O Conselho Municipal de Educação realizou nesta quinta-feira (19) a Conferência Extraordinária Municipal de Educação de Ocara. O evento foi realizado no Salão Paroquial e teve como tema "Plano Nacional de Educação (2024-2034): Política de Estado para a Garantia da Educação como Direito Humano, com Justiça Social e Desenvolvimento Social e Desenvolvimento Socioambiental Sustentável".
Com a presença da prefeita Amália Pereira e da secretária da Educação, Raquel Lopes, a gestão municipal, comunidade escolar e população puderam propor metas e prioridades para a Educação ocarense. As sugestões e participação de todos são fundamentais para o futuro dos nossos estudantes e do nosso país.
Foram aprovadas propostas dos eixos sobre inclusão, igualdade, garantias, recursos financeiros, percentual do PIB na Educação, custo aluno, transparência dos conselhos, segurança, eleição de diretores escolares, educação digital e segurança cibernética, criação de fórum municipal de educação, qualificação de profissionais, ações de avaliação institucional, educação ambiental, uso de energia renovável nas escolas, específica de professores (para a população quilombola, por exemplo), entre outras.
A conferência elegeu ainda os delegados que representarão o município na Conferência Estadual de Educação:
Aluno da Educação Básica: Giovanna Sarah e Nicole Alexandre (suplente);
Gestor de Escola de Educação Profissional: Erlanio Ferreira Lima (Maria Môsa da Silva) e Chiquinho (Josefa Clementino de Oliveira, suplente).