CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#AssistênciaSocial 23/04/2024 SECRETARIA DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL Ouvidoria Geral do Município de Ocara agora passa a atender também via Whatsapp

A Ouvidoria Geral do Município de Ocara agora passa a atender também via Whatsapp. Além de ligação e mensagem de texto (SMS), o cidadão pode contatar a Ouvidoria pelo zap, através do número (85) 9 9173-8541. O serviço está disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Por isso, informamos o novo canal para elogios, solicitações, reclamação, denúncias ou sugestões. A Ouvidoria também conta com o e-mail: ouvidoria@ocara.ce.gov.br. Página do Instagram: @ouvidoria.geral.ocara e realiza atendimento presencial na Casa do Cidadão, na Av. Cel. João Felipe, próximo à Prefeitura. Manifeste-se! Fale com a Ouvidoria. Queremos te ouvir.

#AssistênciaSocial 15/04/2024 SECRETARIA DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL 882 famílias serão beneficiadas com o Vale Gás Social em Ocara

A secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social, Claudia Santos, participou nesta quinta-feira (11), da entrega dos tíquetes do Vale Gás Social, feita pela secretária da Proteção Social, Onélia Santana, em Fortaleza.

Ao todo, 882 famílias serão beneficiadas com o Vale Gás Social em Ocara. A entrega dos tíquetes será realizada nos Centros de Referência da Assistência Social - CRAS Sede, Sereno e Serragem.

Em breve divulgaremos o cronograma de entrega.

Para mais informações:

CRAS Sede: (85) 99248.6887

CRAS Sereno: (85) 97400.7196

CRAS Serragem: (85) 99192.7980

#AssistênciaSocial 02/10/2023 SECRETARIA DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL CMDCA divulga resultado do processo de escolha dos novos conselheiros tutelares de Ocara

A Prefeitura de Ocara parabeniza os conselheiros tutelares eleitos no processo de escolha realizado neste domingo (1) em nosso município. O resultado oficial foi divulgado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, entidade responsável pelo processo, a qual estendemos nossas congratulações pela eleição realizada sem ocorrências. Parabenizamos ainda os suplentes eleitos pela determinação. Todos são vencedores.

Ao todo, 16 urnas foram utilizadas no processo em nosso município. O Ministério Público foi o órgão responsável pela fiscalização da eleição. A posse dos membros do Conselho Tutelar acontecerá em 10 de janeiro de 2024. O mandato é de 4 anos.

Os conselheiros tutelares têm a nobre missão de proteger e garantir que crianças e adolescentes tenham seus diretos respeitados. A função foi criada em julho de 1990, juntamente com o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente). Um trabalho de suma importância para a sociedade.

Confira o número de votos que cada candidato recebeu:

1 - Mauro Pereira (963 votos) - eleito;

2 - Euzamara Silva (850 votos) - eleita;

3 - Deusivânia Teófilo (800 votos) - eleita;

4 - Nayhara Maria (614 votos) - eleita;

5 - Rodrigo Pereira (611 votos) - eleito;

6 - Wanderlânia Lima (590 votos) - suplente;

7 - Vanuza Rabelo (512 votos) - suplente;

8 - Moisés Medeiros (381 votos) - suplente;

9 - Valter Lima (289 votos) - suplente;

10 - Danielle Santos (324 votos) - suplente;

11 - Naíde Castro (224 votos) - suplente;

12 - Júlio César (217 votos) - suplente;

13 - Romênia Alves (109 votos) - suplente.

#AssistênciaSocial 05/09/2023 SECRETARIA DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL Confira os locais de votação do processo de Escolha dos Membros do Conselho Tutelar 2023

A Prefeitura de Ocara, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), divulga os locais de votação do processo de Escolha dos Membros do Conselho Tutelar 2023, que ocorrerá no próximo dia 1 de outubro. Confira na foto que acompanha esta matéria.

#AssistênciaSocial 17/08/2023 SECRETARIA DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL Ocara participa do 23º Encontro do CONGEMAS

A secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social, Cláudia Santos, juntamente com a coordenadora da Proteção Social Básica e Especial, Elen Marcos, secretária executiva dos conselhos municipais, Mayara Lima, técnica de Gestão, Adriana Muniz, e a assessora do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), Sarah Carvalho, representam Ocara no 23º Encontro do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social, (CONGEMAS), que aconteceu nos dias 14, 15 e 16 de agosto de 2023, em Salvador, Bahia. O evento teve como tema: "Caminhos para a Reconstrução do Sistema Único de Assistência Social no Brasil: O Desafio Coletivo na Eliminação da Fome e da Pobreza", e com o Lema: "Ampliar a Proteção Social e Fortalecer a Democracia, por um Brasil Humanamente Diverso e Socialmente Justo".

#AssistênciaSocial 11/08/2023 SECRETARIA DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Ocara realiza 1ª conferência

O Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Ocara, em conjunto com a Prefeitura, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social - STDS, nesta quinta-feira (10) a 1ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional. Com o tema: Erradicar a Fome e Garantir Direitos com Comida de Verdade, Democracia e Equidade, o evento contou com uma palestra com a titular da STDS, Cláudia dos Santos.

Estiveram presentes a presidente e os conselheiros do COMSEA, Maria Lúcia, representantes da educação, saúde, trabalhadores do SUAS e sociedade civil.

#AssistênciaSocial 03/08/2023 SECRETARIA DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL Ocara recebe 2º lote de bilhetes Vale-Gás em 2023 para beneficiar 940 famílias

940 famílias ocarenses receberão o Vale-Gás Social para adquirir um botijão de gás para preparar os alimentos nos próximos meses. Os bilhetes foram entregues à prefeita de Ocara, Amália Pereira, e à secretária da STDS, Cláudia Santos, nesta quarta-feira (2), pelo governador Elmano de Freitas e pela secretária da Proteção Social, Onélia Santana, em Fortaleza. Esta é a 2ª vez este ano que o benefício é entregue à população.

O cronograma de entregas dos tickets será divulgado em breve pela Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social. A distribuição ocorrerá nos nos Cras da Sede, Sereno e Serragem.

Entre os requisitos para ser beneficiário do Vale-Gás estão ter o Cartão Mais Infância Ceará; famílias com jovens em situação de vulnerabilidade social; e famílias inscritas no CadÚnico.

O 3º lote de Vale-Gás será entregue no próximo mês de novembro.

#AssistênciaSocial 20/07/2023 SECRETARIA DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL Conselho de Assistência Social realiza 13ª Conferência Municipal de Assistência Social de Ocara

Com o tema "Reconstrução do SUAS: O SUAS que temos e o SUAS que queremos", o Conselho Municipal de Assistência Social realizou hoje, juntamente com a Prefeitura de Ocara, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social - STDS, a 13ª Conferência Municipal de Assistência Social do Município de Ocara.

A conferência contou com a palestra da presidente do Conselho Estadual de Assistência Social - Ceas, Lúcia Elizabeth Moura Rodrigues.

O evento ocorreu no Salão Paroquial com as presenças da secretária da STDS, Cláudia Santos, do secretário da Administração, Humberto Maia, da secretária da Educação, Raquel Lopes, da secretária da Saúde, Ruti Aires, do secretário da Agricultura, Raimundo Lamboca, do presidente da Câmara Municipal, Marcondes Barbosa, de técnicos da STDS, e da sociedade civil.

#AssistênciaSocial 07/07/2023 SECRETARIA DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL Casa do Cidadão realiza Atualização Cadastral e Averiguação de unifamília do Cadastro Único/Bolsa Família

A Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social, por meio da Casa do Cidadão, realizou nesta quinta-feira (6), no distrito de Serragem, a Atualização Cadastral e Processo de Averiguação de unifamília do Cadastro Único/Bolsa Família, feitos de 2 em 2 anos. O atendimento é feito através do programa Reduzindo Distâncias, que atende o público da sede do distrito e de localidades adjacentes. A ação também foi realizada no distrito de Arisco dos Marianos e em Córrego do Facó.

Estiveram presentes o coordenador da Casa do Cidadão, Márcio, a coordenadora do Cadastro Único, Rosângela Lima, e técnicos da STDS.

#AssistênciaSocial 06/07/2023 SECRETARIA DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL Programa Reduzindo Distâncias realiza Atualização Cadastral e Processo de Averiguação de unifamília do Cadastro Único

A Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social, por meio da Casa do Cidadão, realiza nesta quinta-feira (6), no distrito de Serragem, a Atualização Cadastral e Processo de Averiguação de unifamília do Cadastro Único/Bolsa Família, que são feitos de 2 em 2 anos. O atendimento é feito através do programa Reduzindo Distâncias, que atende o público da sede do distrito e de localidades adjacentes.

Estiveram presentes o coordenador da Casa do Cidadão Márcio , a coordenadora do Cadastro Único, Rosângela Lima, e técnicos da STDS.

A ação também foi realizada no distrito de Arisco dos Marianos e em Córrego do Facó.

#AssistênciaSocial 28/06/2023 SECRETARIA DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL Prefeitura entrega Cartão Ceará Sem Fome à 124 famílias ocarenses

124 famílias ocarenses receberam hoje (27) os cartões de R$ 300 do Programa Ceará Sem Fome, do Governo do Estado do Ceará, para a compra de alimentos. Objetivo do programa é erradicar a fome no estado. Os beneficiados poderão utilizar o cartão para fazer compras no Mercadinho L&L, no Mercadinho J Filho, ou no Cantinho das Variedades, todas na Av. Cel. João Felipe, no Centro de Ocara.

A coordenadora da Proteção Social Básica e Especial, Elen Marcos, e a técnica da STDS Mayara acompanharam a primeira compra feita hoje mesmo por uma beneficiada em Ocara.

Estiveram presentes na entrega dos cartões a prefeita Amália Pereira, o secretário da Administração e Planejamento, Humberto Júnior, a secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social, Cláudia Santos, a secretária da Educação, Raquel Lopes, a controladora interna do município, Eliziane Damasceno, e técnicos da STDS, além do presidente da Câmara Municipal, Marcondes Barbosa, e o vereador José Maria Dantas.

#AssistênciaSocial 21/06/2023 SECRETARIA DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL Divulgada relação dos beneficiários do Programa Ceará Sem Fome; confira

A Prefeitura de Ocara, através da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), divulga a relação dos beneficiários do Programa Ceará Sem Fome, que tem como objetivo contribuir com a redução da Fome e Insegurança Alimentar grave no Estado do Ceará. 124 famílias ocarenses foram beneficiadas.

O programa foi lançado na sexta-feira (16/06), com a presença do governador Elmano de Freitas, secretário estadual das Cidades, Zezinho Albuquerque, secretária da Proteção Social, Onélia Leite de Santana, e a prefeita Amália Pereira.

Confira a lista abaixo clicando nas fotos.

#AssistênciaSocial 19/06/2023 SECRETARIA DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL Prefeita Amália Pereira e comitiva ocarense participam do lançamento do Programa Ceará Sem Fome

Ceará Sem Fome! A prefeita Amália Pereira participou do lançamento do Programa e Assinatura do Pacto Ceará Sem Fome, nesta sexta-feira (16), juntamente com o secretário das Cidades do Ceará, Zezinho Albuquerque, a secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social de Ocara, Claudia Santos, secretário da Agricultura e Meio Ambiente de Ocara, Raimundo Lamboca, e técnicos de ambas pastas.

O programa vai garantir segurança alimentar a milhares de famílias cearenses. Ocara foi contemplada com 124 cartões do Ceará Sem Fome.

Agradecemos ao governador Elmano de Freitas, à senadora Augusta Brito, à secretária da Proteção Social, Onélia Leite de Santana, e à primeira-dama e principal articuladora do programa, Lia Freitas, por toda sensibilidade e dedicação em prol das famílias que vivem em situação de vulnerabilidade alimentar.

Seguimos trabalhando juntos para fortalecer esse combate e erradicar a fome do nosso Estado!

#AssistênciaSocial 14/06/2023 SECRETARIA DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL Mais de 80 famílias ocarenses são beneficiadas com fogões sustentáveis

A prefeita Amália Pereira realizou nesta terça-feira (13), na Associação Comunitária dos Agricultores e Agricultoras do Sereno, a entrega de fogões às famílias cadastradas no Programa de Fogões Sustentáveis do Governo do Estado do Ceará. Mais de 80 famílias ocarenses foram beneficiadas.

A entrega foi feita com as presenças do chefe de Gabinete, Elieudo Silva, coordenador especial de Gestão, Wilson Bezerra, presidente da associação, Zilany, e ex-prefeito Pedro Cândido.

#AssistênciaSocial 11/05/2023 SECRETARIA DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL Ocara realiza abertura da Campanha Faça Bonito! 2023 contra o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes

A Prefeitura de Ocara, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social, em parceria com a Secretaria da Educação, realizou a nesta quarta-feira (10) a abertura da Campanha Faça Bonito! Ocara 2023, na Escola Maria de Lourdes Cosme, na localidade de Jurema dos Vieiras , distrito de Curupira. Na ocasião, os alunos acompanharam contação de histórias, atividade física e roda de conversa com os pais. Estiveram presentes a secretária da STDS, Cláudia Santos, técnicos da pasta do Trabalho e Desenvolvimento Social e da Educação, conselheiros tutelares, alunos e professores.

A campanha ocorre em todo o mês de maio, com mobilização da sociedade brasileira contra o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes. Proteja as crianças, disque 100.

#AssistênciaSocial 08/05/2023 SECRETARIA DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL CMDCA divulga relação dos candidatos inscritos a membros do Conselho Tutelar de Ocara

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente CMDCA torna público a relação dos candidatos inscritos no edital 01/2023, no processo de Escolha dos membros do Conselho Tutelar de Ocara.

#AssistênciaSocial 10/04/2023 SECRETARIA DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL Governo realizará averiguação e revisão cadastral de beneficiários do Bolsa Família

Atenção, beneficiários do Bolsa Família. Iniciaremos mutirões de averiguação e revisão cadastral 2023. A primeira ação ocorrerá nesta sexta-feira, 14 de abril, na Casa do Cidadão para cadastros unipessoais (famílias de apenas um membro) de famílias da Sede e adjacências. Para atualizar o cadastrado, o beneficiário deverá comparecer à Casa do Cidadão munido de todos os documentos e comprovante de residência atualizado.

#AssistênciaSocial 10/03/2023 SECRETARIA DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL Processo de escolha do Conselho Tutelar de Ocara será divulgado em breve

A escolha dos novos conselheiros tutelares ocorrerá este ano em todos os municípios brasileiros. Se você já pensou em ser um dos membros do Conselho Tutelar de Ocara, fique atento ao cronograma que em breve será divulgado aqui nas redes sociais da Prefeitura.

#AssistênciaSocial 25/11/2022 SECRETARIA DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL CMDCA e Prefeitura realizarão a X Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Ocara

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), em conjunto com a Prefeitura de Ocara, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social - STDS, tem a satisfação de convidar toda a população a participar da X Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Ocara, dia 8 de dezembro, às 8:30h, no Salão Paroquial. A conferência terá como tema: Situação dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes em Tempos de Pandemia da Covid-19: Violações e Vulnerabilidades, Ações Necessárias para Reparação e Garantia de Políticas de Proteção Integral, com Respeito à Diversidade. Participe!

#AssistênciaSocial 07/11/2022 SECRETARIA DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL STDS realiza festa em comemoração ao Dia das Crianças nos CRAS Serragem e Sereno

A Prefeitura de Ocara, através da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), realizou nesta quinta-feira (27), nos Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) Serregem e Sereno, festas em comemoração ao Dia das Crianças para os participantes dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), e Programa Criança Feliz. Foi um momento de diversão e brincadeiras com pula pula, piscina de bolinha, escolha da dança do TIK TOK, contação de história, algodão doce, pinturas, e entregas de guloseimas.

Estiveram presentes a secretária da STDS, Cláudia Santos, coordenadora da Proteção Social Básica e Especial, Elen Marcos, equipe CRAS Sereno e usuários da política de Assistência Social.

#AssistênciaSocial 31/08/2022 SECRETARIA DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL Prefeitura realiza encerramento da campanha Agosto Lilás com várias atividades

A Prefeitura de Ocara, através da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), juntamente com o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Ocara (CMDMO), realizou nesta terça-feira (30), a culminância da campanha Agosto Lilás, dedicada à conscientização pelo fim da violência contra a mulher. Ação contou com atividade física, corte de cabelo e roda de conversa com a representante do Conselho Cearense dos Direitos da Mulher do Estado do Ceará, Ana Cristina Serafim, que fez explanação da temática. Estiveram presentes a secretária da STDS, Cláudia Santos, técnicos da STDS, conselheiras do CMDMO e usuárias da política de assistência social.

#AssistênciaSocial 27/06/2022 SECRETARIA DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL STDS encerra campanha contra o Trabalho Infantil com blitz educativa e panfletagem

A Prefeitura de Ocara, através da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), realizou nesta sexta-feira (24), a culminância da campanha 12 de junho - Dia Mundial contra o Trabalho Infantil, com Blitz educativa, panfletagem, adesivaço e distribuição do catavento símbolo da campanha.

Estiveram presentes a secretária da pasta, Cláudia Santos, técnicos da STDS, Infraestrutura, conselheiros do CMDCA e conselheiros tutelares.

#AssistênciaSocial 23/06/2022 SECRETARIA DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL Encontro da Rede Intersetorial discute estratégias para a construção do diagnóstico do trabalho infantil em Ocara

A Prefeitura de Ocara, através da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), realizou nesta quarta-feira (22), um Encontro com a Rede Intersetorial para discutir estratégias para a construção do diagnóstico do trabalho infantil no município de Ocara.

A reunião contou com a participação dos técnicos da STDS, Educação, Saúde, conselheiros tutelares, conselheiros municipais do CMAS e CMDCA, entidade MAFO e sociedade civil.

#AssistênciaSocial 13/06/2022 SECRETARIA DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL Ocara participa do XXII Encontro do CONGEMAS

A secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social, Cláudia Santos, juntamente com a coordenadora da Proteção Social Básica e Especial, Elen Marcos, técnica de Gestão Adriana Muniz e a assessora do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), Sarah Carvalho, representam Ocara no XXII Encontro do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social, (CONGEMAS), que aconteceu nos dias 8, 9 e 10 de junho de 2022, na cidade de Foz do Iguaçu no Paraná.

O Evento teve como tema:" O Futuro da Assistência Social no Brasil, compromissos dos Governos na superação da fome e das desproteções sociais", com o objetivo de fomentar e estimular o aprimoramento e o fortalecimento da gestão municipal do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

#AssistênciaSocial 01/06/2022 SECRETARIA DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL Prefeitura realiza encontro com as famílias beneficiadas do Programa Mais Infância Ceará

A Prefeitura de Ocara, através da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), em parceria com a Secretaria da Proteção Social, Justiça, Mulheres, Cidadania e Direitos Humanos (SPS), realizou na segunda-feira (30), encontro com as famílias beneficiadas do Programa Mais Infância Ceará (CMIC).

Estivera presentes a secretária da STDS, Cláudia Santos, representando a prefeita Amália Pereira, o chefe de Gabinete, José Maria Dantas, técnicos da STDS, técnicas da SPS do Estado, Rosiane Barbosa, Graça Guedes, Erodina e Lia Hermes, que explanaram a importância do programa para as famílias beneficiadas.

#AssistênciaSocial 19/05/2022 SECRETARIA DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL Assistência Social de Ocara recebe carro do Governo do Estado do Ceará

Ocara recebeu, na manhã desta terça-feira (17), um carro doado pelo Governo do Estado do Ceará. O veículo será de uso exclusivo para ações de fortalecimento da assistência social da população ocarense.

A entrega foi feita à prefeita Amália Pereira e à secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social, Cláudia Santos, na Secretaria Estadual da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), em Fortaleza.

A iniciativa faz parte do Pacto pelo Fortalecimento das Políticas de Assistência Social. Com o veículo, os profissionais da STDS poderão desenvolver o atendimento de maneira mais satisfatória à população.

#AssistênciaSocial 07/04/2022 SECRETARIA DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL Comitê de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência se reúne

Os membros do Comitê do Plano Municipal de Políticas Públicas para as Pessoas com Deficiência se reuniram na quarta-feira (6), na Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social. O objetivo foi o monitoramento e acompanhamento das ações e metas estabelecidas no Plano de Ocara.

O comitê trabalha na busca de políticas públicas em nosso município para melhorar a inclusão, atuando na formulação e implantação de ações para as PCDs, que são as Pessoas com Deficiência.

#AssistênciaSocial 21/03/2022 SECRETARIA DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL Entregas de novo lote de tíquetes do Vale Gás Social começarão nesta segunda-feira, 21 de março

A Prefeitura de Ocara, através da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), em parceria com o Governo do Estado do Ceará, informa que as entregas dos tíquetes do Vale Gás Social acontecerá no período de 21 de março a 8 de abril de 2022, conforme cronograma.

O programa tem como objetivo, amenizar os efeitos causados pela pandemia da Covid-19 em nosso estado.

Para mais informações:

CRAS SEDE: (85) 99248-6887

CRAS SERRAGEM: (85) 99192-7980

CRAS SERENO: (85) 97400-7196

#AssistênciaSocial 18/03/2022 SECRETARIA DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL Campanha Leãozinho Amigo da Criança!

Campanha Leãozinho Amigo da Criança!

Destine até 3% do tributo ao Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA), e contribua com os projetos culturais, esportivos e de lazer destinados às crianças e adolescentes Ocarenses. Parte do seu imposto de renda pode ajudar crianças e adolescentes do nosso município. Sua declaração do IMPOSTO DE RENDA pode transformar VIDAS.

#AssistênciaSocial 08/02/2022 SECRETARIA DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL CRAS Sereno é premiado como um dos melhores do Estado do Ceará

Em solenidade realizada nesta segunda-feira (07), pelo Governo do Estado do Ceará, a prefeita Amália Pereira, juntamente com a secretária da STDS de Ocara, Cláudia Santos, receberam das mãos do governador Camilo Santana o prêmio referência social.

A premiação reconhece os CRAS com o melhor desempenho, de acordo com os critérios de avaliação da capacidade e qualidade dos atendimentos ofertados às famílias em situação de vulnerabilidade social.

O CRAS Sereno, ficou entre os 30 primeiros melhores do Estado do Ceará, resultado de um trabalho feito com responsabilidade, dedicação, amor, ética e compromisso com a política de Assistência Social.

#AssistênciaSocial 05/01/2022 SECRETARIA DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL Ocara tem 398 novos beneficiários do Programa Auxílio Brasil

A Prefeitura de Ocara, através da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), informa que o Governo Federal liberou 398 novos benefícios do Programa Auxílio Brasil em nosso município. Os benefícios serão liberados na folha de pagamento de janeiro de 2022, obedecendo ao calendário por final de NIS.

Para maiores informações:

Cadastro Único: 085 99274-1788

085 99247-4563 ou pelo Facebook Cadastro Único Ocara

CRAS Sede: 085 99248-6887

CRAS Serragem: 085 99192-7980

CRAS Sereno: 085 97400-7196

#AssistênciaSocial 15/12/2021 SECRETARIA DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL Entrega dos tíquetes do Vale Gás Social iniciam em 16 de dezembro

A Prefeitura de Ocara, através da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), em parceria com o Governo do Estado do Ceará, informa que acontecerá as entregas dos tíquetes do Vale Gás Social, no período de 16 a 22 de dezembro nos CRAS, Sede, Sereno e Serragem.

O programa tem como objetivo amenizar os efeitos causados pela pandemia da Covid-19 em nosso Estado.

Confira a lista dos beneficiários: https://drive.google.com/file/d/1xdwSPZvPztpiT69rYZ5Jwyz8v0oSfh-p/view

Para mais informações:

CRAS SEDE: (85) 99248-6887

CRAS SERRAGEM: (85) 99192-7980

CRAS SERENO: (85) 97400-7196

#AssistênciaSocial 14/12/2021 SECRETARIA DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL Prefeitura realiza aula inaugural do curso básico de Informática, através do projeto “Primeiro Passo”

A Prefeitura de Ocara, através da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), em parceria com a Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), realizou nesta segunda-feira (13/12), a aula inaugural do curso básico de Informática, através do projeto "Primeiro Passo", linha de ação jovem bolsista que tem como objetivo capacitar jovens em condição de vulnerabilidade social para conquistarem sua primeira oportunidade no mercado de trabalho.

Estiveram presentes a secretária da STDS, Cláudia Santos, coordenadora da gestão do trabalho e do SUAS e agente municipal do projeto, Izabel Frota, monitores e alunos.

#AssistênciaSocial 29/10/2021 SECRETARIA DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL Prefeitura Municipal de Ocara realiza comemoração ao Dia das Crianças no CRAS - Serragem

A Prefeitura Municipal de Ocara, através da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), realizou hoje (27), festa em comemoração ao Dia das Crianças no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), Serragem para os participantes dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), e Programa Criança Feliz. Momento de diversão e brincadeiras com pula pula, piscina de bolinha, algodão doce, pinturas e entregas de guloseimas.

#AssistênciaSocial 29/10/2021 SECRETARIA DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL STDS realiza festa em comemoração ao Dia das Crianças no CRAS - Sede

A Prefeitura Municipal de Ocara, através da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), realizou nesta quinta-feira (28/10), festa em comemoração ao Dia das Crianças no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), Sede para os participantes dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), e Programa Criança Feliz. Momento de diversão e brincadeiras com pula pula, piscina de bolinha, algodão doce, pinturas, entregas de guloseimas e desfile da Miss e Mister Kids 2021.

#AssistênciaSocial 28/10/2021 SECRETARIA DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL STDS realiza 1º ciclo do projeto conhecendo o Cadastro Único; Primeiro passo para participar dos programas sociais

A Prefeitura, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social, realizou nesta quarta-feira (27/10), no Salão de Eventos (Antiga Câmara), o 1º ciclo do projeto conhecendo o Cadastro Único, primeiro passo para participar dos programas sociais.

A ação busca viabilizar em tempo hábil o inclusão de novas famílias no CadÚnico e divulgar acerca do perfil dos beneficiários para os programas sociais do Cadastro Único e programas complementares de outros ministérios. Na ocasião, houve palestra explicativa, seguida de atendimento e entrevista das novas famílias.

Estiveram presentes a coordenadora do Cadastro Único, Rosângela Lima, e equipe.

#AssistênciaSocial 21/10/2021 SECRETARIA DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL Prefeitura realiza festa em comemoração ao Dia das Crianças no CRAS - Sereno

A Prefeitura Municipal de Ocara, através da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), realizou nesta quarta-feira (20), festa em comemoração ao Dia das Crianças no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), Sereno para os participantes dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), e Programa Criança Feliz. Momento de diversão e brincadeiras com pula pula, piscina de bolinha, algodão doce, pinturas e entregas de guloseimas.

#AssistênciaSocial 20/10/2021 SECRETARIA DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL Prefeita Amália Pereira participa da entrega de cestas básicas às famílias selecionadas pelo Cartão Mais Infância Ceará

A prefeita Amália Pereira participou nesta terça-feira (19/10) da entrega de cestas básicas às famílias selecionadas pelo Cartão Mais Infância Ceará. Ao todo, o município recebeu 503 cestas do Programa Mais Nutrição, das quais 30 foram entregues simbolicamente na cerimônia realizada pela Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social, no Salão de Eventos da Prefeitura.

Atenção! A STDS informa que está elaborando o cronograma de entrega das cestas básicas. A distribuição será feita nos territórios dos CRAS Sede, Sereno e Serragem. As datas das entregas serão divulgadas em breve.

#AssistênciaSocial 15/09/2021 SECRETARIA DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL Prefeita Amália Pereira entrega materiais aos CRAS e ao CREA de Ocara

A prefeita Amália Pereira entregou nesta terça-feira (14/09) computadores, notebooks, nobreaks, televisores e condicionadores de ar aos Centros de Referência da Assistência Social, Centro de Referência Especializado de Assistência Social de Ocara e Casa do Cidadão.

Os equipamentos vão melhorar o trabalho dos servidores e o atendimento aos usuários dos CRAS, CREAS e Casa do Cidadão. Esta ação mostra o cuidado e atenção que a Prefeitura de Ocara tem junto à Assistência Social no nosso município.

#AssistênciaSocial 08/09/2021 SECRETARIA DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL Prefeitura realizará atualização de cadastros do Bolsa Família e CadÚnico de moradores da Placa José Pereira

Atenção, a Prefeitura de Ocara, por meio do projeto Reduzindo Distâncias, da STDS, realizará nos próximos dias 14 e 15 de setembro, uma ação de atualização de cadastros do Bolsa Família e CadÚnico de moradores da localidade da Placa José Pereira, no distrito do Sereno.

