NOTÍCIAS

27-OUT-2016

Celebração do Dia de Finados em Ocara mescla o Sagrado e o Profano.

27 DE OUTUBRO DE 2016
O Dia de Finados se aproxima.

E, como de costume, os moradores de Ocara e região se preparam para participar da maior festividade local: a Festa das Almas.

A celebração em homenagem aos fiéis falecidos ocorre de forma particular no município, mesclando o sagrado e o profano, procissão das luzes e parque de diversões; missa e festa dançante, orações e apresentações culturais. E para compreender a tradição, que já conta com quase um século de existência, é necessário mergulhar na história do lugar e conhecer os contextos histórico, político, social, cultural e religioso.

A origem remonta a década de 1920 quando Pai Dodó - o Patriarca de Ocara - mobiliza familiares e amigos para a realização de leilões em prol da construção do muro do cemitério local. Com o passar dos tempos, e de forma espontânea, novos elementos foram se agregando, até que o evento se constituiu predominantemente em uma comemoração festiva. Surgiu o comércio ambulante, a feira livre, os jogos, as cantorias, os brinquedos infantis, o cajueiral e o forró, que juntamente com a visita à cova e o simples fato de passear pelas ruas ou rever amigos e familiares davam um tom especial à data. Nesse processo,surgiram polêmicas, divergências e discordâncias entre os diversos atores e sobre as estratégias de proibição, controle e tolerância.

Somente a partir de 2005 a administração municipal assumiu a responsabilidade pela execução da festividade, denominada de Festa das Almas. Foi então firmada parceria com a Igreja para a realização da Romaria das Almas e Procissão das Luzes, valorizando assim o sentido maior da celebração que é o aspecto religioso; evidenciada a riqueza cultural local através da Mostra da Cultura Popular; melhorada a estrutura de recepção dos visitantes e organização da feira livre e outros equipamentos; e realizada festa pública para a população.

No ano em curso os preparativos para a Festa das Almas estão sendo encaminhados. A programação irá contemplar a realização da feira livre, o funcionamento do parque de diversões, às 18hs a realização do Ofício das Almas, Procissão das Luzes e Romaria das Almas e em seguida a missa no cemitério. Haverá também, feira de artesanato. Porém, não será possível realizar show de forró em praça pública. Mas a mídia local tem divulgado a realização de tradicionais festas independentes em clubes particulares, como é de costume.

Agradecemos a compreensão da população, pois o cenário econômico que vivenciamos nos últimos tempos tem nos imposto dificuldades financeiras. Não temos recursos federais ou estaduais destinados para realização deste evento e os recursos próprios são escassos. Ademais os órgãos competentes orientam e advertem sobre a necessidade de conter gastos no ano de encerramento de mandato.

Entendemos que o sentido primordial da Festa das Almas está na expressão da religiosidade, na manifestação de atenção aos mortos, na realização da homenagem aos que já partiram. E na compreensão de que a festividade se constitui em um patrimônio histórico e cultural de nossa querida cidade.

Assessoria de Comunicação do Município de Ocara.

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#AssistênciaSocial Há 3 dia(s)

Ouvidoria Geral do Município de Ocara agora passa a atender também via Whatsapp

A Ouvidoria Geral do Município de Ocara agora passa a atender também via Whatsapp. Além [...]

#Esporte Há 11 dia(s)

Campeões do futsal e do vôlei comemoram título no JOESMO 2024

O VI JOESMO 2024 movimentou escolas do Município e Estado neste sábado(13) na busca do t [...]

#AssistênciaSocial Há 11 dia(s)

882 famílias serão beneficiadas com o Vale Gás Social em Ocara

A secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social, Claudia Santos, participou nesta quin [...]

#Esporte Há 18 dia(s)

Educação realiza abertura dos Jogos Escolares do Município de Ocara

Um passeio pelos oceanos para mostrar as belezas e chamar a atenção para o cuidado com u [...]

#Saúde Há 31 dia(s)

Agentes de combate às endemias iniciam monitoramento de locais propícios para a reprodução do mosquito da dengue

O período chuvoso já chegou, e os agentes de combate às endemias já iniciaram o monitora [...]

#Saúde Há 42 dia(s)

Secretaria da Saúde oferta atendimento descentralizado nas localidades

A Prefeitura realizou nesta sexta-feira (15) atendimento descentralizado na localidade d [...]

#Educação Há 57 dia(s)

Educação realiza Formação para profissionais cuidadores

A Secretaria da Educação realizou hoje (28) Formação Profissional para Cuidadores Escola [...]

#Agricultura Há 58 dia(s)

Programas Ocara Agora Planta, Hora de Plantar e Projeto Ouro Branco, edições 2024, são lançados pela Prefeitura

Para fortalecer ainda mais o nosso município e cuidar dos agricultores ocarenses, a Pref [...]

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito