante Ação da campanha Setembro Amarelo foi realizada na EEF Odilon de Souza Brilhante, na Localidade de Curupira. O momento sobre prevenção e combate ao Suicídio foi ministrado pela assistente social do NASF AB Nádia Figueiredo aos alunos no 9º ano, visando conscientizar que o suicídio pode ser evitado, alertando os estudantes sobre a importância da prevenção, incentivando os mesmos a ajudar pessoas com tendências suicidas.

É a Prefeitura de Ocara Cuidando de Quem Precisa.
#Saúde 11/09/2019 SECRETARIA DE SAÚDE Prefeitura realização da campanha Setembro Amarelo na UBS de Jurema dos Vieiras A campanha Setembro Amarelo continua no nosso município. Na terça-feira (10/09), a Prefeitura de Ocara realizou na Unidade Básica de Saúde de Jurema dos Vieiras palestras, exercícios físicos, testes e conversas.

A campanha de valorização da vida e o combate ao suicídio segue durante todo o mês, porque a sua vida vale a pena.

É a Prefeitura de Ocara Cuidando de Quem Precisa.
Secretaria da Saúde.
Secretaria da Educação.
Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social.
#Saúde 10/09/2019 SECRETARIA DE SAÚDE Alunos da EEF Raimundo dos Santos Lessa recebem orientações sobre segurança alimentar Na segunda-feira (09/09), o NASF AB realizou, dentro do Programa Saúde na Escola, na EEF Raimundo dos Santos Lessa, no bairro Boa Esperança, orientações sobre a promoção da segurança alimentar e nutricional e da alimentação saudável e prevenção da obesidade infantil. O momento foi ministrado pelo o educador físico Jacó objetivando conscientizar as crianças sobre a importância da alimentação saudável.

É a Prefeitura de Ocara Cuidando de Quem Precisa.
Secretaria da Saúde.
#Saúde 10/09/2019 SECRETARIA DE SAÚDE Pacientes da UBS do bairro São Marcos recebe orientações sobre doenças do coração Pacientes receberam na segunda-feira (09/09), na Unidade Básica de Saúde do bairro São Marcos orientações com o educador físico do NASF AB Jacó sobre o Dia Mundial do Coração e alertar a população sobre as doenças que colocam em risco o precioso órgão e ensinar, principalmente, como preveni-las.

É a Prefeitura de Ocara Cuidando de Quem Precisa.
Secretaria da Saúde.
#Saúde 04/09/2019 SECRETARIA DE SAÚDE Grupo PRAVIDA OCARA oferta Serviço de Plantão Psicológico no Hospital e Maternidade Francisco Raimundo Marcos A Prefeitura de Ocara informa que o Grupo de Trabalho de Prevenção ao Suicídio - GT PRAVIDA OCARA vem ofertando Serviço de Plantão Psicológico, no Hospital e Maternidade Francisco Raimundo Marcos.

O atendimento serve como espaço de acolhimento e de escuta a quem apresenta uma demanda psíquica, um sofrimento, um espaço onde esse sujeito que sofre se sinta verdadeiramente ouvido na sua dor, favorecendo para que este possa ressignificar o seu estar no mundo.

O serviço é ofertado no Hospital e Maternidade Francisco Raimundo Marcos todas as sextas-feiras de 13h às 17h.

Profissionais plantonistas:

Psicóloga Liliana Lima da Silva - CRP 11/10287;
Psicóloga Ruti Aires Bandeira - CRP 11/10008;
Psicólogo Wgerbesson Freires Maciel - CRP 11/10710.

#SetembroAmarelo
#Saúde 19/08/2019 SECRETARIA DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL Prefeitura de Ocara realiza capacitação sobre prevenção do suicídio A Prefeitura de Ocara, em parceria com o PRAVIDA-UFC, realizou na sexta-feira (16/08), na EEEP Maria Môsa da Silva, capacitação sobre prevenção do suicídio para profissionais da Educação, STDS, Saúde, organização civil.
O evento contou com a participação da psicóloga Carol, representando o PRAVIDA nas Escolas. Foram trabalhados temas pertinentes como: Habilidades sociais (comunicação assertiva, empatia, resolução de problemas) e autoestima. Em seguida os 40 participantes trocaram informações a respeito da rede de atendimento aos discentes/família e em seguida foram planejadas ações para o mês de setembro, quando acontece o Setembro Amarelo.
É a Prefeitura de Ocara Cuidando de Quem Precisa.
#PrefeituraDeOcara #CuidandoDeQuemPrecisa #Educação #Saúde #STDS#PRAVIDA #PRAVIDANASESCOLAS
#Saúde 13/08/2019 SECRETARIA DE SAÚDE UBS de Jurema dos Vieiras realiza encontro com um grupo de adolescentes A Unidade Básica de Saúde da Jurema dos Vieiras realizou encontro com um grupo de adolescentes, na segunda-feira (12/08). O Objetivo do momento, com a psicóloga do NASF AB Ana Cristina Lopes e a terapeuta Ocupacional do NASF AB Aline Almeida, foi trabalhar as demandas emocionais dos adolescentes, como família, escola, amizade e relacionamentos. O encontro teve por base o poema “O Menestrel”, de William Shakespeare.
É a Prefeitura de Ocara Cuidando de Quem Precisa.
Secretaria da Saúde.
#PrefeituraDeOcara #CuidandoDeQuemPrecisa #Saúde
#Saúde 13/08/2019 SECRETARIA DE SAÚDE UBS da Sede realiza encontro do grupo de gestantes sobre o Agosto Dourado Na manhã de segunda-feira (12/08) foi realizado na Unidade Básica de Saúde - Sede um encontro do grupo de gestantes sobre o Agosto Dourado, mês do Aleitamento Materno. O momento foi ministrado pela assistente social do NASF AB Nádia Figueiredo e pelo dentista da UBASF - Sede Paulo Henrique.
O objetivo do Agosto Dourado é enfatizar a importância do envolvimento de todos os familiares próximos, e não apenas da mãe, para que seja possível o aleitamento materno exclusivo nos primeiros seis meses de vida e de forma complementar até os dois anos de idade.
É a Prefeitura de Ocara Cuidando de Quem Precisa.
Secretaria da Saúde.

#PrefeituraDeOcara #CuidandoDeQuemPrecisa #Saúde
#Saúde 07/08/2019 SECRETARIA DE SAÚDE Comissão de Controle de Infecção Hospitalar realiza auditoria em todo os setores do Hospital A Comissão de Controle de Infecção Hospitalar realizou auditoria em todo os setores do Hospital e Maternidade Francisco Raimundo Marcos. Segundo o presidente da comissão, Dr. Deuzighebiton Fernandes, é de grande importância que todos os nossos colaboradores conheçam nossos processos e protocolos com base na norma regulamentadora NR32. Essa norma tem por finalidade estabelecer diretrizes básicas implementação de medidas de proteção á segurança e a saúde.

Disseminar sistematicamente a integração dos processos é garantir também as boas práticas de funcionamento do serviço,focando na melhoria contínua dos processos no cuidado do paciente. As estratégias e ações definidas visa a prevenção e mitigação em todas as fazes da assistência prestada ao paciente. Enfatiza a diretora geral do Hospital e Maternidade Francisco Raimundo Marcos.

É a Prefeitura de Ocara Cuidando de Quem Precisa.
Secretaria da Saúde.

#PrefeituraDeOcara #CuidandoDeQuemPrecisa #Saúde
#Saúde 05/08/2019 SECRETARIA DE SAÚDE Academias da Saúde realizam atividades de esporte, aventura e hidroginástica aeróbica A Prefeitura de Ocara, buscando cada vez mais qualidade de vida para a população, realizou atividades de esporte, aventura e hidroginástica aeróbica com as turmas das Academias da Saúde de Novo Horizonte e Sede. As atividades foram desenvolvidas pelas educadoras físicas Verenice Oliveira e Rosangela Ferreira.
As Academias da Saúde são espaços ao ar livre com equipamentos usados para atividades físicas e práticas corporais. Participe!
É a Prefeitura de Ocara Cuidando de Quem Precisa.
Secretaria da Saúde.
#PrefeituraDeOcara #CuidandoDeQuemPrecisa #Saúde#AcademiaDaSaúde
#Saúde 19/07/2019 SECRETARIA DE SAÚDE Profissionais da Saúde de Ocara participam de Etapa de Monitoramento do Painel de Indicadores Estratégicos de Vigilância Profissionais da Saúde de Ocara participaram nos dias 17 e 18 de julho, na Escola de Saúde Pública do Estado, da “1ª Etapa de Monitoramento do Painel de Indicadores Estratégicos de Vigilância em Saúde - macrorregião de Fortaleza”. O painel de indicadores é composto por 44 indicadores em saúde, com objetivo de consolidar a rotina de monitoramento e avaliação entre equipes de vigilância em saúde do estado, regiões e municípios.

O monitoramento e avaliação de indicadores, como parte dos processos de trabalho da vigilância em saúde, representam importantes instrumentos de análise da execução das ações á luz dos resultados alcançados e do cumprimento de metas, subsidiando assim, a tomada de decisões e planejamento de ações por gestores e profissionais de saúde.

Estiveram presentes a coordenadora de Epidemiologia e Imunização, Jane Ruth Gadelha, a coordenadora de Atenção Primaria a Saúde, Barbara Marques, e o coordenador de Vigilância em Saúde, Inti Campus Salles, com o intuito de avaliar os indicadores do município de Ocara, identificar os pontos de melhorias e assim ofertar ao cidadão ocarense um serviço publico em saúde com maior qualidade.

É a Prefeitura de Ocara Cuidando de Quem Precisa.
Secretaria da Saúde.

#PrefeituraDeOcara #CuidandoDeQuemPrecisa #Saúde
#Saúde 18/07/2019 SECRETARIA DE SAÚDE Prefeitura realiza mês de prevenção e combate as hepatites virais Neste mês, a Prefeitura de Ocara, por meio da Secretaria da Saúde, está promovendo junto com as Unidades Básicas de Saúde o “ Julho Amarelo”, campanha de prevenção às Hepatites Virais. Os profissionais promovem palestras e rodas de conversa com a comunidade. A ação é feita em parceria com os profissionais do NASF.

No Brasil, as hepatites virais mais comuns são as causadas pelos vírus A, B e C. Existem, ainda, os vírus D e E, esse último mais frequente na África e na Ásia. Milhões de pessoas no Brasil são portadoras dos vírus B ou C e não sabem. Elas correm o risco de as doenças evoluírem (tornarem-se crônicas) e causarem danos mais graves ao fígado, como cirrose e câncer. As hepatites virais são doenças de notificação compulsória, ou seja, cada ocorrência deve ser notificada por um profissional de saúde. Esse registro é importante para mapear os casos de hepatites no país e ajuda a traçar diretrizes para as políticas públicas no setor.

As Unidades Básicas Saúde estão realizando testes rápidos de Hepatite B e C. O teste é gratuito e o resultado fica pronto em 30 minutos.

É a Prefeitura de Ocara Cuidando de Quem Precisa.
Secretaria da Saúde.

#PrefeituraDeOcara #CuidandoDeQuemPrecisa #Saúde #JulhoAmarelo
#Saúde 16/07/2019 SECRETARIA DE SAÚDE Prefeitura entrega ambulância à comunidade de Jurema dos Vieiras Dando continuidade na qualificação dos serviços de saúde para a população ocarense, a prefeita Amália Pereira realizou na noite de terça-feira (16) a entrega de uma ambulância nova para a localidade de Jurema dos Vieiras, bem como a devolução da ambulância dos Bolas.

A gestora e toda sua equipe, juntamente com os secretários, vereadores, lideranças e o deputado estadual Bruno Pedrosa foram bem recebidos por todos da comunidade, que se alegraram com essa conquista.

"Nós viemos para trabalhar e a ambulância é para Jurema e as localidades vizinhas. Essa conquista é para o povo, como tudo que fazemos. Agradeço a nossa equipe, nossos secretários, nossos 8 vereadores e toda a população. Em breve vamos inaugurar a UBS da Lagoa do Velho, a ambulância já está voltando para lá. Nós fazemos tudo com o maior amor", disse a prefeita Amália.

É a Prefeitura de Ocara Cuidando de Quem Precisa.
Secretaria da Saúde.

#PrefeituraDeOcara
#CuidandoDeQuemPrecisa
#Saúde
#NovasAmbulâncias
#JuremaDosVieiras
#Bolas
#Saúde 16/07/2019 SECRETARIA DE SAÚDE Serviço de Raio-X retorna no Hospital de Ocara A partir desta terça-feira (16), o Hospital e Maternidade Francisco Raimundo Marcos retorna com o serviço de Raio-X. O serviço havia sido interrompido, devido a um problema ocasionado pelo sistema de alimentação da rede elétrica. Ontem (17) foram feitas simulações de atendimento.

A sala de Raio-X foi readequada, agora dentro dos padrões do Ministério da Saúde. Ambiente totalmente climatizado para melhor acolher os nossos pacientes. Informamos que os exames radiográficos serão regulados pela Secretaria da Saúde do município e também estamos realizando os Raio-X Odontológicos.

A gestão da prefeita Amália Pereira vem trabalhando para garantir cada vez mais saúde e bem-estar à população ocarense.

É a Prefeitura de Ocara Cuidando de Quem Precisa.
Secretaria da Saúde.

#PrefeituraDeOcara #CuidandoDeQuemPrecisa #Saúde #RaioX
#Saúde 11/07/2019 SECRETARIA DE SAÚDE Prefeitura entrega ambulância à comunidade do Sereno A prefeita Amália Pereira entregou uma ambulância nova para a localidade do Sereno. Durante a solenidade na quarta-feira (10), também aconteceu ainda o retorno das ambulâncias do Córrego do Facó e Novo Horizonte. Os veículos fazem parte do projeto Ambulância na Comunidade.

A população vibrou com essa conquista, que, além do Sereno, beneficiará as comunidades vizinhas.

A atenção da gestão Cuidando de Quem Precisa com a saúde do povo ocarense está cada vez maior e fazendo história no nosso município.

"Estamos honrando com o nosso povo. A Ocara está crescendo, por isso é importante o respeito que temos pelo município. É uma honra estar hoje no Sereno e quero trazer o melhor para esse distrito e para as comunidades vizinhas. Eu sei da dificuldade de quem mora na zona rural ir até o hospital. Por isso essas ambulâncias, porque eu quero trazer o melhor para o nosso povo", disse a prefeita Amália Pereira.

Além da prefeita Amália, participaram também os secretários Almir Pereira (Governo), Cremilda Sousa (Saúde), Raimundo Marcos (Gabinete), Helton Soares (Finanças), Humberto Maia (Administração), Márcio Lopes (Infraestrutura), Raquel Lopes (Educação), Andrea Pereira (Cultura), os vereadores Elieudo Silva, Raimundo Lamboca, Roberto Lima, Ivo Gomes, José Maria Dantas, Marcondes Barbosa e João Bosco, além de lideranças locais, servidores e população em geral.

É a Prefeitura Cuidando de Quem Precisa.
Secretaria da Saúde.

#PrefeituraDeOcara #CuidandoDeQuemPrecisa #Saúde
#Saúde 05/07/2019 SECRETARIA DE SAÚDE Prefeitura de Ocara realiza mais um mutirão de cirurgias de catarata A Prefeitura de Ocara realizou mais um mutirão de cirurgias de catarata. Os procedimentos aconteceram no Hospital e Maternidade Francisco Raimundo Marcos e as cirurgias foram viabilizadas por conta do repasse Federal das Cirurgias Eletivas do Ministério da Saúde.

As cirurgias tem alto impacto na qualidade de vida da população. Apesar de ser um procedimento simples, algumas condições contra indicam momentaneamente a realização do procedimento, como o paciente possuir diabetes e hipertensão mal controlados, fazer uso de anticoagulantes e outras medicações, assim como algumas doenças oftalmológicas.

A escolha dos pacientes se dá por meio de consulta nos postos de saúde. Aqueles que têm maior necessidade de cirurgia são chamados. As cirurgias são marcadas através da Central de Regulação Municipal, na Secretaria da Saúde.

É Prefeitura de Ocara Cuidando de Quem Precisa.
Secretaria da Saúde.

#PrefeituraDeOcara #CuidandoDeQuemPrecisa #Saúde
#Saúde 01/07/2019 SECRETARIA DE SAÚDE Ocara terá dois representantes na Conferência Nacional de Saúde A Prefeitura tem a honra de informar que o município de Ocara terá dois representantes na Conferência Nacional de Saúde: o enfermeiro Gilberto Lopes e D. Terezinha Ricardo. O evento acontecerá de 04 a 07 de agosto 2019, em Brasília. Eles foram eleitos na Conferência Estadual da Saúde, realizada em junho. Foram eleitos 120 delegados para etapa Nacional. A edição municipal da conferência aconteceu em abril deste ano.
A Conferência Nacional de Saúde é o fórum de debate, entre todos os segmentos da sociedade representada através de entidades, com a finalidade de avaliar a situação de saúde do Brasil, fixar diretrizes da política de saúde, definir e priorizar propostas para melhorar a qualidade dos serviços de saúde, proporcionando à população melhor qualidade de vida.
Avaliar experiências e avanços organizacionais dos conselhos de saúde é condição imprescindível para o aprimoramento e ajustes comuns na consolidação desta instituição mediadora entre o Estado e a Sociedade.
É a Prefeitura de Ocara Cuidando de Quem Precisa.
Secretaria da Saúde.
#PrefeituraDeOcara #CuidandoDeQuemPrecisa #Saúde
#Saúde 28/06/2019 SECRETARIA DE SAÚDE Prefeitura de Ocara realiza Arraiá do CAPS A Prefeitura de Ocara realizou na sexta-feira (28), por meio da Secretaria da Saúde, o Arraiá do CAPS. O evento aconteceu no Plenário da Câmara Municipal com usuários e funcionários do serviço. Foram realizadas brincadeiras, quadrilha improvisada e muitas músicas, além de apresentação de dança por uma mãe e também de alunos da EEEP Maria Mosa da Silva cantando e tocando. O arraiá é mais uma promoção de inclusão social. Os usuários se sentem felizes e realizados.
Estiveram presentes a prefeita Amália Pereira, a secretária da Saúde, Cremilda Souza, o secretário de Governo, Almir Pereira, e demais convidados.
É a Prefeitura de Ocara Cuidando de Quem Precisa.
Secretaria da Saúde.
#PrefeituraDeOcara #CuidandoDeQuemPrecisa #Saúde
#Saúde 28/06/2019 SECRETARIA DE SAÚDE Prefeita Amália Pereira participa da entrega dos uniformes dos profissionais do Hospital de Ocara A prefeita de Ocara, Amália Pereira, realizou na sexta-feira (28) a entrega dos uniformes à equipe de servidores do Hospital e Maternidade Francisco Raimundo Marcos. A iniciativa visa a melhoria na qualidade das condições de trabalho, promovido pela Prefeitura, e atende o pedido dos funcionários da unidade.
Além do fardamento, a gestão Cuidando de Quem Precisa promoveu mudanças na alimentação, no fluxo, limpeza, na farmácia, formação de uma equipe multidisciplinar formada por assistente social, farmacêutica, nutricionista e um médico, assim como a instituição da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar. A cada dia o Hospital Municipal avança com suas ações na perspectiva de atender de forma organizada e humanizada a população Ocarense.
Também participaram da entrega dos uniformes a secretária da Saúde, Cremilda Sousa, o secretário de Governo, Almir Pereira, a diretora do Hospital, Angélica Mendes, e o coordenador de Enfermagem, Jerry Deyvid.
É a Prefeitura de Ocara Cuidando de Quem Precisa.
Secretaria da Saúde.
#PrefeituraDeOcara #CuidandoDeQuemPrecisa #Saúde
#Saúde 10/06/2019 SECRETARIA DE SAÚDE Prefeita Amália Pereira se reune com equipe multidisciplinar do Hospital Francisco Raimundo Marcos A prefeita Amália Pereira se reuniu com os profissionais da equipe multidisciplinar do Hospital e Maternidade Francisco Raumundo Marcos que atende a população. A equipe é formada pela assistente social Francely Souza, farmacêutica Olicelma Oliveira, nutricionista Daniela Oliveira, enfermeira Cácia Aline e o médico Felinto Aguiar.

Amália também se reuniu, juntamente com a diretora do Hospital, Angelica Mendes, com os profissionais do laboratório da unidade: bioquímico Deuzinghebiton, técnico de Enfermagem Antônio Carlos, e conversou com pacientes.

O objetivo da prefeita Amália Pereira é ouvir os servidores e população e com isso oferecer um serviço cada vez melhor.

É a Prefeitura de Ocara Cuidando de Quem Precisa.
Secretaria da Saúde.

#PrefeituraDeOcara #CuidandoDeQuemPrecisa #Saúde
#Saúde 15/05/2019 GABINETE DA PREFEITA Prefeita Amália Pereira visita UBSs de Croatá e Sereno A prefeita Amália Pereira visitou na quarta-feira (15) as Unidade Básicas de Saúde do Croatá e Sereno. Acompanhada do vereador Ivo Gomes, Amália conversou com pacientes e profissionais dos postos de saúde. A prefeita está sempre ouvindo a população e os servidores com o propósito de aprimorar cada vez mais a qualidade do serviço público.

Nas duas visitas, a gestora vistoriou as estruturas físicas dos locais. A UBS do Sereno está recebendo uma nova pintura e reparos. Já o posto do Croatá receberá uma reforma em breve.

É a Prefeitura de Ocara Cuidando de Quem Precisa.
Secretaria da Saúde.

#PrefeituraDeOcara #CuidandoDeQuemPrecisa #Saúde
#Saúde 08/05/2019 GABINETE DA PREFEITA Prefeita Amália Pereira visita Centro de Atenção Psicossocial (Caps) A prefeita Amália Pereira visitou nessa terça-feira (7) o Centro de Atenção Psicossocial (Caps), na Sede de Ocara.

Juntamente com o chefe de Gabinete, Raimundo Marcos e a coordenadora do CAPS, Maria Dulce Ribeiro, Amália acompanhou os serviços e conversou com profissionais e usuários. A prefeita parabenizou a equipe pelos serviços e atendimentos qualificados que estão sendo oferecidos aos pacientes.

É a Prefeitura de Ocara Cuidando de Quem Precisa.Secretaria da Saúde.#PrefeituraDeOcara #CuidandoDeQuemPrecisa #Saúde
#Saúde 08/05/2019 SECRETARIA DE SAÚDE Prefeitura desenvolve ações de enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti e informa dados sobre arboviroses em Ocara A Prefeitura de Ocara vem desenvolvendo diversas ações de enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti no município. Através do Setor de Epidemiologia da Secretaria da Saúde em parceria com os Agentes de Combate as Endemias, são realizadas inspeções domiciliares e o controle dos possíveis criadouros com a partilha Natular. Só em 2019, até agora no primeiro ciclo de visitas, foram feitas 16.634 inspeções, destas foram tratados 150 imóveis.

Além das visitas, o Programa Saúde na Escola - PSE, em parceria da Secretária de Educação, vêm desenvolvendo ações de educação em saúde, junto aos alunos e pais voltadas para a temática, fortalecendo assim a importância da prevenção e controle das arboviroses.

O Comitê Municipal de Enfrentamento ao Aedes, composto por profissionais dos diversos setores governamentais, realizou ações na comunidade, com o intuito de fomentar que a luta contra este transmissor deve ser de todos e contínua.

Com essas ações conjuntas e intersetoriais o Governo Municipal, na gestão da prefeita Amália Pereira, vêm conseguindo manter um índice de infestação baixo de 1,06. Tendo sido notificado até o dia 27 de abril 88 casos para Dengue, destes 3 foram positivos, 42 descartados e 43 estão aguardando liberação dos resultados. Para Febre de Chikungunya foram notificados 58 casos, sendo nenhum positivo, 15 negativos e 43 aguardando liberação do resultado pelo LACEN (Laboratório central de saúde publica do ceará).

É a Prefeitura de Ocara Cuidando de Quem Precisa.
Secretaria da Saúde.


#PrefeituraDeOcara #CuidandoDeQuemPrecisa #Saúde #TodosContraOAedesaegypti
#Saúde 06/05/2019 SECRETARIA DE SAÚDE Prefeitura realiza Dia D de vacinação contra a gripe influenza A Prefeitura de Ocara realizou nesse sábado (4), o Dia D de mobilização e vacinação contra a gripe influenza, uma ação da Secretaria da Saúde em parceria com o Ministério da Saúde.

Foram vacinadas pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, gestantes, mulheres com até 45 dias após o parto, crianças de 6 meses até menores de 6 anos, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis (incluindo pessoas com deficiências específicas), trabalhadores da Saúde, professores das escolas públicas e privadas, povos indígenas, funcionários do sistema prisional e profissionais de segurança.

A campanha segue a até o dia 31 de maio. Vá ao posto de saúde mais próximo e leve carteira de vacinação.

É a Prefeitura de Ocara Cuidando de Quem Precisa.
Secretaria da Saúde.

#PrefeituraDeOcara #CuidandoDeQuemPrecisa #Saúde #CampanhaNacionalDeVacinaçãoContraAGripe #CampanhaNacionalDeVacinaçãoContraAInfluenza
A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas sentadas e texto
#Saúde 26/04/2019 SECRETARIA DE SAÚDE Prefeitura realiza atividades de conscientização e prevenção da Hipertensão Arterial No Dia Nacional de Combate à Hipertensão Arterial, 26 de abril, a Prefeitura de Ocara, por meio da Secretaria da Saúde, NASF, realizou atividades de conscientização e prevenção da doença, nesta sexta-feira, na Praça de Eventos.

Foram feitas ações de verificação da pressão arterial, exercícios físicos, teste de glicemia, Índice de Massa Corporal (medição de peso e altura), dicas de nutrição e outras atividades educativas sobre os cuidados básicos para prevenir a hipertensão arterial.

É a Prefeitura de Ocara Cuidando de Quem Precisa.
Saúde.

#PrefeituraDeOcara #CuidandoDeQuemPrecisa #Saúde
#DiaNacionalDeCombateÀHipertensãoArterial
#Saúde 05/04/2019 SECRETARIA DE SAÚDE Prefeitura de Ocara realiza 7ª Conferência Municipal de Saúde Com o objetivo de avaliar a situação da saúde e propor diretrizes para a formulação da política do setor, a Prefeitura de Ocara realizou nessa quinta-feira (4), na EEEP Maria Môsa da Silva, a 7ª Conferência Municipal de Saúde.

O evento teve como tema Democracia e Saúde, abordou três eixos temáticos: Saúde como direito; Consolidação dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS); e Financiamento adequado e suficiente para o SUS. As propostas debatidas na conferência serão enviadas à etapa estadual e, por sua vez, à Conferência Nacional de Saúde.

A Conferência realizada através da Secretia da Saúde e Conselho Municipal de Saúde, reuniu representantes de usuários do SUS, gestores, trabalhadores do SUS e estudantes. O evento contou também com as presenças da prefeita Amália Pereira e da secretaria da Saúde, Cremilda Souza.

É a Prefeitura de Ocara Cuidando de Quem Precisa.
Saúde.

#PrefeituraDeOcara #CuidandoDeQuemPrecisa #Saúde #ConferênciaMunicipalDeSaúde
#Saúde 29/03/2019 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Alunos da EEF Luís Cândido participam de prevenção às drogas Alunos da Escola Municipal Luís Cândido de Oliveira assistiram a uma palestra de prevenção ao álcool e às drogas, ministrada pelo promotor de Justiça Antonio Forte Júnior.

A palestra, realizada em parceria com a Secretaria da Educação e Conselho tutelar, teve como objetivo combater e alertar sobre a disseminação das drogas e tratou, principalmente, da causa e efeito dos entorpecentes. Na ocasião foram apresentados vídeos de dependentes químicos, mostrando que o consumo precoce de drogas prejudica o desenvolvimento cerebral.

É a Prefeitura de Ocara Cuidando de Quem Precisa.
Educação.

#PrefeituraDeOcara #CuidandoDeQuemPrecisa #Educação
#Saúde 23/03/2019 SECRETARIA DE SAÚDE Prefeitura realiza Curso de Capacitação em Atendimento Pré-Hospitalar Tendo como público-alvo profissionais do Hospital e Equipes de Atenção Primaria, a Prefeitura de Ocara, por meio da Secretaria da Saúde, realizou nessa sexta-feira (22), na Câmara Municipal, o Curso de Capacitação em Atendimento Pré-Hospitalar, ministrado pelo professor Thiago, do Centro Técnico de Sobrevivência Humana.

O objetivo principal do curso é ampliar os conhecimentos dos profissionais para realizarem atendimentos qualificados de urgência ou emergência que possa levar a graves sequelas à vitima ou mesmo levá-la à morte. São orientações de urgências para situações de natureza clínica, traumática, obstétrica, pediátrica, psiquiátrica, entre outras.

É a Prefeitura de Ocara Cuidando de Quem Precisa.
Saúde.

#PrefeituraDeOcara #CuidandoDeQuemPrecisa #Saúde
#Saúde 01/03/2019 SECRETARIA DE SAÚDE Prefeitura realiza blitz do Bloco da Saúde Ocara já está no clima de carnaval e para começar o feriadão prevenido, a Prefeitura de Ocara, por meio da Secretária da Saúde, realizou nessa uma blitz educativa sobre acidentes de trânsito, Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) e Aids. Foram distribuidos preservativos e panfletos com informações sobre trânsito, além de testes rápidos de HIV e sífilis.

É a Prefeitura de Ocara Cuidando de Quem Precisa.
Secretaria da Saúde.

#PrefeituraDeOcara #CuidandoDeQuemPrecisa #Saúde #OcaraFolia
#Saúde 30/11/2018 SECRETARIA DE SAÚDE Prefeitura de Ocara realiza mobilização de conscientização para inibir a proliferação do Aedes aegypti A Prefeitura de Ocara realizou nessa sexta-feira, 30 de novembro, uma grande mobilização de conscientização junto à população para inibir a proliferação do Aedes aegypti, o mosquito da dengue. Foram utilizadas diversas estratégias, entre elas: tenda com exposição de maquetes de casas, sendo uma com postura correta de seus domiciliares e outra incorreta, montagem de laboratório com microscópio para observação de larvas do mosquito e panfletagem.

As atividades foram coordenadas pela Secretaria da Saúde com participação do comitê intersetorial de combate ao mosquito, dos coordenadores da vigilância em saúde, vigilância epidemiológica, da supervisão geral técnica e coordenação de endemias e seus agentes.Todos participaram com muita garra e determinação.

É a Prefeitura de Ocara Cuidando de Quem Precisa.
Secretaria da Saúde.

#PrefeituraDeOcara
#CuidandoDeQuemPrecisa
#Saúde
#Saúde 29/11/2018 SECRETARIA DE SAÚDE Prefeita Amália Pereira realiza visita às obras do hospital de ocara A prefeita Amália Pereira visitou, nessa manhã de quinta-feira (29), as obras de reforma e ampliação do Hospital e Maternidade Francisco Raimundo Marcos.

A nova estrutura ampliará os serviços trazendo melhorias aos ocarenses.

É a Prefeitura de Ocara Cuidando de Quem Precisa.
Secretaria da Saúde.

Comunicação e Imprensa | SEGOV

#PrefeituraDeOcara
#CuidandoDeQuemPrecisa
#Saúde
#ReformaDoHospital
#Saúde 28/11/2018 SECRETARIA DE SAÚDE Prefeitura de Ocara realiza ação da campanha Novembro Azul em Serragem No decorrer de novembro, a Prefeitura de Ocara, por meio da Secretaria da Saúde, realiza, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), ações preventivas ao câncer de próstata. Desta vez, o dia D de conscientização sobre a doença aconteceu na Serragem. Além de palestra educativa, tivemos exames realizados pelo Dr. Filomeno.

As ações fazem parte do Novembro Azul, um movimento mundial que acontece durante o mês para reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. Quando descoberto no início, 90% dos casos são curáveis.

A doença é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens brasileiros - de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), estima-se que serão mais de 68 mil novos casos da doença ainda em 2018. E as maiores vítimas são homens a partir dos 50 anos, além de pessoas com presença da doença em parentes de primeiro grau, como pai, irmão ou filho.

É a Prefeitura de Ocara Cuidando de Quem Precisa.
Secretaria da Saúde.

Comunicação e Imprensa | SEGOV

#PrefeituraDeOcara
#CuidandoDeQuemPrecisa
#Saúde
#NovembroAzul
#Saúde 27/11/2018 SECRETARIA DE SAÚDE Dia D de vacinação antirrábica será dia 8 de dezembro em Ocara A vacinação anual de cães e gatos é eficaz na prevenção da raiva nos animais, e consequentemente, a raiva humana. Por isso, a Prefeitura de Ocara, por meio da Secretaria da Saúde, convida toda a população para o Dia D da Campanha de Vacinação Antirrábica que acontecerá no dia 8 de dezembro.

O coordenador de Vigilância em Saúde, Inti Rodrigues, explica que “a vacina é para cachorros e gatos, machos e fêmeas, a partir de três meses completos de vida.”

Atenção, os locais para vacinação serão:

Sede: CAPS
São Marcos: Centro Comunitário
Prainha: em frente à Rosa do Campo
Santo Antônio: Biblioteca Pública
São Pedro: Conjunto Habitacional
Boa Esperança: Posto de Saúde/ EEF Raimundo dos Santos Lessa
São João: Tenda da Lucila

A vacinação será realizada das 09h às 11:30h e das 13h às 15:30h, exceto noS Bairro Santo Antônio e São João, onde será realizada só pela manhã.

É a Prefeitura de Ocara Cuidando de Quem Precisa.