O local de atendimento será a Escola Jose Pereira de Souza, das 8h30 às 15h30. As listas com os nomes dos responsáveis estão com as agentes comunitárias de Saúde.

Saiba o que levar

Maiores de 18 anos:

- Cadastro de Pessoa Física - CPF (obrigatório);

- Título de Eleitor (obrigatório);

- Carteira de Identidade - RG;

- Carteira de Trabalho;

- Comprovante de Endereço atualizado e nome da RF ou de um membro do Cadastro (obrigatório).

Menores de 18 anos:

- Certidão de Nascimento - Outros documentos (se tiver).

Não deixe de fazer sua atualização cadastral.

#AssistênciaSocial 27/08/2021 SECRETARIA DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL Conselho realiza XII Conferência Municipal de Assistência Social do Município de Ocara

O Conselho Municipal de Assistência Social de Ocara (CMAS), em conjunto com a Prefeitura de Ocara, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social - STDS, realizaram nesta quinta-feira (26/08) a XII Conferência Municipal de Assistência Social do Município de Ocara de forma remota e com o tema:

"Assistência Social: Direito do povo e Dever do Estado, com financiamento público, para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social".

O evento contou com palesras da assistente social e secretária da Educação de Ocara, Raquel Lopes, da pedagoga e secretária da STDS, Ana Cláudia Santos, da assistente social e assessora de Gestão do SUAS de Ocara, Mônica Tavares, e da assistente Social, assessora do SUAS e ex-secretária da STDS Sarah Carvalho.

Estiveram presentes a presidente do CMAS, Natália Moura, trabalhadores do SUAS e usuários que acompanharam a live de forma remota.

#AssistênciaSocial 18/08/2021 SECRETARIA DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL Participe da XII Conferência Municipal de Assistência Social de Ocara - CE

XII Conferência Municipal de Assistência Social de Ocara - CE.

O Conselho Municipal de Assistência Social de Ocara - CE, em conjunto com a Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social - STDS e a Prefeitura Municipal, tem a satisfação de lhe convidar a participar da XII Conferência Municipal de Assistência Social do Município de Ocara - CE, com o tema:

"Assistência Social: Direito do povo e Dever do Estado, com financiamento público, para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social".

Dia 26 de Agosto, ás 16 horas, na página do facebook: Prefeitura Municipal de Ocara.

O credenciamento para participação deverá ser realizado até o dia 25 de agosto, através dos seguintes telefones:

CRAS Sede: (085) 99248-6887/ CRAS Sereno: (085) 97400-7196/ CRAS Serragem: (085) 99192-7980/ CREAS (085) 99261-3073 Cadastro Único (085) 99274-1788/ (085)99247-4563 / STDS (085) 99413-0877 ou através do link: https://forms.gle/mP2v6bcD1LumRJE27

As conferências são espaços democráticos de participação para proposição de políticas públicas. PARTICIPE!

#AssistênciaSocial 11/08/2021 SECRETARIA DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL Prefeitura realiza Pré-conferência Municipal de Assistência social de Ocara no CRAS Sereno

A Prefeitura de Ocara, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social, realizou na tarde desta terça-feira (10/8), no CRAS Sereno, a Pré-conferência Municipal de Assistência social de Ocara. Com o tema "Direito do Povo, Dever do Estado, com Financiamento Público, para enfrentar as Desigualdades e Garantir a Proteção Social", o evento contou com uma palestra com a assistente social Iara Fraga, professora do curso de Serviço Social do IFCE.

#AssistênciaSocial 06/08/2021 SECRETARIA DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL Prefeitura realizará ação de atualização do Cadastro Único de famílias de Curralinho e de Mocoré dos Rodrigues

Atenção famílias beneficiárias do Cadastro Único, na próxima terça-feira (10/8) a Prefeitura de Ocara, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social, realizará atualizações cadastrais de 2021 do benefício de moradores das localidades de Curralinho e Mocoré dos Rodrigues. Fiquem atentas à documentação necessária.

Prefeitura de Ocara

#AssistênciaSocial 03/08/2021 SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO Ocara é atendida pelo Caminhão do Cidadão

O Caminhão do Cidadão iniciou na manhã desta segunda-feira (02/8), aqui em Ocara, os atendimentos para emissão de primeira e segunda vias de carteiras de Identidade. Ao todo serão feitos 210 atendimentos até quarta-feira (04/8).

Estiveram presentes no início das atividades o coordenador do Caminhão do Cidadão, Júnior Matos, Antônia Nila, responsável pelo setor de Identidade de Ocara, a chefe de Gabinete, Dejanira Teófilo, e o coordenador especial de Gestão, Wilson Bezerra, que receberam os cidadãos para lhes desejar as boas vindas.

Seguimos trabalhando para trazer benefícios para Ocara. Porque A Cidade Avança, Cuidando das Pessoas. Prefeitura de Ocara.

#AssistênciaSocial 03/08/2021 SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO Casa do Cidadão retoma serviço de emissão de Identidades

A Casa do Cidadão de Ocara retomou nesta segunda-feira (02/8) a emissão de Identidade. O atendimento é feito mediante agendamento.

A Casa do Cidadão está localizada na Avenida Cel João Felipe, próxima à Prefeitura.

Prefeitura de Ocara

#AssistênciaSocial 28/07/2021 SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO Ocara será atendida pelo Caminhão do Cidadão em agosto

O Caminhão do Cidadão, projeto do Governo do Estado do Ceará, em parceria com a Prefeitura de Ocara, estará nos dias 2, 3 e 4 de agosto em nosso município. Serão realizados 70 atendimentos de emissão de Carteira Identidade, por dia, mediante agendamento. O pré-cadastro já pode ser realizado na Casa do Cidadão, que fica próxima ao Paço Municipal.

Ao todo serão feitos 210 atendimentos de 1ª ou 2ª via. Fique atento a documentação necessária.

Seguimos trabalhando para trazer benefícios para Ocara. Porque A Cidade Avança, Cuidando das Pessoas. Prefeitura de Ocara.

#AssistênciaSocial 26/07/2021 SECRETARIA DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL Prefeitura realizará ação de atualização do Cadastro Único no Arisco dos Marianos e Aroeira

Atenção, famílias de Arisco dos Marianos e Aroeira! A Prefeitura de Ocara, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social, realizará na quinta-feira (29/7) ação de atualização do Cadastro Único. Fiquem atentos aos comunicados da ação em sua localidade.

#AssistênciaSocial 23/07/2021 SECRETARIA DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL Prefeita Amália Pereira entrega cartões do Auxílio Cesta Básica aos beneficiados

A prefeita Amália Pereira entregou, na manhã desta sexta-feira (23/7), os cartões do auxílio Cesta Básica do Governo do Estado do Ceará aos 12 ocarenses selecionados no programa, um auxílio importante que tem garantido comida na mesa das famílias necessitadas.

O auxílio é destinado aos trabalhadores de transportes escolares e alternativos, ambulantes, feirantes, mototaxistas, taxistas, motoristas de aplicativos, bugueiros, guias de turismo e despachantes documentalistas, que tiveram a sua renda afetada com a pandemia do Coronavírus.

A Prefeitura, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Social, trabalha incansavelmente para garantir o bem-estar social da população.

#AssistênciaSocial 21/07/2021 SECRETARIA DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL Prefeitura realiza ação para atualização cadastral de beneficiários do Cadastro Único em Córrego do Facó

Atenção moradores do Córrego do Facó! A Prefeitura de Ocara, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social, realiza hoje e amanhã, quarta-feira (21/7), nessa localidade, uma ação para atualização cadastral de beneficiários do Cadastro Único. O atendimento é feito na Escola Raimundo Facó, das 8h às 15h.

#AssistênciaSocial 20/07/2021 SECRETARIA DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL Prefeitura divulga lista de beneficiados com Auxílio Cesta Básica

A Prefeitura de Ocara, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), tem a alegria de informar nesta terça-feira (20/7), a relação dos 12 profissionais ocarenses que serão contemplados com o Auxilio Cesta Básica, do Governo do Estado do Ceará.

O Auxílio Cesta Básica beneficiará, no nosso município, trabalhadores de transportes escolar, feirantes e taxistas.

Os beneficiários deverão comparecer ao local de entrega dos cartões munidos de RG ou CNH e CPF. O auxílio será entregue na STDS, Av. Cel João Felipe, Centro, s/n.

#AssistênciaSocial 19/07/2021 SECRETARIA DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL Prefeita Amália Pereira e titular da STDS, Cláudia Santos, recebem cartões do Auxílio Cesta Básica

A prefeita Amália Pereira e a secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), Cláudia Santos, receberam da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), do Governo do Estado do Ceará, os cartões do Auxílio Cesta Básica.

O programa é destinado a trabalhadores de transportes escolares e alternativos, ambulantes, feirantes, mototaxistas, taxistas, motoristas de aplicativos, bugueiros, guias de turismo e despachantes documentalistas, que tiveram a sua renda afetada com a pandemia do Coronavírus.

Em breve divulgaremos o resultado dos selecionados, vale ressalta que as inscrições foram realizadas por meio da plataforma digital, disponibilizada pelo Governo do Estado do Ceará.

#AssistênciaSocial 30/06/2021 SECRETARIA DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL Prefeitura entrega de kits bebês às gestantes participantes do Projeto 'Semeando o Futuro'

A Prefeitura de Ocara, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), através do Centro de Referência de Assistência Social - CRAS Sereno, realizou nesta quinta-feira (29/6), a entrega de kits bebês para as gestantes participantes do Projeto "Semeando o Futuro", que tem como objetivo atender gestantes, garantindo uma qualidade de vida antes, durante e pós-parto.

Estiveram presentes a secretária da STDS, Claudia Santos, a coordenadora da Proteção Social Básica e Especial, Elen Marcos, técnica de Gestão, Adriana Muniz, Equipe do CRAS Sereno e Gestantes.

#AssistênciaSocial 18/06/2021 SECRETARIA DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL Governo do Estado abre novas inscrições para o Auxílio Cesta Básica

Atenção ocarenses! O Governo do Estado abriu nova fase de inscrições para o Auxílio Cesta Básica. Agora o período para cadastro segue até 30 de junho no site da SPS (https://www.sps.ce.gov.br/).

O auxílio é ofertado às famílias cearenses que tenham registrado redução de sua renda familiar em decorrência da pandemia.

Executado pela Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), o benefício atende aos trabalhadores de transporte alternativo e escolar, ambulantes e feirantes, mototaxistas, taxistas, motoristas de aplicativos, bugueiros, guias de turismo e despachantes documentalistas de trânsito.

#AssistênciaSocial 14/04/2021 SECRETARIA DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL STDS inicia entrega do 1º lote do Vale-Gás Social

A Prefeitura de Ocara, através da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social, começou na segunda-feira (12), a entrega do 1º lote do Vale-Gás Social.

Tudo feito com muito carinho e responsabilidade com as medidas sanitárias garantindo a segurança de todas as famílias.

Para receber o benefício será necessário levar o RG, CPF, NIS e o Comprovante de Endereço, além de caneta própria. Só será possível realizar a retirada no dia e turno marcados, por isso, confira a lista com o nome dos beneficiários, dias e locais para o recebimento do vale-gás no link :

https://www.ceara.gov.br/2021/03/31/governo-do-ceara-divulga-lista-de-familias-beneficiadas-com-vale-gas-social/

Ocara terá um total de 1.093 famílias beneficiadas com essa ação. Nesse 1º lote, o Governo do Estado enviou para o município 547 vales. Quem não estiver nas listas de abril receberá o Vale-Gás no 2º lote que estará disponível em maio, contando com 546 unidades.

#AssistênciaSocial 01/06/2020 SECRETARIA DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL Prefeitura inicia nesta quinta (04/6) distribuição do 2° lote de Vale-Gás para as famílias beneficiadas

Começa nesta quinta-feira (04/6) a distribuição do 2° lote de Vale-Gás para as famílias beneficiadas. A entrega será feita na Sede da STDS, nos Centros de Referência de Assistência Social - CRAS (Sede, Sereno e Serragem), escolas e visitas domiciliares. Mas atenção, é preciso estar atento ao CALENDÁRIO DE ENTREGA que pode ser acessado nos links abaixo, assim como os nomes dos beneficiários deste lote.

O benefício é uma iniciativa do Governo do Ceará e conta com o apoio da Prefeitura de Ocara para localizar e entregar o Vale-Gás a quem mais precisa. As famílias beneficiadas foram selecionadas pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (IPECE) e Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS).

A entrega foi dividida em 3 lotes. No mês passado, 370 beneficiários receberam o Vale-Gás. Em julho será entregue o lote 3, conforme informação do Governo do Estado.

Os beneficiários, as datas e os locais de entrega de cada beneficiário pode ser consultada dos seguintes links

Lista dos beneficiários do 1º lote:

https://www.ocara.ce.gov.br/arquivos/1267/OCARA-LOTE_2-BENEFICIO_VALE_GAS.pdf

Datas e locais de entrega território CRAS SEDE:

https://www.ocara.ce.gov.br/arquivos/1268/INFORMATIVO_007_2020_0000001.pdf

Datas e locais de entrega território CRAS SERENO:

https://www.ocara.ce.gov.br/arquivos/1269/INFORMATIVO_008_2020_0000001.pdf

Datas e locais de entrega território CRAS SERRAGEM:

https://www.ocara.ce.gov.br/arquivos/1271/INFORMATIVO_009_2020_0000001.pdf

Em caso de dúvidas e esclarecimentos sobre o Vale-Gás ligue:

CRAS Sede (085) 99248-6887

CRAS Sereno (085) 99428-3100

CRAS Serragem (085) 99192-7980

Cadastro Único (085) 99274-1788

(085) 99247-4563

(085) 99161-3265

É a Prefeitura de Ocara Cuidando de Quem Precisa.

Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social - STDS.

Comunicação e Imprensa | SEGOV

#AssistênciaSocial 13/05/2020 SECRETARIA DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL Confira lista de beneficiados do 1º lote do Vale-Gás em Ocara; entrega começa nesta quinta-feira (14/05)

A Prefeitura de Ocara, através da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social - STDS, iniciará nesta quinta-feira (14/5), a distribuição do 1° lote de Vale-Gás para as famílias beneficiadas. Em Ocara, foram contempladas 1.112 famílias, contudo, a entrega será dividida em 3 lotes (lote 1, lote 2 e lote 3). O benefício é uma iniciativa do Governo do Estado do Ceará e conta com o apoio da Prefeitura para localizar e entregar o Vale-Gás a quem mais precisa.

No mês de maio, será concedido o Vale-Gás para o lote 1, o qual contempla 370 beneficiários que foram selecionadas pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (IPECE) e Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS).

Em junho e julho, serão entregues os demais lotes (lote 2 e lote 3), conforme informação do Governo do Estado.

A entrega do Vale-Gás será feita na Sede da STDS, nos Centros de Referência de Assistência Social - CRAS (Sede, Sereno e Serragem), escolas e visitas domiciliares.

Os beneficiários, as datas e os locais de entrega de cada beneficiário pode ser consultada nos seguintes links

Lista dos beneficiário do 1º lote:

https://www.ocara.ce.gov.br/arquivos/1259/VALE%20GAS_%20LOTE%201.pdf

Datas e locais de entrega território CRAS SEDE:

https://www.ocara.ce.gov.br/arquivos/1260/LOTE%201-%20CRAS%20SEDE.pdf

Datas e locais de entrega território CRAS SERENO:

https://www.ocara.ce.gov.br/arquivos/1261/LOTE%201-CRAS%20SERENO.pdf

Datas e locais de entrega território CRAS SERRAGEM:

https://www.ocara.ce.gov.br/arquivos/1262/LOTE%201%20-CRAS%20SERRAGEM.pdf

Em caso de dúvidas e esclarecimentos sobre o Vale-Gás ligue:

CRAS Sede (085) 99248-6887

CRAS Sereno (085) 99428-3100

CRAS Serragem (085) 99192-7980

Cadastro Único (085) 99274-1788

(085) 99247-4563

(085) 99161-3265

É a Prefeitura de Ocara Cuidando de Quem Precisa.

Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social - STDS.

Comunicação e Imprensa | SEGOV

#AssistênciaSocial 03/03/2020 SECRETARIA DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL Casa do Cidadão divulga número de atendimentos realizados em fevereiro de 2020

A Prefeitura de Ocara, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social, informa o volume de atendimentos realizados na Casa do Cidadão em Fevereiro de 2020.

A Casa do Cidadão é uma iniciativa da gestão Cuidando de Quem Precisa que oferece diversos serviços para a população. Localizada na Av. Cel. João Felipe, 873, Centro, a entidade realiza Atendimento Jurídico, Emissão de documentos (RG, Carteira de Trabalho, Reservista, Cartão do SUS), Atendimento do Cadastro Único e Bolsa Família, Requerimento de Aposentadoria e Benefícios do INSS.

É a Prefeitura de Ocara Cuidando de Quem Precisa.

Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social.

Comunicação e Imprensa | SEGOV

#AssistênciaSocial 12/02/2020 SECRETARIA DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL Prefeita Amália assina termo de participação do município no Programa PETECA

A prefeita Amália Pereira assinou na manhã desta terça-feira (11/2) o termo de participação do Programa PETECA (Programa de Educação Contra o Trabalho da criança e do Adolescente) do município de Ocara em 2020.

"As ações além de realizadas continuamente e com êxitos desde 2017, vem se intensificando com a intersetorialidade real entre a Assistência Social e a Educação de Ocara. Agradeço também os grandes parceiros dessa luta como o Ministério Público e o Conselho Tutelar", explicou a prefeita Amália.

É a Prefeitura de Ocara Cuidando de Quem Precisa.

Gabinete da Prefeita.

Comunicação e Imprensa | SEGOV

#AssistênciaSocial 13/01/2020 SECRETARIA DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL Novos membros do Conselho Tutelar de Ocara tomam posse

Os novos membros do Conselho Tutelar de Ocara tomaram posse na manhã desta sexta-feira (10/01), em solenidade realizada na Câmara dos Vereadores. Eles atuarão na proteção dos direitos das crianças e dos adolescentes do nosso município no quadriênio 2020/2024.

A prefeita Amália Pereira, que assinou os diplomas dos conselheiros, esteve presente, parabenizou-os pela eleição e falou da importância do Conselho Tutelar de Ocara. Amália também destacou as mulheres eleitas conselheiras.

Os conselheiros tutelares titulares são Rodrigo Costa, Gilliarde Jerônimo, Nayhara Santos, Marciana Moraes de Souza e Vanuza Rodrigues Rabelo, eleitos em 6 de outubro de 2019.

Além da prefeita, também estiveram presentes os secretários Sarah Carvalho (STDS), Almir Pereira (Governo), Edmilson Lopes Filho (Agricultura), vereadores José Elieudo Silva, Marcondes Barbosa, Zé Maria, Raimundo Lamboca, Roberto Matias, Roberto Lima, Ivo Gomes e João Bosco, além de membros suplentes do Conselho Tutelar e representantes do CMDCA - Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente.

É a Prefeitura de Ocara Cuidando de Quem Precisa.

Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social.

Comunicação e Imprensa | SEGOV

#AssistênciaSocial 20/11/2019 SECRETARIA DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL Prefeita Amália Pereira participa da entrega da Casa do Cidadão de Ocara

A prefeita Amália Pereira participou nesta terça-feira (19/11) da entrega da Casa do Cidadão de Ocara. A unidade está localizada na Av. Cel. João Felipe, no antigo CAPS, em frente a Paço Municipal.

A Casa do Cidadão oferecerá diversos serviços ao público como INSS DIGITAL, Emissão de Carteira de trabalho, de Identidade e de reservista, atendimento jurídico, Cadastro Único e Bolsa Família.

Através do INSS DIGITAL, o cidadão poderá requerer aposentadoria por idade, pensão por morte, BPC deficiente e idoso, auxilio maternidade urbano e rural, auxilio doença, auxílio reclusão e demais benefícios previdenciários.

Cerimônia contou ainda com a participação do gerente-regional do INSS, Francismar Lucena, de secretários municipais, vereadores, lideranças políticas, servidores e população.

É a Prefeitura de Ocara Cuidando de Quem Precisa.

#AssistênciaSocial 15/10/2019 SECRETARIA DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL Prefeitura realiza abertura da Semana do Bebê 2019 A Prefeitura de Ocara realizou na manhã de segunda-feira (14), por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social, na Creche Sebastião Freire Braga - Sereno, a abertura da Semana do Bebê, que segue até o dia 18 de outubro.

Como a participação de bebês, alunos e pais, o objetivo da ação é mobilizar o serviço público municipal ofertando diversas atividades voltadas às crianças da primeira infância, pais ou responsáveis e profissionais em geral.

É a Prefeitura de Ocara Cuidando de Quem Precisa.
#AssistênciaSocial 10/10/2019 SECRETARIA DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL "Prefeitura em Ação" é realizada em Parelhas Parelhas 1 recebeu a "Prefeitura em Ação" nesta quarta-feira (09/10), onde foram realizadas palestras informativas, testes rápidos de saúde, brincadeiras e muita contação de histórias para as crianças.

O evento contou com a participação dos profissionais da saúde, educação e assistência social, como também, da secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social, Sarah Carvalho, e da secretária da Educação, Raquel Lopes.

É a Prefeitura de Ocara Cuidando de Quem Precisa.
#AssistênciaSocial 07/10/2019 SECRETARIA DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL Resultado das Eleições do Conselho Tutelar em Ocara Eleições Conselho Tutelar Ocara - 2019

A eleição dos novos membros do Conselho Tutelar de Ocara aconteceu neste domingo (6). O pleito foi realizado pelo CMDCA, com o apoio da Prefeitura de Ocara e Tribunal Regional Eleitoral. 5.065 eleitores registraram seu voto em 15 locais de votação.

Foram eleitos Rodrigo Costa, Gilliarde Jerônimo, Nayhara Santos, Marciana Moraes de Souza e Vanuzia Rodrigues Rabelo.

Veja como foram os votos:

Titulares

Rodrigo Costa - 870
Gilliarde Jerônimo - 736
Nayhara Santos - 578
Marciana Moraes de Souza - 522
Vanuza Rodrigues Rabelo - 421

Suplentes

1º suplentes: Mauro Pereira - 420
2º suplente: Moisés Medeiros - 385
3º suplentes: Rozenildo Castro Alves - 372
4º suplente: Marcos Lima - 307
5º suplente: Maria Edinir - 264
6º suplente: Antonio Oliveira - 107
#AssistênciaSocial 27/09/2019 SECRETARIA DE SAÚDE Hospital de Ocara realiza o primeiro registro civil de nascimento na unidade Em mais uma estratégia para atender a população ocarense e garantir a criança o direito a um nome já nos primeiros dias de vida, o Hospital e Maternidade Francisco Raimundo Marcos realizou o primeiro registro civil de nascimento na unidade.
A iniciativa contribui para reforçar o papel que os hospitais podem desempenhar na diminuição dos sub-registros, e faz parte do programa “Registro de Nascimento na Maternidade”, coordenado pelo Ministério da Saúde.
Todo bebê que nasce no hospital já pode sair com o registro de nascimento, de acordo com o desejo dos pais, que são informados sobre o serviço durante o pré-natal e também logo após o parto.
Isso colabora significantemente para a obtenção de informação consistentes e fundamentais para a formulação de políticas públicas adequadas ao melhor atendimento da população infantil e para a garantia do direito da cidadania.
A gestão da prefeita Amália Pereira sempre comprometida com os que mais precisam vem avançando na melhoria do acesso aos direitos de forma humanizada e articulada, garantindo, agora, mais um serviço que sem dúvida será de grande importância para os seus munícipes.
É a Prefeitura de Ocara Cuidando de Quem Precisa.
Secretaria da Saúde.

#PrefeituraDeOcara #CuidandoDeQuemPrecisa
#AssistênciaSocial 09/09/2019 SECRETARIA DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL COMSEA E Prefeitura realizam reunião ampliada sobre segurança alimentar O Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (COMSEA), em parceria com a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social, realizou na sexta-feira (06/09), no Salão Paroquial, Reunião ampliada sobre a Segurança Alimentar e Nutricional e teve como tema: “Agenda da Segurança Alimentar e Nutricional - Possibilidades e Desafios”.
A palestra principal foi ministrada pela assessora do Sistema Único de Assistência Social - SUAS do município, Mônica Tavares. A reunião contou também com a participação da coordenadora do Programa de Aquisição Alimentar - PAA, Isabel Frota, que falou sobre a sistema do programa no município, e do técnico da Secretaria de Agricultura Wilson que explanou sobre a importância dos alimentos sem agrotóxicos.
Participaram ainda representantes de entidades sócioassistenciais, sociedade civil, profissionais de políticas setoriais e conselheiros.
É a Prefeitura de Ocara Cuidando de Quem Precisa.
Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social.
#PrefeituraDeOcara #CuidandoDeQuemPrecisa #STDS
#AssistênciaSocial 06/09/2019 SECRETARIA DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL Conselho e Prefeitura realizam XI Conferência de Assistência Social O Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), em parceria com a Prefeitura de Ocara, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social, realizou a XI Conferência Municipal de Assistência Social de Ocara, que aconteceu de forma descentralizada, nos territórios dos Centro de Referência de Assistência Social - CRAS. No dia 29 de agosto, o evento foi realizado na localidade Jurema dos Vieiras; 3 de setembro, na localidade do Sereno e finalizou, 5 de setembro, no distrito da Serragem.

A Conferência teve como tema: “Plano Decenal 2016-2026: Desafios e Possibilidades em Tempos de Crise” e propiciou discussões sobre o atual momento da Política de Assistência Social; deliberou propostas relacionadas ao tema e aos eixos norteadores: Eixo 1- O Financiamento Público da Política de Assistência Social; Eixo 2 - A Proteção Social do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e sua Relação com o Sistema de Justiça e o Eixo 3- O SUAS e a Previdência Social, as quais serão levadas para a Conferência Estadual.

A palestra magna, “Plano Decenal 2016-2026. Desafios e Possibilidades em Tempos de Crise”, foi proferida pela secretária da STDS, Sarah Carvalho, e as discussões dos Eixos Norteadores foram conduzidas pelos trabalhadores do SUAS. Este momento propiciou o fortalecimento da participação social da população de Ocara, assegurando momentos de debate e avaliação da Política de Assistência Social, contando também com a participação de representantes de entidades socioassistencias, profissionais de políticas setoriais, conselheiros tutelares e conselheiros de direitos.

É a Prefeitura de Ocara Cuidando de Quem Precisa.
Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social.

#PrefeituraDeOcara #CuidandoDeQuemPrecisa #STDS #XIConferênciaMunicipaldeAssistênciaSocial #Ocara
#AssistênciaSocial 21/08/2019 SECRETARIA DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL Crianças de Ocara participam da XIII Bienal Internacional do Livro do Ceará A Prefeitura de Ocara, através da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social - STDS, e do projeto " Eu sou cidadão", participou na terça-feira (20/08), com os Amigos da Leitura dos CRAS Serragem, CRAS Sede e CRAS-Sereno e com os adolescentes do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes -NUCA - do XII Congresso Amigos da Leitura, onde aconteceu o lançamento do livro "O menino que desenhava o invisível".

O evento aconteceu dentro da XIII Bienal Internacional do Livro do Ceará, onde foram realizadas diversas atividades culturais e proporcionou a cada participante o acervo gratuito da obra publicada pelo o projeto. Foi oportunizado ainda um mergulho no universo da leitura e uma rica e diferente experiência. Além das referências culturais eles levaram uma ferramenta que é um convite ao rompimento a todas as formas de invisibilidade social, seja nas famílias, na sociedade, nas ruas, nos relacionamentos - O LIVRO.

Na ocasião, estiveram presentes acompanhando os Amigos da Leitura, a secretária da STDS de Ocara, Sarah Carvalho; a coordenadora da Proteção Social Básica e Especial, Elen Karla; o coordenador do Projeto Eu Sou Cidadão, Amigos da Leitura , Alex Santos; a coordenadora do Ceará Cresce Brincando, Ana Fábia Castelo; a articuladora do NUCA, Liliana Lima; e os orientadores sociais dos CRAS, Leonardo Silva , Raimunda Freires e Cleidiana Marques.

É a Prefeitura de Ocara Cuidando de Quem Precisa.
STDS

#PrefeituraDeOcara #CuidandoDeQuemPrecisa #STDS #XIIIBienalInternacionalDoLivroDoCeará
#AssistênciaSocial 01/08/2019 SECRETARIA DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL Prefeita Amália participa do Encontro Municipal para Efetivação da Lei N.º 13.431/2017. A prefeita Amália Pereira participou na quarta-feira (31) do Encontro Municipal para Efetivação da Lei N.º 13.431/2017. A norma tem como foco a prevenção da revitimização de crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência física, psicológica, sexual ou institucional e propõe o estabelecimento do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente e garantia de seus direitos.
Realizado pela Prefeitura de Ocara, através da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social - STDS, o encontro contou com a participação do Exmo. Sr. Juiz Lucas Medeiros de Lima, promotor de Justiça Dr. Hugo José Lucena de Mendonça, coordenador do Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude - CAOPIJ, promotor de Justiça de Ocara, Antonio Forte Souza Júnior, da secretária da STDS, Sarah Carvalho, secretária da Educação, Raquel Lopes, e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescentes.
A Lei, também chamada de Lei da escuta especializada, desdobra na necessidade de articulação entre os serviços prestados pelo Poder Judiciário, Ministério Público e também pelas principais políticas sociais envolvidas no atendimento às situações de violência.
O objetivo do encontro foi trazer luz ao debate sobre como será operacionalizado o serviço no Município de Ocara, de modo a enfatizar a preocupação primordial, o bem-estar das crianças e adolescentes atendidos pelo Poder Público, e consolidar os mecanismos existentes para lidar com as mais diversas situações decorrentes da violência contra o segmento criança e adolescente.
É a Prefeitura de Ocara Cuidando de Quem Precisa.
STDS
#AssistênciaSocial 24/07/2019 SECRETARIA DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL Caminhão do Cidadão atende população ocarense 153 pessoas foram atendidas no Caminhão do Cidadão, que esteve na segunda (22) e terça-feira (23) na praça do distrito da Serragem, garantindo à população o acesso à documentação básica e serviços fundamentais.

A ação foi realizada pela Prefeitura de Ocara, através da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social, em parceria com o Governo do Estado do Ceará, juntamente com o gabinete do deputado Nezinho Farias. O parlamentar e a prefeita Amália Pereira estiveram no local e acompanharam os atendimentos.

A população ficou agradecida pelos serviços que foram ofertados: emissão de 1º e 2º via do RG, CPF 1º via, atualização de endereço, folha corrida, serviços online do DETRAN (consultas, taxas, multas, pré-cadastros etc).

É a Prefeitura de Ocara Cuidando de Quem Precisa.
STDS.

#PrefeituraDeOcara #CuidandoDeQuemPrecisa #STDS #CaminhãoDoCidadão #ACidadaniaPedePassagem
#AssistênciaSocial 17/07/2019 SECRETARIA DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL Prefeitura lança Campanha Municipal pela Erradicação do Sub-Registro Civil de Nascimento A Prefeitura de Ocara lança o "Sim, eu existo!", Campanha Municipal pela Erradicação do Sub-Registro Civil de Nascimento e Ampliação do Acesso à Documentação Básica.

Com apoio da sociedade civil, o objetivo é garantir que todos os cidadãos tenham acesso ao registro de nascimento, primeiro documento para o exercício da cidadania. O "Sim, eu existo!" busca ainda erradicar o sub-registro de nascimento, que é a diferença entre o número de pessoas que nasceram na maternidade (sobre a qual os órgãos públicos têm controle) e aquelas que foram registradas nos cartórios.

A Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social vem buscando identificar pessoas que não tem certidão e providenciar a emissão da Certidão de Nascimento de forma gratuita. Procure a STDS.

É a Prefeitura de Ocara Cuidando de Quem Precisa.
STDS

#PrefeituraDeOcara #CuidandoDeQuemPrecisa #STDS #SimEuExisto
#AssistênciaSocial 12/07/2019 SECRETARIA DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL CMDA divulga resultado da prova para concorrer a Eleição de Conselheiro Tutelar O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - CMDCA de Ocara - Ceará divulga nesta sexta-feira (12) o resultado da Prova de Conhecimentos Específico e de Aptidão em Informática realizada no último domingo (7). A prova foi uma fase obrigatória e dá habilitação para concorrer a Eleição de Conselheiro Tutelar no dia 6 de outubro.

Resultado:
Gilliarde Jeronimo da Silva - Aprovado
Rodrigo Pereira da Costa - Aprovado
Francisco Rozenildo Castro Alves - Aprovado
Nayhara Maria Alves dos Santos - Aprovada
Mauro Correia Pereira - Aprovado
Francisco Antonio Oliveira da Silva - Aprovado
Francisco Moises Silva Medeiros Sobrinho - Aprovado
Marciana Moraes de Souza - Aprovada
Francisco Marcos Sousa Lima - Aprovado
Maria Edinir Fortunato dos Santos - Aprovada
Vanuza Gomes Rodrigues Rabelo - Aprovada
Antonio Alves da Silva - Reprovado
Jonas Reulem Lopes - Reprovado
Raquel Luz Ramos - Reprovada
Antonia Elivania da Silva Lima - Reprovada
Maria Germana da Silva Martins Alves - Reprovada
Paulo Roberto Nascimento de Freitas - Reprovado
Jaqueline Maria da Silva - Desclassificada
#AssistênciaSocial 27/06/2019 SECRETARIA DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL Prefeitura encerra campanha 12 de junho com Reunião Ampliada com a rede municipal de proteção à criança e ao adolescente A Prefeitura de Ocara realizou na quinta-feira (27), através da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social, uma reunião ampliada com a rede municipal de proteção à criança e ao adolescente, marcando o encerramento da campanha 12 de junho - Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil.
O evento, em parceria com a Secretaria da Educação e o Ministério Público do Trabalho (MPT/CE), através do Peteca e do Conapeti, aconteceu no Fórum de Justiça de Ocara e contou com a participação do procurador do Ministério Público do Trabalho, Antônio de Oliveira Lima. Lima proferiu palestra abordando diversos aspectos que envolvem o tema trabalho infantil, como conceito, exceções, mitos, piores formas, causas, consequências e políticas pública.
Participaram da reunião a secretária da STDS, Sarah Carvalho, secretaria da Educação, Raquel Lopes, coordenadora da Proteção Social Básica e Especial e Vigilância, Elen Marcos, profissionais da educação, da assistência social, conselheiros tutelares, conselheiros de direitos, entidades da sociedade civil, estudantes do ensino fundamental e do ensino médio, além adolescentes do Nuca/Selo Unicef.
É a Prefeitura de Ocara Cuidando de Quem Precisa.
#PrefeituraDeOcara #CuidandoDeQuemPrecisa #STDS #12DeJunho #DiaMundialDeCombateAoTrabalhoInfantil
#AssistênciaSocial 18/06/2019 SECRETARIA DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL Prefeitura realiza Reunião Intermediária de Acompanhamento do Selo Unicef - Edição 2017-2020 A Prefeitura de Ocara realizou na manhã desta terã-feira (18), no Salão Paroquial, a Reunião Intermediária de Acompanhamento do Selo Unicef - Edição 2017-2020.

O evento permite à gestão avaliar em quais áreas é necessário trabalhar com mais esforço e efetividade.

Participaram a prefeita Amália Pereira, secretária da STDS, Sarah Carvalho, secretária da Saúde, Cremilda Sousa, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescentes, Conselho Tutelar, NUCA, representantes da Educação Municipal e Estadual, representantes da Saúde e sociedade civil.

É a Prefeitura de Ocara Cuidando de Quem Precisa.
STDS
#AssistênciaSocial 13/05/2019 SECRETARIA DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL Prefeitura e CMDCA publicam relação dos candidatos inscritos para eleição para o Conselho Tutelar A Prefeitura de Ocara, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - CMDCA publica a relação dos candidatos inscritos no processo de eleição unificada para o Conselho Tutelar de Ocara Edital CMDCA 001/2019.

É a Prefeitura de Ocara Cuidando de Quem Precisa.
STDS.

#PrefeituraDeOcara #CuidandoDeQuemPrecisa #STDS
#AssistênciaSocial 06/05/2019 SECRETARIA DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL Grupo de Trabalho de Prevenção do Suicídio de Ocara participa de Curso em Fortaleza O Grupo de Trabalho de Prevenção do Suicídio - “GT PRAVIDA Ocara CE” participou do XII Curso de Prevenção do Suicídio, nos dias 06, 13, 27 de abril e 04 de maio de 2019, no auditório da Enel em Fortaleza.

O curso do Programa de Apoio à Vida (Pravida), é um projeto de extensão da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará vinculado à Pró-Reitoria de Extensão, realizado pelo Núcleo de Psiquiatria do Estado do Ceará (Nupec), que busca oferecer capacitação abrangente sobre o fenômeno do suicídio e seus múltiplos contornos em conjunto com estratégias de manejo com a pessoa em risco de suicídio e sua prevenção.

Participaram do curso representando o GT PRAVIDA Ocara CE a psicóloga do CREAS, Liliana Lima da Silva, a psicóloga da Secretaria da Educação, Magnádia Correia Costa, o coordenador do CREAS, psicólogo Wgerbesson Freires Maciel e a assistente social Francely da Silva Souza, do Serviço Social do Hospital e Maternidade Francisco Raimundo Marcos.

É a Prefeitura de Ocara Cuidando de Quem Precisa.
STDS.

#PrefeituraDeOcara #CuidandoDeQuemPrecisa #GTPRAVIDAOCARA #PRAVIDA
#AssistênciaSocial 10/04/2019 SECRETARIA DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL Prefeitura e Governo do Estado realizam a certificação de alunos dos Projetos Primeiro Passo e Criando Oportunidades 47 jovens de Ocara que participaram dos projetos Primeiro Passo e Criando Oportunidades receberam nessa terça-feira (9), os certificados de participação dos cursos de Auxiliar Administrativo e Recepcionista, respectivamente. Os projetos são parcerias da Prefeitura de Ocara com o Governo do Estado.

A prefeita Amália Pereira vem garantindo a qualificação dos jovens para o mercado de trabalho juntamente com o governador Camilo Santana e o deputado estadual Bruno Pedrosa. Já são três turmas formadas em Ocara.

É a Prefeitura de Ocara Cuidando de Quem Precisa
STDS

#PrefeituraDeOcara #CuidandoDeQuemPrecisa #STDS
#AssistênciaSocial 05/04/2019 SECRETARIA DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL Abertas as inscrições para conselheiro tutelar O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente do Município de Ocara - CE, no uso da atribuição que lhe é conferida pela Lei 706 de 05 de março de 2010, torna público o presente EDITAL DE CONVOCAÇÃO para o Processo de Escolha em Data Unificada para membros do Conselho Tutelar para o quadriênio 2020/2024.

As inscrições estarão abertas no período de 08 de abril a 03 de maio de 2019, o edital, calendário de atividades e demais informações estão disponíveis para consulta no site da Prefeitura Municipal de Ocara e na sede do Conselho Municipal, na sala dos conselhos localizado na Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social de Ocara Ceará.

Clique neste link para ter acesso ao edital: https://www.ocara.ce.gov.br/publicacoes.php?id=904

É a Prefeitura de Ocara Cuidando de Quem Precisa.
#AssistênciaSocial 04/04/2019 SECRETARIA DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL Prefeitura realiza Capacitação para os Trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social A Prefeitura de Ocara, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento (STDS), realizou nos dias 01, 02 e 03 de abril de 2019, na EEEP Maria Môsa da Silva, uma Capacitação para os Trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), com as seguintes temáticas: Atendimento as Famílias em situação de violência e violação de direitos, Reforma da Previdência Social (PEC nº 6/2019) e Atribuições dos Trabalhadores do SUAS.

As palestras foram ministradas pelas profissionais: Madalena Teles (Assistente Social do Centro de Referência de Assistência Social - CRAS, Sereno), Ana Fabia Castelo (Assistente Social do Centro de Referência Especializado de Assistência Social - CREAS), Mônica Tavares (Assessora do SUAS) e Rebecca Rocha (Representante do CRESS Ceará no Conselho Estadual de Assistência Social - CEAS, Mestra em Serviço Social, Trabalho e Questão Social pela Universidade Estadual do Ceará -UECE e servidora pública do SUAS em Tianguá - CE).

A capacitação teve como público alvo: todos os trabalhadores do SUAS do município de ocara, Conselho Tutelar e Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS).

É a Prefeitura de Ocara Cuidando de Quem Precisa.
STDS

#PrefeituraDeOcara #CuidandoDeQuemPrecisa #STDS
#AssistênciaSocial 15/02/2019 SECRETARIA DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL Prefeitura de Ocara realiza I Semana de Prevenção da Gravidez na Adolescência A Prefeitura de Ocara vem realizando nestas duas primeiras semanas de fevereiro o projeto Prevenção, Promoção e Cuidado na Adolescência: Vamos falar sobre isso?

O objetivo da ação, feita pela Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social, em parceria com a Secretaria da Educação e Secretaria de Saúde - NASF e PSE, é analisar o autocuidado e autoconhecimento que os adolescentes têm sobre si e sua sexualidade, como forma de prevenção, promoção e cuidado com a gravidez não intencional na adolescência e algumas doenças sexualmente transmissíveis, realizando a busca ativa com as Agentes Comunitárias de Saúde.

O Projeto planeja ações preventivas e educativas para a “I Semana de Prevenção da Gravidez na Adolescência” instituída pela Lei Nº 13.798; compila quantidade e localidades de maior incidência de gravidez na adolescência; organiza calendário de acompanhamento e rodas de conversa com pais e adolescente; realiza rodas de conversa nas escolas; propõe teste rápido de HIV, hepatite e sífilis com o intuito de reduzir a incidência da gravidez na adolescência a nível municipal.

O público alvo atendido são estudantes adolescentes que estão cursando do sexto ao nono ano das escolas de ensino fundamental do município de Ocara e pais que tenham filhos nas escolas.

É a Prefeitura de Ocara Cuidando de Quem Precisa.
Educação, Saúde, STDS.

#PrefeituraDeOcara #CuidandoDeQuemPrecisa
#AssistênciaSocial 04/02/2019 SECRETARIA DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL Prefeitura realiza I Semana de Prevenção da Gravidez na Adolescência Prefeitura realiza I Semana de Prevenção da Gravidez na Adolescência

A Prefeitura de Ocara, através da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), em parceria com o Conselho Tutelar, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Selo Unicef, Saúde e Educação, realizam, de 04 a 08 de Fevereiro, a I Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência.

O objetivo é disseminar nas escolas e CRAS informações sobre medidas preventivas e educativas que contribuam para a redução da incidência de gravidez na adolescência.

Os trabalhos são realizados nas escolas municipais Maria de Lourdes Cosme, João Egídio da Costa, Francisco Correia Rodrigues, Joaquim Martins de Sousa, Luís Cândido de Oliveira, Odilon de Sousa Brilhante, Vereador José Pires de Freitas, José Pereira de Sousa e Minelvina Maria e nos Centros de Referência de Assistência Social.

É a Prefeitura de Ocara Cuidando de Quem Precisa.
STDS

#PrefeituraDeOcara #CuidandoDeQuemPrecisa #STDS
#AssistênciaSocial 17/12/2018 SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA E DESENVOLVIMENTO URBANO Prefeitura de Ocara realiza passeio em comemoração ao Dia do Idoso A Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) realizou nos dias 08 e 09 de novembro um passeio em comemoração ao Dia do Idoso na Praia da Caponga.

Participaram os usuários que fazem parte dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), para Pessoa Idosa dos territórios dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) - Sede, Serragem e Sereno, das seguintes localidades: Sede, Curupira, Arisco Dos Marianos, Lagoa Comprida, Serragem, Baixa Grande, Seis Carnaúbas, Assentamento Sete de Setembro, Foveira e Sereno, com a participação dos SCFV Intergeracional e do Grupo do Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI).

A secretária da STDS, Raquel Lopes, relata que foi uma demanda dos SCFV para pessoa Idosa, em conhecer o mar, onde foi realizado o sonho da maioria dos idosos, com o empenho e o compromisso da gestão da prefeita Amália Pereira.

Foi um dia de lazer, brincadeiras, banho de bar, desfile para escolha da Rainha e do Rei do SCFV, depoimentos, sorteios, lanche e almoço.

Além da Secretária, Raquel Lopes, estiveram presentes a coordenadora da Proteção Social Básica e Especial, Elen Marcos, o chefe dos Transportes, Diogo Lopes, a secretária executiva dos Conselhos, Mayara Lima, equipes dos CRAS Sede, Serragem e Sereno em nome dos coordenadores Clebiana Vidal, Silmaria Martins, Alex Santos e usuários.

É a Prefeitura de Ocara Cuidando de Quem Precisa.
Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social.

#PrefeituraDeOcara #CuidandoDeQuemPrecisa #STDS
#AssistênciaSocial 13/12/2018 SECRETARIA DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL STDS informa que beneficiários do BPC têm até 27 de dezembro de 2018 para fazer inscrição no Cadastro Único A Prefeitura de Ocara, por meio da Secretaria do Trabalho e do Desenvolvimento Social (STDS), realiza campanha intensiva para que idosos e pessoas com deficiência, com direito ao Benefício de Prestação Continuada - BPC, façam inscrição no Cadastro Único.
A STDS realizou diversas ações continuas para essa campanha desde 2017, com palestras explicativas em localidades, escolas, Postos de Saúde, Associações, CRAS, hospital, grupos de idosos, grupos intergeracionais, com gestantes, para o público em espera ao atendimento diário na STDS, orientações quanto a campanha foram trabalhadas com as agentes de saúdes. Foram distribuídos cartazes em todo o Município para ressaltar a importância da inscrição no Cadastro Único, além de visitas domiciliares em loco feitas pela a equipe com o objetivo de incentivar a pessoa com BPC a realizar o cadastro.
Popularmente conhecido como LOAS, o BPC é um benefício do Governo Federal voltado a idosos e pessoas com deficiência. É necessário procurar a STDS para saber mais informações e se inscrever no CadÚnico.
Com a publicação do Decreto nº 8.805/2016, a inscrição no Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal - Cadastro Único - passou a ser requisito obrigatório para a concessão do benefício, estabelecendo o prazo final para inscrição ate 31 de dezembro de 2018, após essa data o beneficio será suspenso até regularização. É importante lembrar que para além do Cadastro Único também é requisito para a concessão do benefício a inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas - CPF do requerente e dos membros da família.
Famílias já inscritas devem estar com o Cadastro atualizado para fazer o requerimento no momento da análise da concessão do benefício.
Aqui em Ocara o Cadastro Único funcionará até dia 27 de dezembro de 2018, só não funcionando nos feriados nacionais e municipais deste mês.
Não perca tempo! Não perca o BPC/LOAS, procure a STDS em Ocara, setor Cadastro Único e faça seu cadastro.
É a Prefeitura de Ocara Cuidando de Quem Precisa.
STDS.
#PrefeituraDeOcara
#CuidandoDeQuemPrecisa
#STDS
#BPC
#AssistênciaSocial 10/12/2018 SECRETARIA DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL Prefeitura realiza II Gincana Ecológica e Confraternização dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Aconteceu no último dia 5 de dezembro, a II Gincana Ecológica e Confraternização dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos - SCFV, realizada pela Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS).

O objetivo da Gincana foi despertar nos usuários dos SCFV e comunidade a consciência da prevenção do meio ambiente. Um dia de muita alegria, onde foi notado o empenho e dedicação de cada participante.

Na programação, paródia, desfile, dança, escolha do objeto feito de material reciclável, faixa e grito de guerra, voltado para o tema.

A disputa foi entre os três Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), Sede, Sereno e Serragem. Tendo como campeã o CRAS Sereno em 1º lugar, CRAS Sede em 2º lugar e CRAS Serragem em 3º lugar.

Foi realizada ainda apresentação do Coral Convivendo com a Música e capoeira do SCFV 07 a 14 anos da localidade de Serragem.

Em clima natalino, aconteceu um momento de reflexão e oração com o verdadeiro significado do Natal, e ainda teve a presença do Papai Noel com entrega de guloseimas e sorteios.

Na ocasião estiveram presentes a secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social, Raquel Lopes, coordenadora da Proteção Social Básica e Especial, Elen Karla, coordenador do CREAS, Bim Freires, secretária da Cultura, Andrea Cândido, coordenadora do NASF, Lillyan Felipe, Carla Leoneide representando a Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente de Ocara, técnico da Secretaria da cultura, Romiro Dantas, e coordenadores, técnicos, orientadores sociais e usuários dos CRAS e CREAS.

É a Prefeitura de Ocara Cuidando de Quem Precisa.
Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social.
#PrefeituraDeOcara
#CuidandoDeQuemPrecisa
#STDS
#AssistênciaSocial 03/12/2018 SECRETARIA DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL Ocara recebe SELO COEGEMAS 2018 O município de Ocara recebeu nessa segunda-feira (03) o SELO COEGEMAS 2018, em reunião do colegiado na sede da Aprece em Fortaleza. A conquista é resultado da priorização das ações da gestão da prefeita Amália Pereira com a assistência social, assumindo assim, um notório compromisso com população mais vulnerável de nosso município. A solenidade contou com a presença da prefeita de Amália e da secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social de Ocara, Raquel Lopes.

A frase “Cuidando de Quem Precisa” reafirma essas ações para a defesa da garantia de direitos e do Sistema Único de Assistência Social - SUAS. A secretária Raquel Lopes, compõe a diretoria do Colegiado desde 2017 e vem desenvolvendo um trabalho de melhoria em todos os serviços, com recorde de público e de atendimentos.

É a Prefeitura de Ocara Cuidando de Quem Precisa.STDS.

#PrefeituraDeOcara
#CuidandoDeQuemPrecisa
#STDS
#SeloCOEGEMAS
#AssistênciaSocial 16/10/2018 SECRETARIA DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL Prefeitura de Ocara realiza abertura da Semana do Bebê A Prefeitura de Ocara realizou nessa terça-feira (16), no CEI Pequeno Lucas, a abertura da Semana do Bebê, que acontece até o dia 22 de outubro. A programação segue com mobilização de políticas públicas municipais de Assistência Social, Cultura, Educação e Saúde em diversos equipamentos públicos do município e também as Organizações Não Governamentais que trabalham com crianças em Ocara.

Além de pais e crianças, a abertura do evento contou com a presença das secretárias Raquel Lopes (STDS) e Dra. Cremilda Souza (Saúde), dos secretários Paulo Freitas (Educação), Márcio Lopes (Infraestrutura), articuladora do Selo UNICEF, Fábia Castelo, vereador Marcondes Barbosa, a diretora do CEI Pequeno Lucas, Luisa Helena, e o assessor governamentais Wilson Bezerra.

Na ocasião, foi realizada a escolha dos mister e miss bebê Ocara e as crianças se divertiram nos brinquedos
infláveis, pipoca, algodão doce e contação de histórias. Os pais puderam participar de várias palestras e rodas de conversa.

Confira a programação completa nas fotos.

É a Prefeitura de Ocara Cuidando de Quem

Precisa.Comunicação e Imprensa | SEGOV #PrefeituraDeOcara
#CuidandoDeQuemPrecisa
#STDS
#Educação
#SemanaDoBebê
#AssistênciaSocial 20/09/2018 SECRETARIA DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL Prefeitura realiza IX Conferência de Direitos da Criança e do Adolescente A Prefeitura de Ocara realizou, através do Conselho Municipal de Direitos da criança e do adolescente - CMDCA, e da Secretaria Municipal do Trabalho e do Desenvolvimento Social, no dia 19 de setembro, a IX Conferência de Direitos da Criança e do Adolescente, com a participação de aproximadamente 300 pessoas.

O evento contou com a presença da secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social, Raquel Lopes, secretário de Educação, Paulo Freitas, secretaria da Cultura, Esporte e Juventude, Andréa Pereira, secretário de Finanças, Helton Soares, secretário de Administração, Humberto Maia, o presidente do CMDCA, Wgerbersson Freires, coordenadora Proteção Básica/ Especial Elen Marcos, técnica de Gestão Sarah Carvalho, assessora de gestão Monica Tavares, coordenadora CadÚnico e PBF, Rosangela Lima, coordenadora do Nasf Liduina Santiago, a adolescente representante do NUCA, Ana Raissa Bandeira, a criança do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Francisco Yago Batista, as duas crianças cerimonialistas, Lara Freires e Éverton Sousa, conselheiros tutelares Rodrigo Pereira e Mauro Pereira, e com a conferencista a secretária executiva do Conselho Estadual de Direitos da Criança e adolescente, Conceição Nunes.

A IX Conferência de Direitos da Criança e adolescente de Ocara foi resultado do trabalho realizado anteriormente nos três encontros, Conferências livres, mobilizados nos territórios dos três CRAS com a efetiva participação da população principalmente crianças e adolescentes que são público alvo da discussão política.

A secretaria Raquel Lopes falou sobre a importância do evento para o município:

"A conferência é um dos momentos em que o controle social se efetiva, em que a população e entidades dialogam diretamente com o poder público sobre as políticas públicas. Espaço aberto para que cada um transmita seus anseios, opiniões e sugestões, principalmente aqueles que recai a política discutida, como adolescentes e crianças. Fico bastante feliz com a participação dos diversos segmentos e representatividades, principalmente entre os jovens aqui hoje."

Durante o evento contamos com a apresentação do Coral “Convivendo com a Música “ do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do CRAS SERRAGEM em parceria com Sec. De Cultura e hinos, nacional e Municipal, cantados pelos jovens Alexandre Dodo e Natália Moura do MAFO ( Movimento de Ajuda Familiar de Ocara).

Fora apresentado resultados das três Conferencias Livres, o Seminário na Plenária com tema: Proteção Integral, Diversidade e Enfrentamento as violências, realizada por Conceição Nunes, as discussões se intensificaram nos grupos de trabalhos dos quais saíram os resultados apresentados e aprovados em plenária. Foram escolhidos em eleição os delegados que representarão Ocara na Conferência Regional de Direitos da Criança e adolescente.

É a Prefeitura de Ocara Cuidando de Quem Precisa.

#PrefeituraDeOcara
#CuidandoDeQuemPrecisa
#STDS
#IXConferênciaDeDireitosDaCriançaEAdolescente
#AssistênciaSocial 19/09/2018 SECRETARIA DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL Prefeitura inicia emissão de Carteira de Trabalho Mais uma conquista para o nosso município. A partir desta quinta-feira (20) os ocarenses não precisarão mais ir a outra cidade para solicitar a Carteira de Trabalho (CTPS).

Agora, todo cidadão, com idade mínima de 14 anos, pode fazer o pedido do documento na Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social.

A conquista mostra o esforço da prefeita Amália Pereira em garantir mais conforto e dignidade aos nossos cidadãos.

A emissão da CTPS é uma parceria do Ministério do Trabalho com a Prefeitura de Ocara, através da STDS e Secretaria de Administração e Planejamento.

Os documentos necessários para a emissão da 1ª via da Carteira de Trabalho são: RG, CPF, comprovante de residência e certidão de casamento ou de nascimento, título eleitoral (se possuir) e carteira de habilitação (se tiver).

Para a 2° via, levar também xerox da carteira antiga ou a numeração, se tiver.

O atendimento na STDS será realizado de 8h às 12h e 13h às 17h.

É a Prefeitura de Ocara Cuidando de Quem Precisa.

Comunicação e Imprensa | SEGOV

#PrefeituraDeOcara
#CuidandoDeQuemPrecisa
#STDS
#Administração
#CarteiraDeTrabalho
#AssistênciaSocial 23/08/2018 SECRETARIA DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL Prefeitura de Ocara realiza I Fórum Comunitário SELO UNICEF 2017-2020 Prefeitura de Ocara realiza I Fórum Comunitário SELO UNICEF

A Prefeitura de Ocara, através do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, juntamente com a Comissão Intersetorial do Selo Unicef, realizaram nessa quinta-feira (23), no Salão Paroquial, o I Fórum Comunitário SELO UNICEF Ocara - Edição 2017-2020.

Abertura contou com a presença da prefeita Amália Pereira, do chefe de Gabinete, Raimundo Marcos, dos secretários Raquel Lopes (STDS), Paulo Freitas (Educação), Andréa Pereira (Cultura), Bárbara Marques, representando a secretaria da Saúde, representantes do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes - Nuca, do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente, Selo Unicef, Quilombolas, estudantes, e representantes de diversos seguimentos da Sociedade Civil.