#PrefeituraDeOcara
#CuidandoDeQuemPrecisa
#Saúde
#CampanhaDeVacinaçãoAntirrábica
#Saúde 16/10/2018 SECRETARIA DE SAÚDE Prefeitura inicia atividades da Campanha Outubro Rosa A Prefeitura de Ocara, através da Secretaria da Saúde, iniciou nessa segunda-feira (15), a Campanha Outubro Rosa, que segue até 31 de outubro, com diversas atividades das Equipes de Atenção Primaria em Saúde. O objetivo dos eventos é conscientizar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. A ação contará com palestras, orientações, distribuição de folhetos informativos, ação preventiva com o apoio da equipe do Núcleo de Apoio da Saúde da Família - NASF.

Programação:
15/10/2018- APS- SEDE
16/10/2018- APS-SEIS CARNAÚBAS
17/10/2018- APS- CROATÁ
19/10/2018- APS- CURUPIRA
22/10/2018- APS-SERENO
22/10/2018- APS- SERRAGEM
23/10/2018- APS- JUREMA
24/10/2018- APS- BOLAS

É a Prefeitura de Ocara Cuidando de Quem Precisa.

Comunicação e Imprensa | SEGOV

#PrefeituraDeOcara
#CuidandoDeQuemPrecisa
#Saúde
#OutubroRosa
#Saúde 05/09/2018 SECRETARIA DE SAÚDE Prefeitura recebe carro para Setor de Vigilância em Saúde A Prefeitura de Ocara recebeu nesta terça-feira (4), um veículo para auxiliar nos serviços da Vigilância em Saúde no município. A nova picape, modelo L200 Triton, será um grande facilitador no trabalho exercido pela Vigilância, pois atende a todas as necessidades que as ações externas exigem e facilitará os trabalhos realizados na zona rural, entre outros serviços exercidos.

Estavam presentes no momento da entrega do veículo a prefeita Amália Pereira, a secretária da Saúde, Dra. Clemilda Souza, o coordenador da Vigilância em Saúde, Dr. Inti Rodrigues, a coordenadora da Epidemiologia e Imunização, Dra. Janne Ruth, e o Supervisor dos Agentes de Endemias, Sr. Antônio da Costa Gomes.

O setor tem o objetivo de analisar permanentemente a situação de saúde da população, articulando-se num conjunto de ações que se destinam a controlar determinantes, riscos e danos à saúde de populações que vivem em determinados territórios, garantindo a integralidade da atenção.

Em Ocara, a Vigilância em Saúde reúne: Vigilância Sanitária, Vigilância Epidemiológica, Imunização, Vigilância Ambiental, Controle de Zoonoses e Endemias.

É a Prefeitura de Ocara Cuidando de Quem Precisa.

Comunicação e Imprensa | SEGOV

#PrefeituraDeOcara
#CuidandoDeQuemPrecisa
#Saúde
#VigilânciaEmSaúde
#Saúde 04/09/2018 SECRETARIA DE SAÚDE Prefeita e Secretária da Saúde participam de reunião em Fortaleza A prefeita de Ocara, Amália Pereira, e a secretária da Saúde, Dra. Clemilda Sousa, participaram nessa terça-feira (4) da Reunião Ampliada Conjunta com representantes APRECE/COSEMS/SESA/SMS Fortaleza e a Juíza Cintia Menezes, na capital.

O objetivo do encontro é alinhar e justificar o aumento do teto de recursos financeiros federais das ações de Média e Alta Complexidades.

É a Prefeitura de Ocara Cuidando de Quem Precisa.

#PrefeituraDeOcara
#CuidandoDeQuemPrecisa
#Saúde
#Saúde 04/09/2018 SECRETARIA DE SAÚDE Prefeitura realiza abertura da Campanha Setembro Amarelo A Secretaria da Saúde de Ocara realizou nesta terça-feira (4) a Abertura do Setembro Amarelo com 1ª Capacitação realizada pelo Centro de Atenção Psicossocial - CAPS para profissionais da Atenção Básica, com o tema: "Setembro Amarelo, mês da prevenção ao suicídio".

É a Prefeitura de Ocara Cuidando de Quem Precisa.

#PrefeituraDeOcara
#CuidandoDeQuemPrecisa
#Saúde
#SetembroAmarelo
#PrevençãoAoSuicídio
#Saúde 31/08/2018 SECRETARIA DE SAÚDE Ocara supera meta na Campanha Nacional de Vacinação contra a Paralisia Infantil e o Sarampo Com 100,47% de crianças vacinadas durante a Campanha Nacional de Vacinação contra a poliomielite (paralisia infantil) e o sarampo, o município de Ocara manteve o patamar de ser um dos primeiros municípios do Ceará a atingir a meta de vacinar 100% do grupo prioritário da imunização.

O Ministério da Saúde pediu a prorrogação até o dia 01 de Setembro, porque a maioria dos municípios não conseguiu atingir o mínimo exigido, mas em Ocara não terá prorrogação, pois superamos a meta, o que demonstra que todas as nossas estratégias de busca ativa deram certo.

A campanha em Ocara começou no dia 06 de agosto e teve o dia D no dia 18, finalizando hoje, 31, com as Unidades Básicas de Saúde abertas até às 17h.

É a Prefeitura de Ocara Cuidando de Quem Precisa.

#PrefeituraDeOcara
#CuidandoDeQuemPrecisa
#Saúde
#CampanhaDeVacinação
#Saúde 17/07/2018 SECRETARIA DE SAÚDE Prefeitura de Ocara realiza a campanha Julho Amarelo contra a hepatite A Prefeitura de Ocara, por meio da Secretaria da Saúde, realiza até dia 31 de julho testes rápidos para identificação de hepatite B e C. A ação faz parte da campanha do Julho Amarelo, mês definido pelo Ministério da Saúde para conscientizar sobre o tratamento da doença.

Além dos testes, as Unidades de Saúde do Município vão distribuir panfletos informativos sobre a importância da prevenção contra a infecção. O teste é gratuito e o resultado fica pronto em 30 minutos.

A Hepatite é uma doença que causa inflamação do fígado, sendo as causadas por vírus chamadas de hepatites virais. São vários os vírus que podem causar uma hepatite viral. Dois dos mais importantes são o vírus B, que causa a hepatite B, e o vírus C, causador da hepatite campanha.

Até o momento foram realizados dias “D” da campanha Julho Amarelo nas Ubasf´s Sede, Vila São Marcos, Curupira, Arisco dos Marianos e no CAPS-Centro de Atenção Psicossocial.

É a Prefeitura de Ocara Cuidando de Quem Precisa.

#PrefeituraDeOcara
#CuidandoDeQuemPrecisa
#Saúde
#JulhoAmarelo
#Saúde 14/07/2018 SECRETARIA DE SAÚDE Prefeitura de Ocara realiza entrega de Ambulância para o distrito de Novo Horizonte Com o objetivo de qualificar os serviços de saúde para a população ocarense, a Prefeitura Municipal de Ocara, em parceria com a Secretaria de Saúde, realizou na noite desta sexta-feira (13) a entrega de uma ambulância 0km para o distrito de Novo Horizonte.

Durante a entrega a prefeita Amália Pereira falou sobre a importância da chegada de mais este veículo e sobre os esforços que o governo municipal vem fazendo para garantir a continuidade e a implantação de novas ações. "Essa aquisição demonstra o quanto esta administração vem qualificando a saúde em nosso município. Sabemos que ainda temos muito que avançar, pois na saúde sempre precisamos de mais, mas é importante destacar que temos diversas conquistas na saúde que estão transformando para melhor a vida de nossa população”.

Além da prefeita, estiveram presentes no evento, líderes comunitários, vereadores, secretários municipais, assessores governamentais, servidores públicos, populares e demais autoridades.

#PrefeituraDeOcara
#CuidandoDeQuemPrecisa
#Saúde
#NovasAmbulâncias
#NovoHorizonte
#Saúde 13/07/2018 SECRETARIA DE SAÚDE População ocarense recebe novas ambulâncias A Prefeitura de Ocara, na gestão da prefeita Amália Pereira, continua trabalhando para ampliar o serviço de Saúde no município, e assim, atender de forma plena a população.

Agora, novas ambulâncias, que chegaram nesta sexta-feira (13), farão parte da frota da Secretaria da Saúde. Os veículos chegam ao município oferecendo transporte rápido e de qualidade aos usuários que necessitam.

É a Prefeitura de Ocara Cuidando de Quem Precisa.

#PrefeituraDeOcara
#CuidandoDeQuemPrecisa
#Saúde
#NovasAmbulâncias
#Saúde 14/06/2018 SECRETARIA DE SAÚDE Atenção primária à saúde em Ocara é certificada com “Selo Bronze de Qualidade” 2018 A prefeita Amália Pereira, juntamente com a Equipe de Saúde da Família da Curupira, participaram nesta quarta-feira (13) da entrega dos Selos Bronze do Projeto de Qualificação da Atenção Primária à Saúde – QualificaAPSUS Ceará para Unidades Básicas de Saúde.