O Selo Unicef é uma iniciativa que tem como meta a redução das desigualdades que afetam as crianças e adolescentes e a garantia de seus direitos. Os avanços são avaliados por meio de metas de melhoria de indicadores sociais que têm impacto em suas vidas.

O Fórum foi um momento de tomada de decisão coletiva, encontro e disseminação de informações e diálogos sobre as políticas públicas municipais, além de um importante meio de aprendizagem para a população sobre seus direitos e deveres.

A secretária Raquel Lopes agradeceu todos os envolvidos e ficou emocionada com o resultado positivo do evento, mostrando que a gestão tem evidenciado esforços na garantia dos direitos das crianças e adolescentes do município.

Prefeitura de Ocara Cuidando de Quem Precisa.

Comunicação e Imprensa | SEGOV

#PrefeituraDeOcara
#CuidandoDeQuemPrecisa
#STDS
#IFórumComunitárioSeloUnicefOcara
#AssistênciaSocial 21/08/2018 SECRETARIA DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL I Fórum Comunitário SELO UNICEF Ocara – Edição 2017-2020 A Prefeitura de Ocara, através do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, juntamente com a Comissão Intersetorial do Selo Unicef, convidam você e sua família para participarem do I Fórum Comunitário SELO UNICEF Ocara - Edição 2017-2020 "Eu e minha Ocara crescendo juntos".

É nesta quinta-feira, 23 de agosto, de 8:30h às 16:00h, no Salão Paroquial. Participe!

Prefeitura de Ocara Cuidando de Quem Precisa.

Comunicação e Imprensa | SEGOV

#PrefeituraDeOcara
#CuidandoDeQuemPrecisa
#STDS
#IFórumComunitárioSELOUNICEFOcara
#AssistênciaSocial 27/07/2018 SECRETARIA DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL Prefeitura de Ocara promove Colônia de Férias A Prefeitura de Ocara, através da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), promove durante todo o mês de julho COLÔNIA DE FÉRIAS para os participantes dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), que inclui crianças, adolescentes, adultos e idosos.

São realizadas oficinas de capoeira, desenhos e com material reciclável, piquenique, atividade física, atividades lúdicas, brincadeiras e lazer. E ainda aconteceu a I COPA DO SCFV, onde participaram 11 equipes com futebol de campo, quadra e vôlei.

A Secretária da STDS, Raquel Lopes, relata que foi um momento de integração, lazer e muita diversão para os participantes dos SCFV.

A colônia de férias, foi realizada pelo esforço da atual gestão em não parar as atividades dos serviços e não medir esforços para viabilizar todos os aspectos que envolve as ações.

É a Prefeitura de Ocara Cuidando de Quem Precisa.

#PrefeituraMunicipalDeOcara
#CuidandoDeQuemPrecisa
#STDS
#ColôniaDeFérias
#AssistênciaSocial 25/07/2018 SECRETARIA DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL Prefeitura de Ocara promove intercâmbio entre mulheres do PAIF A Prefeitura de Ocara, através da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social - STDS, realizou no dia 25 de julho de 2018, intercâmbio entre as mulheres que fazem parte do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), das localidades de Novo Horizonte, Juazeiro, Assentamento Palmeiras, Curupira e Croatá.

O encontro aconteceu no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) - Serragem, com atividades de integração, atividade física, dinâmicas, sorteios e lanche.

Na ocasião, estiveram presentes a secretária da STDS, Raquel Lopes de Sousa, a coordenadora da Proteção Social Básica e Especial Elen Karla, a coordenadora do Programa Bolsa Família Rosângela Lima, o educador físico do NASF Jacó, coordenadores e técnicos dos CRAS Sede, Sereno e Serragem e os usuários que fazem parte da política de Assistência Social.

O intercâmbio aconteceu com o apoio da atual gestão, que tem a frente a prefeita Amália Pereira, em todas as ações que realizamos com a população.

É a Prefeitura De Ocara Cuidando de Quem Precisa.

#PrefeituraDeOcara
#CuidandoDeQuemPrecisa
#STDS
#AssistênciaSocial 29/06/2018 SECRETARIA DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL Crianças participam de caminhada contra o trabalho infantil Crianças dos Serviços e Fortalecimento de Vínculos e alunos de escolas municipais de Ocara participaram nesta sexta-feira (29) de uma caminhada contra o trabalho infantil.

Organizada pela Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social, STDS, a mobilização saiu do Paço da Prefeitura em direção ao Salão Paroquial. Após a chegada da caminhada, ocorreu uma confraternização com as crianças, com direito a brincadeiras, músicas, "super-heróis", trenzinho, pipoca e algodão doce.

A ação encerrou as atividades do mês escolhido para a conscientização mundial pelo combate ao trabalho infantil, que tem como data principal 12 de junho.

É a Prefeitura de Ocara Cuidando de Quem Precisa.

#PrefeituraDeOcara
#CuidandoDeQuemPrecisa
#STDS
#OcaraContraOTrabalhoInfantil
#ChegaDeTrabalhoInfantil
#AssistênciaSocial 04/06/2018 SECRETARIA DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL Jovens do projeto Primeiro Passo recebem certificados em Ocara Momento importante e de muita alegria para os 20 jovens que participaram do projeto Primeiro Passo em Ocara. O motivo é que foi realizada nesta segunda-feira (04) a entrega dos Certificados aos adolescentes que concluíram o curso de Auxiliar Administrativo e que agora estão prontos para ingressar mercado de trabalho.

O projeto Primeiro Passo, uma parceira entre a Prefeitura de Ocara e o Governo do Estado, qualifica profissionalmente adolescentes e jovens, oriundos da rede pública de ensino, que se encontram em situação de vulnerabilidade social, estimulando-os por meio do desenvolvimento de suas competências social e profissional, proporcionando o aprendizado prático e experiências que possibilitem o crescimento profissional e pessoal de jovens oriundos da rede pública de ensino.

A cerimônia, realizada no Salão Paroquial, além dos jovens e pais, contou com a presença da secretaria da STDS, Raquel Lopes, da coordenadora do Primeiro Passo no Estado, Zita Teles, da coordenadora da Gestão do Trabalho e do Suas de Ocara, Isabel Martins, do deputado estadual, Bruno Pedrosa, e dos monitores Jhon Vitor e Jean Jardim.

O cuidado e a atenção aos jovens é um compromisso da prefeita Amália Pereira, que informa que em breve novos cursos do projeto Primeiro Passo poderão vir para Ocara.

#PrefeituraDeOcara
#CuidandoDeQuemPrecisa
#STDS
#PrimeiroPasso
#AssistênciaSocial 21/05/2018 SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA E DESENVOLVIMENTO URBANO Prefeitura de Ocara realiza mobilização pelo fim do Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes Ocara fez bonito nesta sexta-feira, 18 de maio. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social, realizou uma mobilização pelo fim do Abuso e da Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

A ação foi feita na Praça de Eventos de Ocara e contou com a participação de alunos da rede municipal de educação, equipe da STDS, professores e munícipes.

A mobilização com balões, músicas, danças e pinturas teve como principal objetivo chamar a atenção da sociedade para não se calar e denunciar casos de violência sexual cometida contra crianças e adolescentes. A ação foi o encerramento de uma programação sobre o tema que já vinha sendo trabalhado desde o início do mês.

O Disque 100 (Direitos Humanos) é o número de telefone nacional para o qual se pode fazer a denúncia. A ligação é gratuita, pode ser feita de telefone fixo ou celular, e o serviço funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana, inclusive domingos e feriados.

#PrefeituraDeOcara
#CuidandoDeQuemPrecisa
#STDS
#18demaio
#DiaNacionaldeCombateAoAbusoEàExploraçãoSexualDeCriançasEAdolescentes
#AssistênciaSocial 17/05/2018 GABINETE DA PREFEITA Prefeita Amália Pereira entrega cadeira de rodas a aluno do AEE Foi com um sorriso no rosto e muita satisfação que o aluno do Atendimento Educacional Especializado (AEE) Francisco Robson Pereira da Silva (Robinho), residente na localidade de Placa José Pereira, recebeu nesta quarta-feira (16) uma cadeira de rodas adaptada das mãos da prefeita de Ocara, Amália Pereira.

Participaram ainda desse momento de muita alegria e felicidade para o jovem e para a família, o secretário de Governo, Almir Pereira, e os representantes da Educação, Edineudo Facó, Alexandre Soares e José Filho.

Os esforços da Prefeitura de Ocara para adquirir a cadeira foi uma iniciativa da chefe do executivo municipal, Amália Pereira, que se sentiu sensibilizada em atender às necessidades do aluno Robinho.

É a Prefeitura de Ocara cuidando de quem precisa, garantindo acessibilidade e melhor qualidade de vida.

#PrefeituraDeOcara
#CuidandoDeQuemPrecisa
#Saúde
#Educação
#AEE
#AssistênciaSocial 05/05/2018 SECRETARIA DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL Candidatos selecionados em Ocara no Programa CNH Popular iniciam exames Foram realizados neste sábado (5) os exames iniciais dos candidatos selecionados em Ocara para obterem a primeira CNH pelo programa Carteira de Motorista Popular. Ao todos foram selecionados no município 554 candidatos que obterão a carteira de motorista nas categorias A ou B.

A prefeita Amália Pereira e a secretária da STDS, Raquel Lopes, acompanharam a ação no Colégio Municipal Luís Cândido, onde o programa Carteira de Motorista Popular acontece. O atendimento, feito por uma comissão do DETRAN, é realizado em ordem alfabética e segue neste domingo (6). Os exames iniciais são captura da imagem do rosto (foto digital), captura da digital dos 10 dedos das mãos, exame médico e exame psicológico.

O significativo benefício da obtenção da primeira habilitação gratuita a 554 ocarenses deve-se ao empenho da prefeita Amália Pereira, ao Governo do Estado e colaboração dos deputados estaduais Bruno Pedrosa e Júlio César Filho.

Os custos do programa são financiados integralmente pelo Governo do Estado, por intermédio da Secretaria das Cidades e do DETRAN-CE.

Na etapa seguinte do processo, os selecionados frequentarão as aulas teóricas nas autoescolas conforme foram inscritos ou matriculados. Após as aulas, os selecionados se submeterão ao exame teórico. Com a aprovação, passam a ter as aulas práticas. E ao cumprirem a carga horária, estarão aptos a fazer o exame prático. Sendo aprovados no exame prático, a PPD - Permissão Para Dirigir será enviada para a residência, pelos Correios.

#PrefeituraDeOcara
#CuidandoDeQuemPrecisa
#STDS
#DETRAN
#CNHpopular
#AssistênciaSocial 04/05/2018 SECRETARIA DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL Projeto #PartiuMudar estimula a participação de adolescentes do Ensino Médio nas eleições Dia 9 de maio termina o prazo para que adolescentes de 16 e 17 anos tirem o Título de Eleitor para votar nas eleições 2018. Por este motivo, a Prefeitura de Ocara, em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), e o Tribunal Superior Eleitoral estão promovendo o #PartiuMudar, projeto para estimular a participação de adolescentes do Ensino Médio nas eleições.

A Associação para o Desenvolvimento dos Municípios do Estado do Ceará (APDMCE) lembra que um dos indicadores analisados na edição 2017-2020 do Selo UNICEF Município Aprovado é o percentual de adolescentes de 16 e 17 anos cadastrados no Tribunal Regional Eleitoral. Por isso mesmo, essa ação é tão importante.

É a Prefeitura de Ocara. Cuidando de Quem Precisa.
#AssistênciaSocial 04/05/2018 SECRETARIA DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL Prefeitura de Ocara retoma feira da agricultura familiar A Prefeitura de Ocara retomou com sucesso nesta sexta-feira (04) a Feira da Agricultura Familiar na Praça de Eventos, onde os agricultores realizaram a exposição e a comercialização de legumes, frutas, verduras, doces, bolos e demais produtos.

O objetivo é levar aos cidadãos alimentos produzidos no município, livres de agrotóxicos e com preços bastante acessíveis.

A Feira da Agricultura Familiar é um compromisso da prefeita Amália Pereira com a agricultura ocarense, e é realizada por meio da Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente, em parceria com a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social, todas as primeiras sextas-feiras de cada mês.

É a Prefeitura de Ocara. Cuidando de Quem Precisa.

#PrefeituraDeOcara
#CuidandoDeQuemPrecisa
#AgriculturaEMeioAmbiente
#STDS
#FeiraDaAgriculturaFamiliar
#AssistênciaSocial 19/04/2018 SECRETARIA DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL I Oficina para confeccionar Brinquedos A Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social de Ocara (STDS), em parceria com a Secretaria de Educação de Ocara, realizou na manhã de hoje 19 de abril de 2018 a I Oficina para confeccionar brinquedos, para o programa Primeira Infância no Sistema Único de Assistência Social (SUAS) - Criança Feliz e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) na faixa etária de 03 a 06 anos com o objetivo de estimular o desenvolvimento da criança nas dimensões socioafetivas, motora, cognitiva e linguagem. Na oficina esteve presente a secretária da STDS, Raquel Lopes de Sousa, Coordenadora da Proteção Social Básica e Especial Elen Marcos, Coordenadora do Programa Criança Feliz Ana Claudia Santos, técnicas da secretaria de educação Claudineia Santos e Camila Dantas, Coordenadoras dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), visitadoras do Programa Criança Feliz e orientadores sociais do SCFV.

#PrefeituraDeOcara
#CuidandoDeQuemPrecisa
#STDS
#Educação
#OficinaDeBrinquedos
#AssistênciaSocial 26/03/2018 SECRETARIA DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL Prefeita de Ocara participa do lançamento do Programa Nascer no Ceará A Prefeita de Ocara, Amália Pereira, e a Secretária da STDS, Raquel Lopes, participaram nesta segunda-feira (26) no Palácio da Abolição, em Fortaleza, do lançamento do Programa Nascer no Ceará, que promove a reestruturação da linha de cuidado materno infantil a partir da atenção à gestação de alto risco, a fim de garantir a assistência qualificada nos 184 municípios cearenses.

Assim como a Prefeitura de Ocara, que tem como slogan Cuidando de Quem Precisa, o novo programa tem como tema Cuidando de Cada Nova Vida.

O evento contou com a presença da vice-governadora Izola Cela e da primeira-dama Onélia Santana, que estiveram acompanhadas do secretário da Saúde, Henrique Javi, lideranças municipais e profissionais da saúde.