UBSs de 88 municípios cearenses receberam a certificação, entre eles o município de Ocara, que concorreu ao projeto com a UBS de Curupira. O governador Camilo Santana entregou cada Selo aos representantes das unidades e parabenizou os esforços.

A certificação mostra o empenho da prefeita Amália Pereira nas ações na área da saúde.

Lançado pela Secretaria de Saúde do Estado no início de 2016, o Selo Bronze faz parte do QualificaAPSUS Ceará. O projeto estabelece padrões de qualidade comuns para a Atenção Primária com consequente certificação das Unidades Básicas de Saúde.

Durante a solenidade, o chefe do Executivo ainda foi homenageado com a entrega do “Selo 25 anos ESP/CE”, em reconhecimento ao trabalho do chefe do Executivo voltado às questões da rede estadual. O secretário da Saúde, Henrique Javi, também recebeu a condecoração.

A certificação aconteceu durante a bertura do 1º Encontro Nordeste Saúde da Família (Enesf), no Centro de Eventos do Ceará.

É a Prefeitura de Ocara Cuidando de Quem Precisa!

#PrefeituraDeOcara
#CuidandoDeQuemPrecisa
#Saúde
#SeloBronze
#UBSCurupira
#Saúde 28/05/2018 SECRETARIA DE SAÚDE Prefeitura de Ocara entrega ambulância no Distrito de Sereno A prefeita de Ocara, Amália Pereira, esteve neste sábado (26) no distrito de Sereno para a entrega de uma ambulância totalmente reformada.

Aplausos e fogos marcaram o evento, demonstrando a satisfação com a chegada da ambulância, que há anos a população requisitava para a região.

Além do Sereno, o veículo atenderá a Vila São Miguel e comunidades adjacentes, realizando o transporte de pacientes do distrito até a sede.

A conquista é um compromisso da prefeita Amália Pereira com a saúde dos ocarenses. O objetivo é oferecer aos munícipes um transporte adequado de pacientes até o hospital.

Em breve os distritos de Curupira e Novo Horizonte também serão contemplados com ambulância.

É a Prefeitura de Ocara Cuidando de Quem Precisa.

#PrefeituraDeOcara
#CuidandoDeQuemPrecisa
#Saúde
#Ambulância
#Saúde 14/05/2018 SECRETARIA DE SAÚDE Unidades de Saúde de Ocara se mobilizam no Dia “D” da Vacinação contra a gripe H1N1 A Prefeitura Municipal de Ocara, em parceria com as Secretarias da Saúde do Estado do Ceará e do município, promoveram neste sábado (12), o dia “D” da vacinação contra gripe H1N1 em 11 Unidades Básicas de saúde.

Todas as equipes foram mobilizadas para atendimento aos grupos prioritários a partir das 8:00h, chegando a contemplar 60% da meta estabelecida.

No início das atividades, contamos com a presença da prefeita Amália Pereira, secretaria de Saúde , Maria Cremilda e demais profissionais, demonstrando compromisso em promover saúde pública aos seus munícipes, diante de um cenário de evolução de casos do vírus registrados noEstado.

A campanha continua! Procure a Unidades Básicas de Saúde mais próxima de sua casa para realizar a vacinação e viva com mais saúde.

É a Prefeitura de Ocara Cuidando de Quem Precisa.

#PrefeituraDeOcara
#CuidandoDeQuemPrecisa
#Saúde
#DiaD
#CampanhaDeVacinaçãoContraAGripe
#Saúde 09/05/2018 SECRETARIA DE SAÚDE CAPS de Ocara promove comemoração em homenagem às mães A Prefeitura de Ocara, por meio da Coordenação do CAPS, realizou na manhã desta quarta-feira (9) um momento festivo em homenagem ao Dia das Mães. Estiveram presentes mães, pacientes e toda a equipe do Centro de Atenção Psicossocial.

O evento, realizado na Câmara dos Vereadores, contou com a participação da Banda de Música de Ocara, que animou o momento com muitas canções, e em seguida foi servido café da manhã para todos.

A coordenadora do CAPS, Francely Silva, agradeceu a prefeita Amália Pereira pelo total apoio às ações realizadas junto a instituição para promover a saúde mental da população e falou sobre a festa realizada nesta quarta.

“Estamos comemorando este dia tão belo com as mães dos pacientes e os próprios usuários. Junto com essa data do Dia das Mães vamos iniciar nossa comemoração do Dia Nacional da Luta Antimanicomial que acontece no próximo dia 18. Agradecemos ainda a todos da Secretaria da Saúde de Ocara, em especial a equipe do CAPS”, disse Francely.

É a Prefeitura de Ocara. Cuidando de Quem Precisa.

#PrefeituraDeOcara
#CuidandoDeQuemPrecisa
#CAPS
#DiaDasMães
#Saúde 26/04/2018 SECRETARIA DE SAÚDE Prefeitura de Ocara realiza cirurgias oftalmológicas no Hospital Francisco Raimundo Marcos A Prefeitura de Ocara, por meio da Secretaria da Saúde, realizou nesta quarta-feira (25) cirurgias oftalmológicas no Hospital e Maternidade Francisco Raimundo Marcos.

A prefeita Amália Pereira, que não mede esforços em cuidar da população ocarense, busca cada dia mais a melhoria da nossa saúde.

A chefe do executivo municipal esteve acompanhando as cirurgias e ressaltou que está trabalhando com determinação para oferecer um atendimento de qualidade para população.

É a Prefeitura de Ocara. Cuidando de Quem Precisa.
#PrefeituraDeOcara
#CuidandoDeQuemPrecisa
#Saúde
#Saúde 11/04/2018 SECRETARIA DE SAÚDE Prefeitura de Ocara intensifica combate ao Aedes aegypti A Prefeitura de Ocara, através da Secretaria da Saúde, vem intensificando as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor das arboviroses Dengue, Zika e Chikungunya.

Medidas preventivas estão sendo tomadas em algumas localidades, como em Cristais, onde foi realizada nesta quarta-feira (11) pulverização, mas conhecida como fumacê.

A Secretaria da Saúde orienta para que os moradores mantenham as janelas e portas das casas abertas durante a pulverização. A nuvem de fumaça de inseticida espalhada pelas ruas e residências tenta matar o mosquito para evitar que mais gente contraia Dengue, Zika e Chikungunya.

A prefeita Amália Pereira também reforçou o pedido para que a população continue fazendo a sua parte realizando a limpeza de áreas onde há objetos que acumulam água para impedir a procriação do mosquito.

#PrefeituraDeOcara
#CuidandoDeQuemPrecisa
#Saúde
#TodosContraOAedesAegypyti
#Saúde 11/04/2018 SECRETARIA DE SAÚDE Prefeitura de Ocara realiza coleta de pneus para diminuir focos do Aedes aegypti Com o objetivo de combater o aumento de focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika, a Prefeitura de Ocara, através da Secretaria de Saúde, realizou nesta quarta-feira (11) recolhimento de pneus em Cristais e Bom Jardim. Ao todos foram coletados 66 pneus.

A Secretaria da Saúde pede a colaboração da comunidade para que todos sigam as orientações dos agentes de combate às endemias e evitem deixar objetos que possam acumular água.

#PrefeituraDeOcara
#CuidandoDeQuemPrecisa
#Saúde
#TodosContraOAedesAegypti
#Saúde 26/03/2018 SECRETARIA DE SAÚDE Prefeitura realiza ações do Programa Saúde na Escola A Prefeitura de Ocara, através da Secretaria da Saúde, vem realizando, desde fevereiro, ações do Programa Saúde na Escola. Entre os temas abordados estão o combate ao Aedes aegypti, mosquito causador da Dengue, Zica e Chikungunya, e prevenção de DST's.

A Secretaria da Saúde também realizou a V Campanha Nacional de Hanseníase, Verminoses, Tracoma na Unidade Básica de Saúde - UBS Sede. O objetivo é realizar a busca ativa de casos novos de hanseníase, exames para detecção e tratamento dos casos de tracoma em escolares e a profilaxia para as verminoses. Essa ação tem como público-alvo os escolares de 5 a 14 anos de idade matriculados no ensino fundamental. Na ocasião foi realizada a distribuição de Albendazol.

#PrefeituraDeOcara
#CuidandoDeQuemPrecisa
#Saúde
#PSE
#Saúde 15/03/2018 SECRETARIA DE SAÚDE Prefeitura disponibiliza exames de ultrassom na Unidade de Saúde do Sereno Pensando na comodidade da população, a Prefeitura de Ocara, através da Secretaria da Saúde, está levando até as comunidades atendimento de Exames de Imagem, com realização de Ultrassonografias nas Unidades Básicas de Saúde, UBS.

Nesta quinta-feira (15), a localidade contemplada foi o Distrito de Sereno, onde foram realizados 60 exames em Idosos e Mulheres.

A prefeita Amália Pereira ressalta que está trabalhando com determinação para oferecer um atendimento de qualidade para a população ocarense.

#PrefeituraDeOcara
#CuidandoDeQuemPrecisa
#Saúde
#Saúde 12/03/2018 SECRETARIA DE SAÚDE Prefeitura realiza encontro em homenagem ao Dia Internacional da Mulher com os Agentes Comunitários de Saúde A Prefeitura de Ocara, através da Secretaria Municipal da Saúde, realizou nesta sexta-feira (9) um encontro em homenagem ao Dia Internacional na Mulher com os Agentes Comunitários de Saúde, na Câmara Municipal. Estando no cotidiano da Mulher, convivendo com seus problemas e afetos, os ACSs foram parabenizados pelo trabalho prestado em nosso município, e principalmente ao trabalho realizado com as mulheres, buscando soluções no serviço de saúde, vinculados às Unidades Básicas de Saúde.

Os Agentes Comunitários de Saúde, ao longo dos anos, conquistaram o reconhecimento pelo papel significativo e importante junto às equipes de saúde da família, visto como uma ferramenta fundamental na prevenção e promoção da saúde junto à comunidade.

Desta forma, a Prefeitura de Ocara homenageia as Mulheres através desses profissionais, agradecendo e reconhecendo a importância do trabalho realizado diante a Saúde da Mulher.

Também participaram do evento a Coordenadora da Atenção Básica, Drª Barbará Marques; a Coordenadora da Epidemiologia/Imunização/PSE, Drª Flávia Batista; a Coordenadora do Núcleo de Educação em Saúde e Mobilização Social, Drª Kylvya Kelly; e a Equipe do NASF (Núcleo Ampliado de Apoio à Saúde da Família)

#PrefeituraDeOcara
#CuidandoDeQuemPrecisa
#Saúde
#Saúde 02/03/2018 SECRETARIA DE SAÚDE Academias da Saúde retomam atividades com danças e exercícios As academias ao ar livre são uma excelente opção para quem gosta de praticar exercícios físicos e não consegue se adaptar às academias tradicionais. Pensando nisso, a Prefeitura de Ocara, através da Secretaria da Saúde, retomou nesta quinta-feira (1) as atividades nas Academias da Saúde.

A abertura na Academia da Sede, localizada próximo da UBS-Sede, foi marcada por danças, dinâmicas e exercícios.
A Secretaria da Saúde, Cremilda Sousa, participou da ação e falou sobre a importância do equipamento.

“Agradeço primeiramente a Deus e a Prefeita Amália Pereira, que atendeu ao pedido da comunidade. E agradecer aos profissionais da educação física que estão mobilizando a comunidade. Nós sabemos que a promoção da saúde começa na atenção básica e na prevenção evitamos doenças, evitamos ir ao hospital, aos postos de saúde. Então esse serviço é de grande importância e graças a Deus a população está mais sensível à importância das atividades físicas. Convidamos todos para participar e movimentar a Academia da Saúde”, disse Cremilda.

Os profissionais responsáveis pelas orientações são as Educadoras Físicas Verenice Oliveira e Rozangela Ferreira.

#PrefeituraDeOcara
#CuidandoDeQuemPrecisa
#Saúde
#AcademiaDaSaúde
#Saúde 09/02/2018 SECRETARIA DE SAÚDE Prefeitura realiza Carnaval da Conscientização com Alunos do distrito de Serragem No combate ao Aedes aegypti e às doenças causadas por ele, a Prefeitura de Ocara realizou nesta sexta-feira (9) o Carnaval da Conscientização no Distrito de Serragem para alertar a população sobre o cuidado para que o mosquito não se reproduza.

A ação foi uma parceria entre as Secretarias da Saúde e da Educação. Durante o evento, os alunos da EEF Vereador José Pires de Freitas levaram cartazes e panfletos com informações sobre a melhor forma de se evitar a Dengue, Zika e Chikungunya. Para isso é necessário eliminar todos os possíveis criadouros do “mosquito da dengue”, ou seja, os focos de acúmulo de água, como latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, etc.

#PrefeituraDeOcara
#CuidandoDeQuemPrecisa
#SecretariaDaEducação
#SecretariaDaSaúde
#CarnavalDaConscientização
#Saúde 09/02/2018 SECRETARIA DE SAÚDE Secretaria da Saúde realiza Blitz Educativa em alusão ao Carnaval Com o objetivo de informar e conscientizar a população sobre a importância do uso de preservativos para o controle do vírus HIV e prevenção de DST’s, além de orientar sobre a prevenção da Dengue, Zika e Febre Chikungunya e segurança no trânsito no período carnavalesco, a Prefeitura de Ocara realizou nesta sexta-feira (9) a Blitz: Saúde na Folia, em alusão ao Carnaval 2018.

Na ação, promovida pela Secretaria da Saúde (SMS), houve distribuição de preservativos, piabas e panfletos informativos. A ação foi realizada em frente SMS, na Avenida Coronel João Felipe.

Sobre a Prevenção de DST’s, de acordo com a Secretaria de Saúde, a preocupação deve existir no ano todo, mas no carnaval se intensificam as campanhas de prevenção a doenças sexualmente transmissíveis. Neste ano, o esforço é de elevar o tom de alarme para os mais jovens, grupo no qual o Ministério da Saúde vem constatando menor hábito de usar preservativos - e maior índice de contágio por HIV. Na ocasião foram distribuídas camisinhas aos condutores que passaram pelo local.

Já com o tema “Não seja vítima do álcool. Seu Carnaval não precisa acabar assim”, a iniciativa em relação à Prevenção de Acidentes no Trânsito tem como objetivo conscientizar os motoristas usuários das rodovias e causar impacto e sensibilizar a população sobre os cuidados com o trânsito durante as festas. O lema da blitz também foi “Fuja do trio: Álcool, direção e carnaval”.

Em relação à Prevenção às Arboviroses, as informações foram sobre a melhor forma de se evitar a Dengue, Zika e Chikungunya, que é impedir que o mosquito Aedes aegypti se reproduza. Para isso é necessário eliminar todos os possíveis criadouros, ou seja, os focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação do mosquito transmissor da doença, como latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, entre outros.

#PrefeituraDeOcara
#CuidandoDeQuemPrecisa
#SecretariaDaSaúde
#BlitzSaúdeNaFolia
#Saúde 06/02/2018 SECRETARIA DE SAÚDE Secretaria da Saúde de Ocara realiza Carnaval da 3ª Idade no distrito de Serragem. Aconteceu na manhã desta terça-feira (6), no Distrito de Serragem, o Carnaval da 3ª Idade com participação da Equipe de Saúde da Família Serragem, NASF, Mobilização Social e Agentes de Combate às Endemias. O evento, promovido pela Secretaria da Saúde de Ocara, foi realizado em frente à UBASF - SERRAGEM.

O mote da ação foi a Saúde dos Idosos que está associada à capacidade de tomar decisões, organizadamente, e ter acesso, de maneira satisfatória, ao que a sociedade nos oferece.

O Grupo de Idosos deu ainda um show de alegria e irreverência durante o concurso que definiu o rei e a rainha da Terceira Idade do Carnaval de Serragem.

Na ocasião também foram distribuídos panfletos educativos sobre a melhor forma de se evitar as Arboviroses, que é combater os focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação do mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya.

A Secretaria da Saúde alerta que é importante não acumular água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d´água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras, entre outros. Ao final do evento aconteceu à distribuição de piabas.

#PrefeituraDeOcara
#CuidandoDeQuemPrecisa
#SecretariaDaSaúde
#TerceiraIdade
#Saúde 02/02/2018 SECRETARIA DE SAÚDE Campanha Fevereiro Laranja. Uma vez que este mês foi escolhido como o Mês de Combate Mundial à Leucemia.
#Saúde 02/02/2018 SECRETARIA DE SAÚDE Setor de Endemias intensifica distribuição de piabas para combater o Aedes Aegypti Na manhã desta sexta-feira (2) fevereiro, a Equipe de Endemias da Secretaria de Saúde do município de Ocara, realizou distribuição de Piabas no distrito de Serragem.