A ação tem como objetivo reduzir a morbimortalidade materna e neonatal no Estado, além de promover a qualificação da assistência na linha de cuidado materno infantil por meio da implementação de protocolos, qualificação de profissionais e definição de fluxos assistenciais nas cinco macrorregiões de saúde. A ação integra o Programa Mais Infância Ceará, idealizado pela primeira-dama em agosto de 2015.

Ao apresentar o Nascer no Ceará, Onélia Santana explicou que o programa surgiu para otimizar o acompanhamento de mães e crianças cearenses caso a caso, com mapeamento traçado minuciosamente e através de forte pactuação entre Governo e prefeituras de todas as cidades.

#PrefeituraDeOcara
#CuidandoDeQuemPrecisa
#STDS
#Saúde
#NascerNoCeará
#CuidandoDeCadaNovaVida
#AssistênciaSocial 14/03/2018 SECRETARIA DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL Prefeita Amália Pereira garante mais 212 CNHs Populares para Ocara Após a grande procura pela CNH Popular, a Prefeitura de Ocara anuncia que o município terá mais 212 novas vagas para a obtenção do documento, completando assim um total de 600 carteiras. A Prefeita Amália Pereira não mediu esforços em atender aos anseios da população e buscou junto ao Governo do Estado a volta do programa para Ocara, priorizando os mais necessitados.

As inscrições ocorrerão mais uma vez na sede da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social, STDS, nos dias 20 e 21 de março de 2018, das 08:00 às 17:00 horas. A STDS informa que serão 106 vagas na terça-feira e 106 no dia seguinte. Serão distribuídas senhas por ordem de chegada.

A CNH Popular é uma ação do Departamento de Trânsito do Ceará, Detran. O Programa Popular de Formação, Educação, Qualificação e Habilitação Profissional de Condutores de Veículos Automotores tem como objetivo possibilitar o acesso das pessoas de baixo poder aquisitivo à obtenção gratuitamente da primeira Carteira Nacional de Habilitação.

As pré-inscrições podem ser realizadas no site do Detran. Quem já realizou a pré-inscrição não precisa fazer novamente.

Seguem na imagem os critérios e o passo-a-passo para o cadastro!

#PrefeituraDeOcara
#CuidandoDeQuemPrecisa
#STDS
#CNHPopular
#AssistênciaSocial 06/03/2018 SECRETARIA DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL STDS inicia o Projeto Reduzindo Distância nos CRAS Iniciando as comemorações que envolvem o dia Internacional da Mulher, a Prefeitura de Ocara, através da Secretaria do trabalho e do Desenvolvimento Social, lançou nesta terça-feira (06), no Cras Sereno, o Projeto Municipal Reduzindo as Distâncias. O objetivo é ter uma maior integração entre o CRAS (Centros de Referência da Assistência Social) e as famílias em condição de vulnerabilidade social que são as usuárias da Política de Assistência Social.

A Secretária da STDS, Raquel Lopes, explica que “a Gestão criou o Projeto ao levar em consideração o custo que as famílias têm com transporte para se deslocarem até a Sede do município e serem atendidas no Cadastro Único e Bolsa família. Desta forma, reduzimos, distâncias e descentralizamos esse serviço, atendendo às demandas da população no CRAS mais próximo de sua localidade.”

Uma vez por mês, a equipe do Cadastro Único e Bolsa família vai atender as pessoas em cada CRAS do município. Amanhã, quarta-feira (07), a equipe estará no Cras Sede, e no dia 08, quinta-feira, no Cras da Serragem. Todo o cronograma com os dias de atendimento até o final do ano estará disponibilizado em cada CRAS.

#PrefeituraDeOcara
#CuidandoDeQuemPrecisa
#STDS
#CRAS
#AssistênciaSocial 05/03/2018 SECRETARIA DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL Crianças de Ocara recebem Brinquedopraça Crianças de Ocara recebem Brinquedopraça; Equipamento inaugurado pelo Governo do Estado e pela Prefeitura Municipal na última sexta-feira
#AssistênciaSocial 26/02/2018 SECRETARIA DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL STDS entrega Kits Natalidade para gestantes no CRAS Francisca Marcos Lima A Prefeita de Ocara, Amália Pereira, e a Secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social, Raquel Lopes, estiveram nesta quinta-feira (22) no CRAS Francisca Marcos Lima, no Bairro São Pedro, onde foi realizado o encerramento do Projeto Semeando o Futuro. O programa é voltado para as gestantes inseridas no Cadastro único, que se encontram situação de vulnerabilidade socioeconômica.

O Projeto se desenvolveu em 10 encontros, com palestras relacionada aos direitos, saúde, auto estima, oficinas terapêuticas, e no último encontro houve a entrega do Kit Natalidade para as participantes.
Também estiveram presentes a Coordenadora da Proteção Social Básica e Especial, Elen Karla, e a Coordenadora do Cadastro único Rosangela Lima e toda a Equipe do CRAS SEDE.

O CRAS Francisco Sivaldo de Sousa Filho, no Distrito de Sereno, também realizou o encerramento do Projeto Semeando o Futuro, com a entrega do Benefício Eventual Kit Natalidade para as participantes. Tivemos a alegria de ter três grávidas de gêmeos, dessa forma cada uma recebeu dois kits. Foram entregues também repelentes com duração de 10 horas, para que as gestantes se protejam e previnam quanto aos mosquitos transmissores de doenças, no início e final do Projeto.

“No ano passado, entregamos um total de 120 Kits Natalidade. E agora em 2018, já foram entregues 60 kits. Tudo isso graças a Gestão Municipal que está empenhada em garantir esse direito às gestantes”, informou a titular da STDS, Raquel Lopes.

#PrefeituraDeOcara
#CuidandoDeQuemPrecisa
#STDS
#CRAS
#KitNatalidade
#AssistênciaSocial 08/02/2018 SECRETARIA DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL STDS de Ocara realiza oficina para técnicos do CRAS, CREAS e SUAS A Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) realizou nesta terça-feira (6) a II Oficina de Sistemas e Instrumentais do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e Territorialização de abrangência dos Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Sede, Sereno e Serragem .

A oficina, realizada na própria STDS, teve como público alvo, Técnicos dos CRAS, CREAS, Cadastro Único e a Gestão do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), com a palestrante Mônica Tavares (Assistente Social) e Assessora do SUAS.

A Secretária da STDS, Raquel Lopes, disse que a pasta tem como uma das prioridades ofertar capacitações continuadas aos seus profissionais, para dar, cada vez mais, qualidade aos seus serviços ofertados.

#PrefeituraDeOcara
#CuidandoDeQuemPrecisa
#STDS
#AssistênciaSocial 02/02/2018 SECRETARIA DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL STDS informa que Programa de Aquisição de Alimentos, PAA, terá continuidade em Ocara A Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) informou que o Programa de Aquisição de Alimentos, PAA, terá continuidade no município, sendo este um compromisso do Governador Camilo Santana, através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário, SDA.

A garantia foi feita nesta sexta-feira (2) durante a Reunião do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional - CONSEA, juntamente com a Coordenação do PAA de Ocara, com a presença de todos os agricultores e Entidades beneficiadas pelo Programa, realizada no MAFO (Movimento de Ajuda Familiar de Ocara).

Na ocasião, a Coordenadora do PAA no Município, Izabel Frota, exaltou o sucesso do PAA em 2017, dizendo que o feito está intrinsicamente ligado ao apoio da Gestão Municipal nas pessoas da Secretária da STDS, Raquel Lopes, e da Prefeita Amália Lopes, além da dedicação e compromisso dos agricultores familiares.

Da mesma forma a presidente do CONSEA, Cláudia Fernandes, disse da satisfação em acompanhar esse programa no município, exaltando a sua importância.

A parceria entre os entes envolvidos é a garantia de uma melhoria nutricional para todos os beneficiários no município.

#PrefeituraDeOcara
#CuidandoDeQUemPrecisa
#STDS
#PAA
#AssistênciaSocial 17/01/2018 SECRETARIA DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL Ocara é uma das primeira cidades do Ceará a ser beneficiada com o Cartão Mais Infância Na manhã desta quarta-feira (17), iniciou às entregas do Cartão Mais Infância na Agência do Banco do Brasil de Ocara. As famílias poderão sacar seu benefício na própria agência, diariamente de 08:15h às 09:00h, lembrando que apenas o titular cadastrado no programa poderá efetuar o saque, levando em mãos sua identidade.

O Programa Estadual para Superação da Extrema Pobreza Infantil, estabelece um auxílio financeiro de renda por meio do "Cartão Mais Infância Ceará", no valor de R$ 85,00 por família beneficiada.

Ocara está entre as primeiras cidades de Estado do Ceará a ser contemplada com o Programa, através da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social de Ocara. Danikelle Mendes Lopes foi a primeira a ser atendida, recebendo das mãos do Gerente do Banco.

Para a Secretária da (STDS), o benefício é muito importante para as famílias que estão na extrema vulnerabilidade social. Ela explicou que tem direito ao cartão famílias com renda per capita de R$ 85,00, que estão inscritas no Cadastro Único e com filhos de 5 anos e 11 meses. "É a parte social que mais precisa de atenção e investimentos, afirmou a Secretária. O Cartão é a primeira fase do Programa Mais Infância. Ele vai ter um trabalho intersetorial entre assistência, educação e saúde para acompanhar e atender essas famílias. A transferência de renda é uma forma de melhorar, porque essas famílias vão sair dessa condição de extrema pobreza", explicou.

#PrefeituraDeOcara
#CuidandoDeQuemPrecisa
#STDS
#AssistênciaSocial 11/01/2018 SECRETARIA DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL A Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social do Município de Ocara, participa de Festival de Informação e Cultura p Nesta quarta-feira (10), uma delegação de (20) idosos e (3) Técnicos da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social de Ocara (STDS), participaram do 5º Festival Regional de Informação, Arte, Cultura e Lazer para a pessoa idosa na cidade de Itapiúna, no Maciço de Baturité.

O dia inteiro foi marcado por uma programação voltada para o bem estar das pessoas da 3ª idade, com palestras, oficinas de dança e contação de história, cinedebate, leitura e distribuição de cordel. Essas atividades visaram o fortalecimento do convívio social deste público e uma contribuição para o envelhecimento ativo e saudável.

O evento foi realizado pela Associação para o Desenvolvimento dos Municípios do Estado do Ceará, com o apoio do Governo do Estado do Ceará.

#PrefeituraDeOcara
#CuidandoDeQuemPrecisa
#STDS
#AssistênciaSocial 06/12/2017 SECRETARIA DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL I Gincana Ecológica dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos A Prefeitura Municipal, através da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social de Ocara, realizou na manhã de ontem (5) de dezembro a I Gincana Ecológica dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos de todos os três CRAS - (Centro de Referência de Assistência Social) do município de Ocara.

O objetivo da Gincana foi conscientizar toda população de Ocara sobre a destinação correta do lixo que produzimos, para que venhamos a ajudar o meio ambiente. Foi um dia de muito sucesso e alegria, onde foi notado o empenho e dedicação de cada participante.

Participaram do evento, a Secretária do Trabalho e
Desenvolvimento Social, Raquel Lopes de Sousa, Coordenadora da Proteção Básica e Especial, Elen Karla, Técnica de Gestão, Sarah Carvalho, Diretora de Departamento do Meio Ambiente, Naíde Castro representando a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Ocara, além de Servidores Municipais e Populares.

#PrefeituraDeOcara
#CuidandoDeQuemPrecisa
#AssistênciaSocial 16/10/2017 SECRETARIA DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL Comemoração ao dia das Crianças A prefeitura Municipal de Ocara, através da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), realizou no dia (10) de outubro de 2017, comemoração ao Dia das Crianças, com meninos e meninas do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, na faixa etária de 07 a 12 anos, às crianças foram das seguintes localidades: Sede, Boa Esperança, Curralinho, Serragem, Baixa Grande, Seis Carnaúbas, Foveira, Placa José Pereira e Assentamento Antônio conselheiro.

O dia foi de muito lazer no Haras Hotel Fazenda na cidade de Chorozinho, iniciando com um lanche, banho de piscina, futebol, pescaria, passeio de charrete, brincadeiras, almoço e entrega de lembrancinhas.

Na ocasião estiveram presentes a Coordenadora da Proteção Social Básica e Especial, Elen Marcos, Coordenadores e técnicos dos (CRAS) Sede, Sereno e Serragem, orientadores sociais e (140) crianças participantes do SCFV - (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos).

#PrefeituraDeOcara
#CuidandoDeQuemPrecisa
#AssistênciaSocial 04/10/2017 SECRETARIA DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL Abertura da 3ª Semana do Bebê em Ocara Realizada abertura da 3ª Semana do Bebê (Cuidando da Primeira Infância)
#AssistênciaSocial 19/09/2017 SECRETARIA DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL I Fórum das Organizações da Sociedade Civil de Ocara-CE / Gestão 2017/2020
#AssistênciaSocial 14/09/2017 SECRETARIA DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL Lançamento do Programa Criança Feliz/Primeira Infância no SUAS. A Prefeitura Municipal, através da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social de Ocara (STDS), realizou o lançamento do Programa Criança Feliz/Primeira Infância no SUAS, na tarde da última terça-feira (12) de setembro, no (CRAS) Serragem, seguido do dia (13) no (CRAS) Sereno, e hoje (14) se realizará no (CRAS) Sede, a partir das 14:00h.

O Primeira Infância no SUAS tem como público famílias com gestantes e crianças na primeira infância, com idade entre (0) a (3) anos ou até (6) anos, quando essas recebem BPC (Benefício de Prestação Continuada). Todas as famílias inseridas estão em situação de vulnerabilidade social e estão no Programa Bolsa Família. É evidente o empenho da Prefeita Amália, em viabilizar e incentivar as atividades que trazem benefícios as crianças ocarenses.

Estiveram presentes no CRAS de (Serragem e Sereno), a Prefeita de Ocara, Amália Pereira, a Secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social, Raquel Lopes de Sousa, Secretário de Governo, Marcio Moreira Lopes, Técnica de Gestão, Sarah Carvalho, Coordenadora da Proteção Social Básica e Especial, Elen Marcos, Coordenadora do programa Criança Feliz, Ana Claudia dos Santos, Supervisora do Programa Criança Feliz, Enilda Alves e população em geral.

#PrefeituraDeOcara
#CuidandoDeQuemPrecisa
www.ocara.ce.gov.br
Emitido dia 28/04/2024 às 02:24:04