O resultado do trabalho realizado com as piabas tem surtido um efeito mais do que o esperado no combate as larvas do mosquito da dengue. Para ter uma ideia, enquanto que com o larvicida a eliminação das larvas gira em torno de uma até duas semanas nas caixas d’água, com as piabas a eliminação das larvas em média acontece em até 24 horas.

A distribuição de piabas a população ocarense tem objetivo de auxiliar a ação de combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya.

O momento mais estratégico no combate a dengue, zika e chikungunya começa nestes meses de pré-estação chuvosa. Com a mudança climática e as chuvas, a tendência é de haver maior número de focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor dessas arboviroses. A prevenção no dia a dia pode reduzir a incidência de casos neste novo ano. Em 2017, houve predominância de chikungunya no Ceará, com 98.626 casos confirmados até o início de dezembro, conforme boletim epidemiológico da Secretaria da Saúde do
Estado (Sesa).

Além de usar Piabas para o combate ao mosquito, também é preciso evitar deixar exposto qualquer recipiente que possa acumular água. Tanques, tambores e cisterna são os principais locais onde são encontrados focos do mosquito, mas a caixa d’água também requer atenção. Faça sua parte e vamos juntos no combate.

#PrefeituraDeOcara
#CuidandoDeQuemPrecisa
#CombateAoAedesAegypti
#Saúde 11/01/2018 SECRETARIA DE SAÚDE Prefeitura entrega veículo ao Setor de Endemias para o combate às arboviroses Sensibilizada com a questão do alto índice de Infestação do Aedes aegypti no início do ano passado, a Prefeitura de Ocara priorizou a compra de um veiculo para o Setor de Endemias. A entrega do transporte exclusivo para ação dos agentes foi feita na manhã desta quinta-feira (11) pela Prefeita, Amália Pereira, no plenário da Câmara Municipal de Ocara.

Além da Prefeitada Amália, também estiveram presentes o Coordenador de Endemias, Gomes Costa, Secretários Municipais, Vereadores, Lideranças locais, vereadores e Agentes de Endemias.

O recurso para a compra do carro teve origem do bloco de vigilância em saúde. Com a aquisição, o Setor de Endemias terá um carro exclusivo para o programa de combate as arboviroses que dará suporte nas atividades de visitas as localidades, borrifação e peixamento bem como melhorar o fluxo das atividades diárias.

#PrefeituraDeOcara
#CuidandoDeQuemPrecisa
#SecretariaDeSaúde
#SetordeEndemias
#Saúde 17/11/2017 SECRETARIA DE SAÚDE Abertura da Campanha Novembro Azul 2017 A Prefeitura Municipal de Ocara, através da Secretaria de Saúde, realizou na manhã do último sábado (11) de novembro, na Unidade Básica de Saúde - UBS - Sede, abertura da Campanha Novembro Azul "Saúde também é coisa de Homem", com palestras educativas, atendimento odontológico para combate doa câncer de boca e atendimento com o médico Urologista, Dr. Marcelo Leite.

Novembro Azul é uma campanha de conscientização realizada por diversas entidades no mês de novembro dirigida à sociedade e, em especial, aos homens, para conscientização a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata. Os homens com mais de 45 anos devem fazer os exames preventivos uma vez por ano. Porém, aqueles com casos pregressos de câncer de próstata na família (pai e irmãos) devem procurar o urologista após os 40 anos de idade.

Estiveram presentes na abertura da campanha, a Prefeita de Ocara, Amália Pereira, acompanhada da Secretária de Saúde, Clemilda Sousa, Coordenadora da Saúde Bucal, Rejane Araujo, além de Técnicos de Enfermagem e Homens acima de 40 anos de idade.

#PrefeituraDeOcara
#CuidandoDeQuemPrecisa
#Saúde 17/11/2017 SECRETARIA DE SAÚDE Exames de Ultrassonografia Abdominal A Prefeitura Municipal de Ocara, através da Secretaria de Saúde, realizou ontem (16) de novembro nos turnos manhã e tarde, exames de Ultrassonografia Abdominal, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do distrito de Curupira e Serragem. Os exames foram realizados pelo médico, Dr. Alan Santos acompanhado por equipe de técnicos, ao todo foram feitas (60) Ultrassonografias.

O ultrassom ou ultrassonografia (USG) abdominal é o exame realizado para identificar alterações no abdômen, que utiliza ondas sonoras de alta frequência para visualizar órgãos internos, como fígado, vesícula biliar, pâncreas, baço, rins, útero, ovário e bexiga, por exemplo.

#PrefeituraDeOcara
#CuidandoDeQuemPrecisa
#Saúde 09/10/2017 SECRETARIA DE SAÚDE Gestantes fazem visita guiada ao Hospital e Maternidade Francisco Raimundo Marcos em Ocara No intuito de sensibilizar as futuras mamães para que tenham seus filhos na nossa maternidade e diminuir a ansiedade durante o período de internação para a realização do parto, a Prefeitura Municipal de Ocara, através da Secretaria de Saúde que tem a frente a Secretária, Clemilda Sousa, proporcionou na manhã da última sexta-feira (6) de outubro, uma visita para gestantes ao Hospital e Maternidade Francisco Raimundo Marcos.

A ideia é familiarizar às gestantes ao ambiente hospitalar da Maternidade, antes que o parto aconteça. As futuras mamães conheceram como funciona a Maternidade, emergência, as salas de partos e tiveram uma palestra com orientações necessárias da gravidez até o parto.

A visita foi acompanhada pela equipe do NASF - (Núcleos de Apoio à Saúde da Família) e teve a participação da Diretora do Hospital, Liduina Santiago, Nutricionista, Daniela Oliveira, Psicóloga, Sintia Galdino, Enfermeiro, Jerry Freires, além da participação da Secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social, Raquel Lopes de Sousa e da Articuladora Municipal do Selo Unicef no município de Ocara, Ana Fábia de Freitas.

#PrefeituraDeOcara
#CuidandoDeQuemPrecisa
#Saúde 19/09/2017 SECRETARIA DE SAÚDE Caminhão Amigo do Peito em Ocara Unidade móvel já deu início aos trabalhos realizando mamografias digitais no município.
#Saúde 13/09/2017 SECRETARIA DE SAÚDE A Prefeitura Municipal de Ocara, através da Secretaria de Saúde, reativa Academia da Saúde no distrito de Novo Horizonte Com o intuído de promover qualidade de vida a toda população, livres de descriminação ou fatores de riscos sociais, a Prefeitura Municipal através da Secretaria de Saúde de Ocara, reativa o programa Academia da Saúde, no distrito de Novo Horizonte, lançado em 2011, é uma estratégia de promoção da saúde e produção do cuidado que funciona com a implantação de espaços públicos conhecidos como polos. O Programa desenvolve práticas voltadas a todas as faixas etárias, que possa contemplar todos os usuários uma melhor qualidade de vida.

O presente projeto visa desenvolver atividades voltadas para toda população ocarence, que contemple os mais diversos grupos, sendo eles de crianças, jovens, adultos, idosos e deficientes (físico, visuais, surdos e mudos). Com o intuito de promover saúde de forma democrática e participativa. Sendo assim a Prefeitura Municipal de Ocara disponibiliza a Profissional de Educação Física, Verenice Oliveira (CREF5 009970-G/CE), para o acompanhamento e analise destas atividades. Horários de funcionamento: Segunda-feira de (05:00h às 08:00h), terça-feira (05:00h às 08:00h e das 17:00h às 20:00h), quarta-feira (05:00h às 08:00h), quinta-feira (05:00h às 08:00h e das 17:00h às 20:00h).

#PrefeituraDeOcara
#CuidandoDeQuemPrecisa
#Saúde 24/06/2017 SECRETARIA DE SAÚDE Avaliação oftalmológica e cirurgia de catarata
Na manhã do último sábado (24), no Hospital e Maternidade Francisco Raimundo Marcos, em Ocara, realizou-se um mutirão de atendimentos oftalmológicos, no total foram 13, dos quais, após a avaliação, 9 fizeram a cirurgia de catarata. Entre os membros da equipe médica estavam o Dr. Paulo Grangeiro, médico oftalmologista e anestesiologista, e o Dr. Washington Bezerra, clínico geral. Os recursos são fornecidos pelo governo federal, em parceria com o governo estadual, para cirurgias eletivas no município. Acompanhando os procedimentos estavam a prefeita Amália Pereira, a secretária de saúde Dra. Cremilda e vereadores.

#PrefeituraDeOcara
#CuidandoDeQuemPrecisa
www.ocara.ce.gov.br
Emitido dia 29/04/2024 às 00:57:08